O GP da Alemanha prometia ter um roteiro semelhante ao da
prova realizada na Inglaterra onde, sob chuva, Senna deu espetáculo com a
McLaren duas semanas antes. O campeonato tinha Alain Prost na liderança com
seis pontos de vantagem para o companheiro (54 a 48). Por isso, Ayrton
precisava de uma vitória para poder igualar tudo no GP seguinte.Na semana
anterior da prova, os pilotos realizaram testes em Hockenheim e Ayrton estava
bastante satisfeito com o que produziu. Após percorrer quase 900 km em dois
dias sob pista seca e molhada, Senna foi 2s64 mais rápido que Thierry Boutsen,
segundo nos testes, com a Benetton. Uma vantagem imensa que trouxe ainda mais
confiança para o brasileiro nos treinos oficiais.Pouco antes de entrar no carro
para o classificatório, Ayrton Senna viu Steve Nichols, o engenheiro do seu
carro, olhando para o céu e brincou:“Você também vai entrar para o clube do
torcicolo?” A preocupação geral dos pilotos em Hockenheim era com o tempo
ameaçador. Durante os treinos, foi possível andar em pista seca em alguns
momentos, mas a chuva castigou a pista durante todo o fim de semana. Ayrton
Senna conquistou a pole position mais uma vez e, claro, queria uma corrida com
chuva. Alain Prost, por outro lado, preferia o Sol.No treino que definiu as
posições do grid, Senna manteve o tempo registrado na sexta-feira, 1min44s596,
0s277 mais rápido que Prost. Foi a sétima pole de Ayrton em nove possíveis na
temporada. A segunda fila foi formada por Gerhard Berger e Michele Alboreto. Se
em outras corridas a Ferrari não assustou as McLaren, a expectativa é que dessa
vez fosse diferente, já que o time italiano possuía motores V12 e que tinha
tudo para ser um diferencial nas longas retas de Hockenheim.No domingo, o
caprichoso verão europeu derramou uma garoa fina e intermitente sobre o
circuito, mantendo a pista molhada nas 44 voltas do Grande Prêmio. Sem um
escoamento moderno, a pista não secou e os pilotos que largaram com pneus de
chuva sequer precisaram entrar nos boxes.Na largada, Senna abriu vantagem logo
após a primeira curva. Prost demorou um pouco para sair e foi ultrapassado por
Berger e Nannini, caindo para quarto. Nelson Piquet, que largou em quinto,
arriscou sair com pneus slicks, mas não conseguiu passar da primeira chicane e
acertou a barreira de pneus. Ainda levou a Lotus para os boxes, mas era fim de
prova para ele.Na quinta volta, a vantagem de Senna para Berger já era de 6
segundos. O brasileiro tentava aumentar a diferença enquanto Prost buscava
voltar para o segundo lugar. Na volta 11, um susto para Ayrton. O brasileiro
foi passar Philippe Alliot, um dos retardatários, mas o adversário escorregou
na hora em que era ultrapassado e quase tirou da corrida Senna, que não foi
atingido por questão de centímetros.Após 12 voltas, Prost retomou a segunda
posição após ultrapassar Nannini e Berger. A vantagem de Ayrton era de 12
segundos e variou muito pouco até o final das 44 voltas nos 6.797 metros da
pista alemã.Com a vantagem garantida, deu a lógica. Ayrton Senna optou por uma
pilotagem segura, desfilando pela bela paisagem de Hockenheim para consagrar a
sua primeira vitória em território alemão. E com estilo, de ponta a ponta.Prost
ainda rodou na parte final, mas o segundo lugar não foi prejudicado. Berger
completou o pódio e Nannini abandonou a prova, deixando o quarto lugar para a
Ferrari de Alboreto.Essa foi a quinta vitória de Senna no ano e a 11ª dele na
carreira. Prost tinha uma vitória a menos que Ayrton na temporada, mas ainda era
líder do certame por apenas três pontos (60 a 57).“Eu acredito que a decisão
deste campeonato será pelo número de vitórias que os dois primeiros colocados
conseguirem. Mesmo que eu esteja a três pontos atrás do Prost, é bom ter uma
vitória a mais do que ele. Acho que no final do campeonato isso vai pesar
muito”, disse Senna aos jornalistas após o término da prova, lembrando que o
regulamento da época previa que apenas os 11 melhores resultados das 16 provas
seriam considerados. E em Suzuka o pensamento do brasileiro se mostraria
acertado.
Fonte: História de Ayrton Senna http://www.ayrtonsenna.com.br/piloto/
Nenhum comentário:
Postar um comentário