terça-feira, 23 de outubro de 2018

A temporada de 1993 da Fórmula 1

A Temporada de Fórmula 1  de 1993 foi a 44.ª realizada pela FIA . Teve como campeão o francês Alain Prost, da euipe Williams, que conquistava seu quarto título na temporada que também marcaria a sua própria despedida da Fórmula 1. O vice-campeão foi o brasileiro Ayrton Senna da McLaren. Nigel Mansell saiu da Williams e foi para a Fórmula Indy no lugar de Machael Andretti, campeão da CART em 1991 , assinou  para ser companheiro de Ayrton Senna , que chegou a ficar com situação indefinida na equipe. Devido a maus resultados, o norte-americano é sacado para dar lugar ao finlandês Mika Hakkiinen  então piloto de testes do time de Woking.O dominio, assim como em 1992, foi total da Williams, pelo menos tratando-se de título já que McLaren e Benetton venceram 6 GPS na temporada, sendo 5 da McLaren com Senna e 1 por Michael Schumacher.Senna conquistou, apesar de possuir um carro inferior, suas vitórias mais sensacionais da carreira. GP de Mônaco em que chegou à marca de 6 triunfos, sendo o quinto consecutivo, o GP do Brasil pra cima de Alains Prost e sua incompetência pilotando na chuva e o inesquecível GP da Europa em Donington Park, a vitória mais consagradora de toda sua carreira.
................................................................................................................................. 

Na Garagem: Senna dá ‘boas vindas’ a Prost chamando francês de covarde

Fonte: Warm up Renam do Couto 
Ayrton Senna queria correr pela Williams em 1993, mas foi vetado por Alain Prost, o piloto apoiado pela Renault. O brasileiro ficou furioso com a postura do arquirrival e o chamou de covarde antes da abertura do campeonato na África do Sul
A chegada da F1 à África do Sul foi um tanto tumultuada em 1993, principalmente pela retomada de uma rivalidade história: Ayrton Senna contra o “covarde” Alain Prost.
O francês estava afastado da F1 desde o fim de 1991, quando fora demitido pela Ferrari. Após um 1992 sabático, Prost assinou com a Williams para 1993, tomando o lugar do campeão mundial Nigel Mansell. E vetou Senna para o segundo carro.
O brasileiro estava desesperado para deixar a McLaren, que perdera os motores Honda e utilizaria propulsores Ford Cosworth defasados em relação aos da Benetton. Seu objetivo era ir para a Williams, a equipe que poderia lhe dar um título em 1993, mas Prost disse não.Aquilo deixou Ayrton irado, e ele manifestou sua opinião no dia do início dos treinos. “Ele está se comportando como um covarde”, disparou.
 “Ele tem tudo preparado para ele em 1993. É como correr os 100 metros rasos com tênis de corrida e os outros com botas de chumbo”, completou.
 Senna até resistiria ao ótimo carro da Williams e lideraria o campeonato após o GP de Mônaco, porém não teria como aguentar até o fim do ano. Prost foi tetracampeão com sobras e decidiu se aposentar, abrindo mão do segundo ano de seu contrato. Em 1994, enfim, Senna iria para o time de Frank para as últimas três corridas de sua vida.
https://www.grandepremio.com.br/f1/noticias/na-garagem-senna-da-boas-vindas-a-prost-chamando-frances-de-covarde

............................................................................................................................................................................

Nenhum comentário:

Postar um comentário