terça-feira, 23 de outubro de 2018

A temporada de 1992 da Fórmula 1. Amplo dominio das Williams e Senna chance zero de título


COMO EXPLICAR TANTO DOMINIO POR PARTE DA WILLIAMS NA TEMPORADA DE 1992?

Fonte: BLOG DA JULIANNE CERASOLI
O nascimento do ‘monstro’ FW14B e do consequente domínio da Williams em 1992 não veio de nenhuma mudança de regulamento. Nas temporadas anteriores, especialmente os ingleses e a Ferrari vinham desenvolvendo uma série de itens que finalmente se uniram no modelo que levou Nigel Mansell ao título. Com um companheiro fraco e um carro que, na prática, corrigia seus erros, o venerado inglês selou o título ainda em agosto.
O domínio da Williams não era baseado apenas na eletrônica. O time havia recrutado Adrian Newey, que dispontava após ter feito bons carros com ideias aerodinâmicas novas na pequena March, em 1990, e os resultados começaram a aparecer já no ano seguinte. O FW14 foi o melhor carro de 1991, mas a falta de confiabilidade especialmente do câmbio semi-automático, além de um Ayrton Senna inspirado, impediram o título.
Foi em 1992 que tudo se encaixou, com um carro aerodinamicamente sofisticado para a época e uma série de sistemas eletrônicos, como suspensão ativa, controle de tração e sistema de anti-travamento dos freios. Além disso, a Renault, que voltara à F-1 junto dos motores aspirados, em 1989, despontava como a melhor fornecedora.
......https://juliannecerasoli.com.br/2016/02/04/grandes-dominios-williams-1992-97/
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SENNA INCOMODADO COM A SUPERIORIDADE DAS WILLIAMS COBRA MC LAREN POR ESTRÉIA DO NOVO CARRO
Fonte: Livio Orichio 
Quando regressei para o paddock de Kyalami, vi Senna caminhando para o motorhome da McLaren. Outros jornalistas tiveram a mesma ideia de saber sua opinião a respeito do que acabáramos de ver na pista. A mecânica de operação da imprensa não tinha nada a ver com a doentia proibição para tudo que acontece hoje em dia. Senna nos disse: "Fui dois segundos mais lento (do que Nigel Mansell). Estamos muito atrás. Temos de apressar a estreia do novo carro e não há nenhuma certeza de que seja dois segundos mais rápido para pensarmos em lutar com eles(Williams)  ... A Mc Laren introduziu o modelo MP4/7 Honda no GP do Brasil de 1992, terceiro GP do ano, e como previsto por Senna, não era mesmo dois segundos mais rápido  que o monoposto de 1991, usado por Senna no GP da África do Sul e México, nas duas primeiras provas da temporada de 1992
SENNA CRITICA A MC LAREN, ATRASADA EM RELAÇÃO A AERODINÂMICA DA WILLIAMS
"É só vocês olharem para os dois carros, a Williams e a McLaren, dá pra ver que há hoje na Fórmula 1 uma nova forma de se explorar a aerodinâmica, existente desde o ano passado(1991). Eles este ano ainda a melhoraram. E nós sequer a temos" afirmou Senna.O gênio Adrian Newey, engenheiro aeronáutico, que se manifestava nos carros da Williams. O regulamento da F1 EM 1992 e 1993 permitiria uma série de recursos eletrônicos. O coordenador de toda essa eletrônica era o Sr Paddy Lowe, que viria a trabalhar na Mercedes de Lewis Hamilton e Nico Rosberg anos mais tarde.


 https://esporte.uol.com.br/f1/ultimas-noticias/2014/04/28/capitulo-1-a-f1-mudou-em-94-e-a-williams-de-senna-nao-era-mais-a-mesma.htm


A IMBATÍVEL WILLIAMS DE NIGEL MANSELL EM 1992
Observem a estabilidade desse carro na chicane!

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