Ayrton Senna
já era campeão, mas não se preocupou em apenas desfilar pelo circuito de
Adelaide. Chegou e cravou a pole position nos treinos. Foi a pole número 60 da
carreira do piloto, com Gerhard Berger, seu companheiro de equipe, completando
a primeira fila com sua McLaren, três décimos de segundo atrás. O vice-campeão,
Nigel Mansell, largava em terceiro. Com a outra Williams, Patrese ficou em
quarto.Para a prova, Ayrton ainda tinha um desafio extra (além de mais uma
vitória, claro): precisava ajudar a McLaren a vencer o campeonato de construtores,
que tinha a Williams na liderança, com 11 pontos à frente. A disputa seria
ponto a ponto em Adelaide.“Não vim aqui só para comemorar meu tricampeonato,
vim para fazer o melhor que sei. A temporada só termina depois desse Grande
Prêmio” O final de semana que parecia tranquilo pelo campeonato de pilotos,
decidido na etapa anterior, possuía notícias quentes nos bastidores. Alain
Prost havia saído da Ferrari antes mesmo do GP da Austrália. Gianni Morbidelli,
piloto de testes da escuderia italiana, entrou no lugar do francês, que
posteriormente iria tirar um ano sabático em 1992.No domingo, a tranquilidade
passou mais longe ainda das ruas de Adelaide. A largada ocorreu debaixo de
muita água. A chuva era tanta que os pilotos precisavam realizar acrobacias
para se manter na pista.É claro que Senna, ou o “senhor das chuvas”, como o
chamou um jornal de Adelaide, manteve o comando desde a partida. Mansell ficou
perto de Ayrton durante a prova. Os campeões mundiais passavam nas retas e
curvas cheias de detritos e carros batidos que não haviam sido retirados da
pista, algo completamente incomum para as medidas de segurança que são adotadas
hoje na Fórmula 1. Ricardo Patrese, por exemplo, chegou a um determinado
momento arrastar pedaços da asa de outro carro embaixo da sua Williams!Na sexta
volta, Michael Schumacher, então estreante naquele ano, com a Benetton, bateu
em Jean Alesi, em um acidente envolvendo também Nicola Larini e Pierluigi
Martini.Ayrton foi o único líder nas dezesseis voltas da corrida. Mansell
acabou encontrando o muro pelo caminho, Berger rodou duas vezes seguidas na
mesma volta. O brasileiro Maurício Gugelmin acertou o muro dos boxes e por
pouco não provocou um acidente mais sério, com dois comissários quase sendo
atingidos. Senna, no mesmo tempo em que rasgava a reta dos boxes, fazia sinal
com a mão direita solicitando a interrupção da prova. No final da volta
seguinte, a corrida foi parada. De fato, as condições para pilotar um F-1
debaixo de tanta água eram impraticáveis – como o próprio “rei da chuva”
indicava.Sem acordo para o reinício de prova, foi computada a classificação até
a 14ª volta, atribuindo a metade da pontuação a pilotos e carros. A prova é
considerada a mais curta em duração da história na categoria. No total seriam
percorridas 81 voltas.“Cometemos hoje o erro de termos começado a corrida”,
afirmou Ayrton Senna após a prova.Ayrton Senna, tricampeão, fechou a temporada
de 1991 com sete vitórias, doze pódios e 96 pontos. Foi a 33ª vitória dele na
história da F-1, colaborando para mais um título de construtores para a equipe
McLaren.
Fonte: História de Ayrton Senna http://www.ayrtonsenna.com.br/piloto/
Fonte: História de Ayrton Senna http://www.ayrtonsenna.com.br/piloto/
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SENNA SE JUSTIFICA A RESPEITO DO ACIDENTE ENTRE ELE E PROST EM SUZUKA EM 1990. A PERSEGUIÇÃO DE BALESTRE À SENNA É COLOCADA" ÀS CLARAS"
Em 1991 , depois de conquistar seu terceiro título mundial, Senna explicou à Imprensa o que acontecera no ano anterior(1990) em Suzuka. Ele(Senna) tinha como prioridade conseguir a pole pois havia recebido informações seguras de que esta mudaria de lado, passando para a esquerda, o lado limpo da pista, somente para descobrir que essa decisão havia sido revertida por Balestre depois que ele conquistara a pole. Ao explicar a colisão com Alain Prost; Ayrton Senna disse que queria deixar claro que ele nunca iria aceitar as decisões injustas de Balestre, incluindo a sua desclassificação em 1989 e a pole de 1990
Senna disse:"Eu acho que o que aconteceu em 1989 foi imperdoável e eu nunca irei esquecer isso. Eu me empenho em lutar até hoje. Você sabe o que aconteceu aqui: Prost e eu batemos na chicane, quando ele virou sobre mim. Apesar disso, eu voltei à pista, ganhei, e eles decidiram contra mim, o que não foi justo. E o que aconteceu depois foi "teatro", mas eu não sei o que pensei. Se você faz isso, você será penalizado, multado e talvez perca sua licença. Essa é a forma correta de trabalhar? Não… Em Suzuka no ano passado eu pedi aos organizadores para trocar o lado da pole. Não foi justo, porque o lado direito é sempre o sujo. Você se esforça pela pole e é penalizado por isso. E eles dizem: "Sim, sem problema." E depois o que acontece? Balestre dá a ordem para não mudar nada. Eu sei como o sistema funciona e eu pensei que foi mesmo uma m****. Então eu disse a mim mesmo: "Ok, aconteça o que acontecer, eu vou entrar na primeira curva antes - Eu não estava preparado para deixar o outro (Alain Prost) chegar na curva antes de mim. Se eu estou perto o suficiente dele, ele não poderá virar na minha frente - e ele será obrigado a me deixar seguir." Eu não me importo em bater; eu fui para isso. E ele não quis perder a chance, virou e batemos. Foi inevitável. Tinha que acontecer. "Então você deixou isso acontecer", alguém diria. "Por que eu causaria isso?". Se você se ferrar cada vez que estiver fazendo o seu trabalho limpo, conforme o sistema, o que você faz? Volta para trás e diz "Obrigado"? De jeito nenhum! Você deve lutar para o que você acha que é certo. Se a pole estivesse colocada na esquerda, eu teria chegado na frente na primeira curva, sem problemas. Que foi uma péssima decisão manter a pole na direita, e isso foi influenciado pelo Balestre, isso foi. E o resultado foi que aconteceu na primeira curva. Eu posso ter contribuído, mas não foi minha responsabilidade".
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Resultados de Senna na temporada de 1991 da Fórmula 1
SENNA SE JUSTIFICA A RESPEITO DO ACIDENTE ENTRE ELE E PROST EM SUZUKA EM 1990. A PERSEGUIÇÃO DE BALESTRE À SENNA É COLOCADA" ÀS CLARAS"
Em 1991 , depois de conquistar seu terceiro título mundial, Senna explicou à Imprensa o que acontecera no ano anterior(1990) em Suzuka. Ele(Senna) tinha como prioridade conseguir a pole pois havia recebido informações seguras de que esta mudaria de lado, passando para a esquerda, o lado limpo da pista, somente para descobrir que essa decisão havia sido revertida por Balestre depois que ele conquistara a pole. Ao explicar a colisão com Alain Prost; Ayrton Senna disse que queria deixar claro que ele nunca iria aceitar as decisões injustas de Balestre, incluindo a sua desclassificação em 1989 e a pole de 1990
Senna disse:"Eu acho que o que aconteceu em 1989 foi imperdoável e eu nunca irei esquecer isso. Eu me empenho em lutar até hoje. Você sabe o que aconteceu aqui: Prost e eu batemos na chicane, quando ele virou sobre mim. Apesar disso, eu voltei à pista, ganhei, e eles decidiram contra mim, o que não foi justo. E o que aconteceu depois foi "teatro", mas eu não sei o que pensei. Se você faz isso, você será penalizado, multado e talvez perca sua licença. Essa é a forma correta de trabalhar? Não… Em Suzuka no ano passado eu pedi aos organizadores para trocar o lado da pole. Não foi justo, porque o lado direito é sempre o sujo. Você se esforça pela pole e é penalizado por isso. E eles dizem: "Sim, sem problema." E depois o que acontece? Balestre dá a ordem para não mudar nada. Eu sei como o sistema funciona e eu pensei que foi mesmo uma m****. Então eu disse a mim mesmo: "Ok, aconteça o que acontecer, eu vou entrar na primeira curva antes - Eu não estava preparado para deixar o outro (Alain Prost) chegar na curva antes de mim. Se eu estou perto o suficiente dele, ele não poderá virar na minha frente - e ele será obrigado a me deixar seguir." Eu não me importo em bater; eu fui para isso. E ele não quis perder a chance, virou e batemos. Foi inevitável. Tinha que acontecer. "Então você deixou isso acontecer", alguém diria. "Por que eu causaria isso?". Se você se ferrar cada vez que estiver fazendo o seu trabalho limpo, conforme o sistema, o que você faz? Volta para trás e diz "Obrigado"? De jeito nenhum! Você deve lutar para o que você acha que é certo. Se a pole estivesse colocada na esquerda, eu teria chegado na frente na primeira curva, sem problemas. Que foi uma péssima decisão manter a pole na direita, e isso foi influenciado pelo Balestre, isso foi. E o resultado foi que aconteceu na primeira curva. Eu posso ter contribuído, mas não foi minha responsabilidade".
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Resultados de Senna na temporada de 1991 da Fórmula 1
1991
Formula 1
Equipe: Mc
Laren Mp4-6 Honda
16 GPS
7 vitórias
8 Poles Positions
12 pódiuns
2 Voltas mais rápidas
96 Pontos
Colocação no campeonato:
Campeão
Resultados:
10/03-EUA Phoenix
1ºLugar
24/03-Brasil(Interlagos)
1º Lugar
28/04-San
Marino(Ímola) 1º Lugar
12/05-Mônaco(Montecarlo)
1ºLugar
02/06-CanadáMontreal retirado
16/06-México Hermanos Rodriguez 3º lugar
07/07-França Magny Courts 3º lugar
14/07-Inglaterra Silverstone abandono falha eletrônica
28/07-AlemanhaHockenhein abandono falha eletrônica
11/08-Hungria(Hungaroring)
1º lugar
25/08-Bélgica(Spa-Francorschamps)
1º lugar
08/09-Itália(Monza) 2º lugar
22/09-Portugal Estoril 2º lugar
29/09-Espanha Catalunya 5º Lugar
20/10-JapãoSuzuka2º Lugar
03/11-Austrália Adelaide
1ºLugar
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