terça-feira, 23 de outubro de 2018

114º GP Mônaco 1991. 30ª vitória de Senna na Fórmula 1


Após triunfar nas três primeiras etapas do campeonato de 1991, Ayrton Senna buscaria sua quarta vitória na temporada e a quarta em Mônaco na carreira.

Vencer em Mônaco é um desafio que começa nos treinos, já que a pista não permite erros e possui poucos pontos de ultrapassagem. Ayrton Senna sabia que teria que conquistar a pole position para aumentar as suas chances.Por isso, ficou satisfeitíssimo com o resultado no final da classificação: sairia na primeira posição em Monte Carlo, ao cravar 1min20s344 e conquistar sua 56a pole position na carreira.A grande surpresa estaria logo ao seu lado no domingo, Stefano Modena, com a Tyrrell, em sua melhor posição de largada na carreira. A segunda fila foi composta da Williams de Riccardo Patrese e Nelson Piquet, com a Benetton. Berger (McLaren) e Prost (Ferrari) formaram a terceira fila.Umas das dificuldades previstas pela equipe da McLaren é que a Ferrari já possuía o sistema de câmbio semi-automático, utilizado pela primeira vez em 1990, em que os pilotos não precisavam tirar a mão direita do volante para a troca de marchas. Senna, que era canhoto, costumava ter uma vantagem por sempre ter a mão mais firme presa ao volante. Em uma pista como Mônaco, onde a troca de marchas é constante, o movimento no próprio volante poderia facilitar a vida dos pilotos da escuderia italiana.O domingo daquele 12 de maio era de Dia das Mães e Senna queria presentear a Dona Neyde com sua 30a vitória na carreira.Ayrton tinha planos definidos para a prova, quando sentiu um tranco seco no carro durante o warm up. Teria que largar com o carro reserva. Foi uma corrida contra o tempo: os mecânicos trocaram motor, câmbio e suspensão sob o olhar fiscalizador do piloto.“Tinha que esquecer aquele contratempo e me concentrar na corrida” Senna largou bem, mas foi pressionado por Stefano Modena (Tyrrell) logo na saída. Piquet passou reto na curva Mirabeau por causa de problemas na suspensão traseira, o que fez o piloto da Benetton abandonar a prova. Berger rodou na primeira volta, entrou nos boxes para trocar a frente do carro, voltou para a corrida, mas bateu na região das piscinas na volta 13.Na volta 9, um susto. Um bandeirinha atravessou a pista alguns metros a frente de Senna no final da reta dos boxes.“Foi mesmo um susto tremendo, mas tentei me acalmar logo” Senna abria distância para Modena, na medida em que o piloto da Tyrrell se preocupava mais com Patrese.Na volta 43, o motor Honda da Tyrrell explodiu e derramou óleo na saída do túnel. Patrese não conseguiu manter o traçado ideal e acabou atingindo o muro. O segundo lugar parecia ter caído no colo de Alain Prost, mas Nigel Mansell iniciou uma pressão no piloto da Ferrari exatamente na sequência.Mansell conseguiu a ultrapassagem na saída do túnel na volta 62, local onde a direção de prova aumentou a área da chicane, favorecendo as tentativas de ultrapassagem naquele ponto do circuito.Senna vinha mantendo a liderança com tranquilidade, mas teria um grande desafio para vencer: dar uma volta em Prost.“Prost saiu na minha frente dos boxes e eu vinha rápido pela reta. Confesso que, por uma fração de segundos, tive medo de ultrapassá-lo. Estávamos disputando a liderança do campeonato e, bem, nunca se sabe.” Ayrton Senna caprichou na ultrapassagem sobre a Ferrari e emplacou a sua quarta vitória em Mônaco e na temporada. Nenhum piloto, até aquela oportunidade, havia conquistado quatro vitórias nas quatro primeiras corridas da temporada na Fórmula 1. Mansell foi o segundo, conquistando seu primeiro pódio em Mônaco na carreira. O pódio foi completado por Jean Alesi. Outro destaque brasileiro na prova foi Roberto Pupo Moreno, que conquistou seus primeiros pontos na temporada ao finalizar o GP de Mônaco em quarto lugar.“Mas cheguei no bagaço” A palma da mão direita ardia em carne viva, de tanto forçar a alavanca de marchas nas 3 120 trocas que são feitas ao longo das 76 voltas da corrida. No ombro direito, havia vergões fundos do cinto que prendeu e fez vincos no macacão. Mas tudo isso foi esquecido depois da bandeirada final.“Há pouca coisa que o estouro da champanhe da vitória não cure” Com a vitória praticamente de ponta a ponta, Senna chegava a 40 pontos no campeonato. Prost tinha 11 e Berger 10. A pontuação do Mundial de Construtores também era ótimo para a McLaren que estava prestes a completar 25 anos de fundação. A equipe britânica tinha 50 pontos contra apenas 16 da Ferrari.
 

 Fonte: História de Ayrton Senna    http://www.ayrtonsenna.com.br/piloto/

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