Ayrton Senna chegou a Hockenheim muito alegre. Até
soava estranho aquele bom humor para quem não havia terminado as últimas quatro
corridas, sendo que em três delas a vitória ficou com o seu rival Alain Prost.A
McLaren do brasileiro tinha quebrado nos Grandes Prêmios de Estados Unidos,
Canadá e França, além do erro de troca de marchas que ocasionou uma rodada na
Inglaterra, permitindo que o francês abrisse 20 pontos de vantagem na briga
pelo título.Mas Senna não parecia sob pressão. Ao contrário, estava confiante
de que seria na Alemanha o seu reencontro com as vitórias. Mal o treino iniciou
e ele cravou a pole position provisória, ratificando a definitiva até o fim do
classificatório.A melhor volta de Ayrton no treino foi realizada em 1min45s884,
0s995 à frente de Prost, seu companheiro de equipe. A segunda fila foi formada
pelas Ferrari de Nigel Mansell e de Gerhard Berger, com o britânico na frente.
A terceira tinha duas Williams: o italiano Riccardo Patrese e o belga Thierry
Boutsen, que finalmente havia conquistado sua primeira vitória no GP do Canadá
no mês anterior.O resultado do sábado animou ainda mais Senna para a largada. O
brasileiro já havia vencido em Hockenheim no ano anterior e o triunfo tinha
sido bastante importante para a conquista do seu primeiro título mundial ao
final da temporada de 1988.Com o forte motor V10 da Honda, a equipe McLaren
imaginava que seus dois pilotos lutariam apenas entre si nas longas retas da
pista alemã. E no domingo foi justamente isso que aconteceu, mas não sem antes
Senna tomar um susto. Por causa de um problema no radiador, o brasileiro
precisou largar com seu carro reserva.
Na largada, Berger deu um salto espetacular e pulou de
quarto para primeiro. Após a primeira curva, Senna pegou o vácuo da Ferrari,
tirou para a direita e já recuperou a liderança. Alain Prost esperou chegar na
segunda grande reta e também concluiu a ultrapassagem sobre Berger. O
desempenho das McLaren era muito superior ao das Ferrari.A corrida em
Hockenheim foi recheada de acidentes. Na quarta volta, Thierry Boutsen colidiu
com a Benetton do italiano Emanuele Pirro, destaque das primeiras voltas e que
largou da nona posição. O belga abandonou, enquanto Pirro continuou na pista.Na
14ª volta, foi a vez de Berger entrar para a lista de acidentes. O piloto da
Ferrari errou a freada antes da chicane, pegou brita fora do traçado e perdeu
seu bico. Com isso, Mansell assumia o terceiro lugar.Dominando a prova, as
McLaren andavam bastante próximas. Sem conseguir tomar a liderança de Senna,
Prost decide colocar pneus novos na volta 16. O time de Woking errou no pit
stop, demorando 18 segundos, e o francês perdeu um tempo precioso na luta com o
brasileiro.Prost voltou em quarto, mas logo depois Mansell também parou para
trocar pneus na volta 17. E, assim como Prost, sua equipe também perdeu tempo:
a roda dianteira esquerda não ficou totalmente presa e os mecânicos precisaram
refazer o trabalho.Na volta seguinte ao pit de Mansell, Senna entrou no box. Os
mecânicos novamente tiveram problemas e sofreram para colocar o pneu traseiro
direito no carro número 1. A vantagem que o brasileiro tinha para Prost foi
totalmente perdida e a parada nos boxes demorou 23 segundos. Como Pirro também
foi para o seu pit stop na mesma volta do brasileiro, Prost assumiu a ponta.Na
volta 26, Pirro estava atrás apenas das McLaren e de Mansell, mas abandona após
errar a freada da terceira chicane e bater sua Benetton nas placas de isopor.
Com isso, Riccardo Patrese assumia o quarto lugar.A partir daí, a corrida ficou
apenas com os holofotes no duelo entre Senna e Prost. O francês tinha uma
vantagem de quatro segundos para o brasileiro, que foi tirando décimo por
décimo a diferença do rival até as voltas finais.No giro 43, na antepenúltima
volta, quando Prost tinha menos de um segundo de vantagem para Ayrton, o
brasileiro pisou fundo e fez a ultrapassagem. O francês diminuiu o ritmo, pois
tinha problemas de câmbio e cruzou a linha de chegada 18 segundos atrás de
Senna. Mansell completou os três primeiros com a Ferrari.
Fonte: História de Ayrton Senna http://www.ayrtonsenna.com.br/piloto/
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