segunda-feira, 22 de outubro de 2018

87º GP Alemanha Hockenheimring 1989. Senna vence pela 18ª vez na Fórmula 1


Ayrton Senna chegou a Hockenheim muito alegre. Até soava estranho aquele bom humor para quem não havia terminado as últimas quatro corridas, sendo que em três delas a vitória ficou com o seu rival Alain Prost.A McLaren do brasileiro tinha quebrado nos Grandes Prêmios de Estados Unidos, Canadá e França, além do erro de troca de marchas que ocasionou uma rodada na Inglaterra, permitindo que o francês abrisse 20 pontos de vantagem na briga pelo título.Mas Senna não parecia sob pressão. Ao contrário, estava confiante de que seria na Alemanha o seu reencontro com as vitórias. Mal o treino iniciou e ele cravou a pole position provisória, ratificando a definitiva até o fim do classificatório.A melhor volta de Ayrton no treino foi realizada em 1min45s884, 0s995 à frente de Prost, seu companheiro de equipe. A segunda fila foi formada pelas Ferrari de Nigel Mansell e de Gerhard Berger, com o britânico na frente. A terceira tinha duas Williams: o italiano Riccardo Patrese e o belga Thierry Boutsen, que finalmente havia conquistado sua primeira vitória no GP do Canadá no mês anterior.O resultado do sábado animou ainda mais Senna para a largada. O brasileiro já havia vencido em Hockenheim no ano anterior e o triunfo tinha sido bastante importante para a conquista do seu primeiro título mundial ao final da temporada de 1988.Com o forte motor V10 da Honda, a equipe McLaren imaginava que seus dois pilotos lutariam apenas entre si nas longas retas da pista alemã. E no domingo foi justamente isso que aconteceu, mas não sem antes Senna tomar um susto. Por causa de um problema no radiador, o brasileiro precisou largar com seu carro reserva.

Na largada, Berger deu um salto espetacular e pulou de quarto para primeiro. Após a primeira curva, Senna pegou o vácuo da Ferrari, tirou para a direita e já recuperou a liderança. Alain Prost esperou chegar na segunda grande reta e também concluiu a ultrapassagem sobre Berger. O desempenho das McLaren era muito superior ao das Ferrari.A corrida em Hockenheim foi recheada de acidentes. Na quarta volta, Thierry Boutsen colidiu com a Benetton do italiano Emanuele Pirro, destaque das primeiras voltas e que largou da nona posição. O belga abandonou, enquanto Pirro continuou na pista.Na 14ª volta, foi a vez de Berger entrar para a lista de acidentes. O piloto da Ferrari errou a freada antes da chicane, pegou brita fora do traçado e perdeu seu bico. Com isso, Mansell assumia o terceiro lugar.Dominando a prova, as McLaren andavam bastante próximas. Sem conseguir tomar a liderança de Senna, Prost decide colocar pneus novos na volta 16. O time de Woking errou no pit stop, demorando 18 segundos, e o francês perdeu um tempo precioso na luta com o brasileiro.Prost voltou em quarto, mas logo depois Mansell também parou para trocar pneus na volta 17. E, assim como Prost, sua equipe também perdeu tempo: a roda dianteira esquerda não ficou totalmente presa e os mecânicos precisaram refazer o trabalho.Na volta seguinte ao pit de Mansell, Senna entrou no box. Os mecânicos novamente tiveram problemas e sofreram para colocar o pneu traseiro direito no carro número 1. A vantagem que o brasileiro tinha para Prost foi totalmente perdida e a parada nos boxes demorou 23 segundos. Como Pirro também foi para o seu pit stop na mesma volta do brasileiro, Prost assumiu a ponta.Na volta 26, Pirro estava atrás apenas das McLaren e de Mansell, mas abandona após errar a freada da terceira chicane e bater sua Benetton nas placas de isopor. Com isso, Riccardo Patrese assumia o quarto lugar.A partir daí, a corrida ficou apenas com os holofotes no duelo entre Senna e Prost. O francês tinha uma vantagem de quatro segundos para o brasileiro, que foi tirando décimo por décimo a diferença do rival até as voltas finais.No giro 43, na antepenúltima volta, quando Prost tinha menos de um segundo de vantagem para Ayrton, o brasileiro pisou fundo e fez a ultrapassagem. O francês diminuiu o ritmo, pois tinha problemas de câmbio e cruzou a linha de chegada 18 segundos atrás de Senna. Mansell completou os três primeiros com a Ferrari.
 

 Fonte: História de Ayrton Senna    http://www.ayrtonsenna.com.br/piloto/
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