Ayrton Senna chegou em Spa-Francorchamps, na Bélgica, com
uma boa vantagem no campeonato. Tinha 61 pontos, doze a mais que o vice-líder
Nigel Mansell. O problema não estava na tabela de pontuação, mas sim na
performance de seu carro nas corridas anteriores. O britânico vinha de três
triunfos consecutivos (França, Inglaterra e Alemanha), colocando em risco a
soberania de Ayrton, que tinha vencido as quatro primeiras provas de 1991 (EUA,
Brasil, San Marino e Mônaco).“O campeonato já esteve melhor para nós e agora
está em aberto. Acho que a Williams leva alguma vantagem em circuitos de alta
velocidade, como Monza e Spa, onde será disputado o próximo GP. A McLaren
poderá equilibrar as forças nos circuitos de média velocidade, como Portugal e
o novo da Espanha, em Barcelona, mas é preciso contar com uma boa dose de sorte
para não ter problemas extra-corrida para disputar o título. O importante é que
estamos trabalhando duro para que o nosso carro também fique competitivo nos
circuitos de alta velocidade”, disse Ayrton aos jornalistas antes dos
treinos.Para quebrar esse jejum, nada melhor que começar o final de semana com
uma pole position e era isso que Senna foi buscar. Logo na sexta-feira, Ayrton
já mostrou que daria tudo pela melhor posição no grid. Fez 1min49s100 no
primeira treino classificatório, virando 1s566 mais rápido que Mansell. A volta
do brasileiro já era um segundo mais rápida que a própria pole de Ayrton no ano
anterior, mas, mesmo assim, ele não se deu por satisfeito.No sábado, ele
melhorou ainda mais e cravou a sua 58ª pole na carreira. Ao virar 1min47s811,
Senna faturou o primeiro lugar com 1s010 de vantagem para Alain Prost, com quem
dividiria a primeira fila. Mansell fez apenas o terceiro tempo, mas ficou
apenas 0s007 do francês.Para a corrida de domingo, Senna levava consigo um
excelente retrospecto em Spa. Ele havia vencido os GPs de 1988, 1989 e 1990 – e
sempre de ponta a ponta na Bélgica. Além das três vitórias com a McLaren,
também tinha uma conquista com a Lotus em 1985 na pista da região das
Ardenas.No domingo, enquanto todos voltavam os olhos para Ayrton Senna, Mansell
e Prost, Michael Schumacher fazia sua estreia na equipe Jordan. O alemão não
passou da primeira volta por causa da embreagem quebrada, mas chamou a atenção
de todos ao colocar o carro do time estreante na sétima posição no grid.Prost e
Mansell também não tiveram um domingo feliz. O francês ficou na terceira volta
por causa do motor da Ferrari. O britânico largou bem, ultrapassou o próprio
piloto da Ferrari na segunda volta, mas teve que abandonar por causa de um
problema eletrônico na volta 22, quando era líder da prova.Apesar do problema
do ‘Leão’, a corrida não foi fácil em nenhum momento para Senna. Ele liderou as
primeiras 14 voltas, mas, por conta de uma demorada parada no box, acabou sendo
ultrapassado por rivais que pararam mais tarde. Com isso, piloto da McLaren
teve que recuperar algumas posições na pista: tanto que, além de Senna e
Mansell, Nelson Piquet, Gerhard Berger e Jean Alesi lideraram a prova.O
brasileiro aproveitou a parada dos rivais e conseguiu encostar em Alesi mas,
quando armava o bote, descobriu que estava com problemas no câmbio e começou a
enfrentar dificuldades para trocar as marchas.Pouco antes da curva Eau Rouge,
na 27ª volta, o câmbio do bicampeão mundial da McLaren ficou, “emperrado na
segunda marcha”. Ele lembrou: “tentei colocar a quinta, mas entrou uma marcha
bem menor, que eu acredito ter sido segunda, as rotações do motor foram lá para
cima e eu pensei mesmo que tudo havia acabado ali”, afirmou. Segundo ele,
depois de quase completar a volta naquela marcha, “encontrou” a sexta de
repente. “De lá, com muito cuidado, consegui selecionar a quinta e a terceira,
mas evitei as duas marchas mais baixas, só pensando em tentar manter a minha
posição”, disse Ayrton para os jornalistas após a prova.Senna foi perdendo
contato com o líder, enquanto Piquet, Patrese e De Cesaris diminuiam a
diferença e iam chegando perto.Na volta 30, foi Jean Alesi que viu sua
excelente prova ir por água abaixo. Assim como aconteceu com seu compatriota e
companheiro de equipe na Ferrari, Alain Prost, o motor deixou o piloto francês
a pé.Pilotando com dificuldades, Ayrton conseguiu levar o carro até o final para
uma vitória heroica após uma prova em que a liderança trocou de mãos quatro
vezes e sete pilotos diferentes estiveram nas posições de pódio.Faltando três
voltas para o fim, o sonho de um grande resultado para De Cesaris e sua Jordan
ruiu, e a dobradinha com Berger caiu no colo da McLaren. Nelson Piquet
completou o pódio, em prova que Roberto Moreno foi o quarto e também registrou
a melhor volta da corrida. O resultado garantiu um resultado histórico de três
brasileiros entre os quatro primeiros.Após a prova, ninguém melhor do que
Ayrton Senna para contar como conquistou a vitória – a quinta no circuito da
Bélgica e a sexta no ano:“Spa-Francorchamps é o meu circuito favorito pelo
traçado com subidas, descidas e curvas que exigem muito do piloto. Sem falar que
aqui eu venci em 1985, 1988, 1989 e 1990, além de ter sido três vezes pole
position. Admito que não esperava vencer este ano, pois nosso carro não evoluiu
o suficiente para bater a Williams. Também tive os mesmos problemas de câmbio
que enfrentei em Interlagos. Por sorte, Mansell já estava fora, com o câmbio
automático quebrado. O importante era pontuar na Bélgica. Mesmo com
dificuldades, a Williams tem um equipamento muito sofisticado, que chega a ser
uma covardia em confronto com o nosso. Ele dá aos carros alguns segundos de
vantagem por volta. Essa desvantagem foi diminuída com o novo motor Honda,
equipado com válvulas de altura variável, controladas eletronicamente. Só assim
conseguimos esta quinta vitória (no circuito), que nos colocou na luta pelo título.
Um triunfo inesquecível num traçado muito exigente, mas divertido de pilotar.”
Ayrton disparou na liderança do campeonato com 71 pontos, enquanto Mansell
ficou com os mesmos 49. Restando cinco corridas para o final da temporada, o
tricampeonato parecia cada vez mais próximo.
Fonte: História de Ayrton Senna http://www.ayrtonsenna.com.br/piloto/
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