Após conquistar um segundo lugar no GP de Portugal,
Senna poderia se sagrar bicampeão mundial na Espanha, logo na semana seguinte.
O brasileiro tinha 78 pontos no campeonato e 18 pontos de vantagem para Alain
Prost. Restavam apenas as provas de Jerez, Suzuka e Adelaide para fechar o
campeonato de 1990. Senna precisava apenas de uma vitória em qualquer uma
dessas pistas para ficar com o título.Mesmo com essa possibilidade de Ayrton
conquistar o bicampeonato, o público espanhol ainda não era tão fanático pelo
automobilismo como nos dias atuais – após o sucesso de Fernando Alonso nos anos
2000. A paixão nacional quando o assunto era velocidade ficava por conta do
motociclismo. Talvez por isso somente 15 mil pessoas estiveram naquela que
seria a despedida de Jerez, uma pista que até hoje nunca voltou a receber um GP
de Fórmula 1, principalmente por causa do sucesso do circuito da Catalunha,
autódromo que recebe atualmente a corrida na Espanha.Os treinos do Grande
Prêmio da Espanha foram marcados pelo terrível acidente de Martin Donnely, logo
na primeira sessão da sexta-feira. Sua Lotus desintegrou-se e as câmeras
exibiam o piloto caído no meio da pista.Ayrton Senna ficou transtornado com a
cena e correu até o local para ajudar com o resgate ao piloto. Voltou aos boxes
disfarçando as lágrimas. Donnely sobreviveu, mas jamais voltaria às pistas
devido a sequelas deste acidente.Mesmo abalado, Senna continuou participando
dos treinos e cravou sua 50ª pole position da carreira. O tempo de 1min18s387,
0s437 mais rápido que Prost, garantiu uma comemoração da equipe McLaren para o
piloto brasileiro, que até recebeu um bolo de presente pela conquista que
nenhum outro piloto havia conseguido na história até então. Confira a volta da
pole de Senna em Jerez no site da fonte. A segunda fila do grid foi composta
por Nigel Mansell, também da Ferrari, e Jean Alesi, da Tyrrell. Berger,
companheiro de Ayrton, largaria apenas na quinta posição.Na largada, sabendo
que precisava da vitória, Prost pressionou, mas Senna manteve a ponta. Mansell
era o terceiro, Alesi ficou na caixa de brita e Berger pulou para o quarto
lugar.Durante as 20 voltas iniciais, Prost ficou no encalço de Senna. A Ferrari
tinha um carro mais rápido naquele período da prova, mas Ayrton não dava espaço
para o francês fazer a ultrapassagem. Mansell acompanhava tudo de perto, apenas
um segundo atrás de Prost.O britânico foi o primeiro dos líderes a fazer seu
pit stop. Prost entrou na volta 25 e Senna logo na volta seguinte. A troca do
francês foi a mais rápida e o piloto da Ferrari voltou na frente. Ayrton voltou
lado a lado com Mansell, mas o britânico não ofereceu resistência para
Senna.Quem estava na liderança nessa altura era Nelson Piquet, que largou da
oitava posição e não havia trocado pneus. Com uma Benetton instável, Piquet
acabou escapando da pista e na volta trouxe muita brita para o traçado. Isso
ocorreu exatamente na frente de Prost e de Senna, que deu azar e acabou com
algumas pedras no seu radiador ao fazer a ultrapassagem em Piquet.A vantagem de
Prost começou a aumentar sobre Senna, mais de um segundo por volta, e o
superaquecimento na McLaren fez com que Ayrton precisasse abandonar a corrida
na volta 57, quando o brasileiro era o sexto colocado e já até havia feito
outro pit stop na tentativa de resolver o problema.Nelson Piquet teve problemas
de bateria e abandonou a prova três voltas antes de Senna. Berger também não
conseguiu ir até o final. O austríaco bateu com Thierry Boutsen, quando ele e o
belga da Williams disputavam o quarto lugar.Com isso, a dobradinha ficou
tranquila para Alain Prost e Nigel Mansell, da Ferrari. Alessandro Nannini, que
largou em nono lugar, fechou a corrida na terceira posição. Essa foi a última
corrida do piloto italiano na F-1, porque na semana seguinte Nannini sofreu um
acidente de helicóptero e teve seu braço cortado. Essa tragédia abriria espaço
para Roberto Pupo Moreno estrear na Benetton no GP do Japão, palco em que seria
decidido o título mundial de 1990.Com Alain Prost diminuindo de 18 para 9
pontos, o campeonato ficou mais aberto para a corrida em Suzuka, que
aconteceria dentro de três semanas.
Fonte: História de Ayrton Senna http://www.ayrtonsenna.com.br/piloto/
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