Não há outra forma de contar a história da Fórmula 1 entre o
final da década de 80 e o início dos 90 sem mencionar os duelos travados nas
pistas entre Ayrton Senna e Alain Prost.Ambos iniciavam a temporada de 1991
vindo de títulos: o francês já era tricampeão (1985, 1986 e 1989) e o
brasileiro, bicampeão (1988 e 1990). Eram, sem dúvidas, o que havia de melhor
entre os pilotos da categoria.Em Phoenix, mais um tira-teima entre os dois:
Prost ganhou a prova em 1989, Ayrton Senna em 1990. Não havia como declarar
quem era o grande favorito, ainda mais por se tratar da primeira prova do ano.A
novidade de 1991 estava na pontuação. O vencedor da corrida passaria a receber
10 pontos ao invés de apenas 9, valorizando-se assim ainda mais a primeira
colocação em um GP. As outras posições dos seis primeiros colocados receberiam
a mesma quantidade dos anos anteriores. Era a primeira alteração no sistema de
pontos desde 1960. Outra mudança importante: nenhum dos resultados durante o
ano seria descartado.Na McLaren não havia troca de pilotos. Continuavam Ayrton
Senna e Gerhard Berger, assim como na Benetton, onde permaneceram os
brasileiros Nelson Piquet e Roberto Moreno.Na Ferrari, Alain Prost ficou por
mais uma temporada, enquanto Nigel Mansell retornou para a Williams. Para o
lugar do britânico foi contratado o jovem e talentoso Jean Alesi, responsável
por um duelo intenso justamente com Ayrton na prova de Phoenix no ano anterior.
O companheiro de Mansell na Williams era Riccardo Patrese, já que Thierry
Boutsen foi para a Ligier.Antes dos treinos, para aliviar as tensões
pré-corrida, Ayrton Senna visitou os tradicionais ranchos americanos, onde
praticou tiros de laços e ganhou paramentos de caubói. Quando perguntaram se
estava praticando a pontaria, ele sorriu:“Não, estou treinando para sacar
primeiro” O treino parece ter surtido efeito, porque o primeiro duelo da
temporada foi vencido com muita competência pelo brasileiro.No sábado, fez a
pole position com o tempo de 1min21s434, 1s121 mais rápido que Prost. A segunda
fila foi composta pelas Williams de Riccardo Patrese e Nigel Mansell, enquanto
Nelson Piquet e Jean Alesi formavam a terceira fila.No domingo, Senna largou
bem e as primeiras posições se mantiveram no início. Ayrton, como de costume em
circuitos de rua, começou a abrir de seus rivais e, na volta 10, já possuía
mais de 10 segundos de vantagem para Prost.Enquanto Senna fazia uma corrida
tranquila na ponta, a luta pelo segundo lugar era intensa entre as Williams e a
Ferrari do francês. A vida da equipe da italiana ficou mais tranquila depois
dos abandonos de Mansell e Patrese, ambos com problemas no câmbio
semi-automático.Ayrton fez uma parada para trocar pneus, mas nem assim foi
incomodado em sua vitória de número 27 na Fórmula 1. Nelson Piquet aproveitou a
troca de pneus de Prost e o abandono das Williams para ficar algumas voltas na
vice-liderança. Mas as Ferrari vieram com pneus novos e tomaram a posição de
Piquet. Prost seguiu rumo ao segundo lugar, enquanto Alesi teve que abandonar
por causa do câmbio a 9 voltas do final.Acompanhando seus adversários sofrerem
com problemas nas trocas de marchas, Ayrton resolveu tirar um pouco o pé nas
voltas finais. O brasileiro chegou a ter 45 segundos de vantagem, mas cruzou a
linha de chegada em Phoenix com 16s322 sobre Prost, após ser o único líder das
81 voltas no limite de 2 horas de prova.O francês pelo menos consolou-se com o
troféu “rookie” (novato) do Phoenix Country Club que ganhou numa partida de
golfe, além de marcar presença no pódioao lado de Nelson Piquet, terceiro com a
Benetton. Juntos, os três formavam um pódio com 8 títulos mundiais até o início
daquela temporada (dois títulos de Ayrton, quatro de Prost e três de Piquet).
Sem dúvida um dia histórico na F-1.Depois da corrida, Ayrton Senna esqueceu sua
medalha da vitória no macacão e voltou para casa “apenas” com os primeiros 10
pontos no Campeonato.Com o triunfo em Phoenix, Ayrton estabelecia um novo
recorde: era o único piloto a vencer 5 provas nos Estados Unidos. O recorde
somente seria igualado em 2006, quando Schumacher venceria pela quinta vez em
Indianápolis.
Fonte: História de Ayrton Senna http://www.ayrtonsenna.com.br/piloto/
Senna x Alesi
Fonte: História de Ayrton Senna http://www.ayrtonsenna.com.br/piloto/
Senna x Alesi
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