Vice-líder do campeonato de 1993, Ayrton Senna estava apenas
dois pontos atrás do líder Alain Prost (34 x 32), que pilotava pela Williams,
que havia dominado a temporada de 1992 com Nigel Mansell e seguia com um
conjunto superior aos demais times. Era com este contexto que a Fórmula 1
desembarcava em Mônaco, onde somente os dois tricampeões mundiais da época
tinham triunfado nos últimos nove anos. Eram cinco vitórias do brasileiro
(1987, 1989, 1990, 1991 e 1992) e quatro do francês (1984, 1985, 1986,
1988).“Correr em Mônaco é diferente. Suas estreitas ruas são um desafio
constante para o piloto. É preciso raspar os pneus nos guard-rails para ser
rápido. Não se pode perder a concentração nenhum segundo. Enfim, é um grande
desafio para os pilotos. Eu, particularmente, gosto muito de correr aqui. Fui o
primeiro brasileiro a conquistar uma vitória em Mônaco e venci as quatro
últimas. É uma emoção muito grande, que gostaria de repetir este ano”, disse
Senna em entrevista à imprensa brasileira ainda no início da semana do GP de
Mônaco de 1993.Apesar da confiança antes dos treinos começarem, o brasileiro
sabia que a missão naquele ano seria ainda mais difícil, principalmente pelo
bom desempenho do carros da Williams. Na primeira sessão de treinos, que no Principado
é realizada na quinta-feira, Senna sofreu uma luxação no dedão da mão esquerda,
o que atrapalhou seu próprio rendimento nos treinos livres: o brasileiro ficou
apenas com o quinto tempo, depois de sofrer um acidente com sua McLaren
chocando-se com força nos guard-rails.“O que aconteceu foi o seguinte: eu tinha
dado apenas seis voltas, a pista estava seca e o carro rendia bem. No final da
reta dos boxes, eu vinha com toda a potência, sexta marcha aproximadamente 270
km/h, a traseira do carro tocou no chão, bem em cima de uma ondulação. Eu tenho
a impressão que as rodas traseiras perderam o contato com o solo e o carro deu
uma guinada de 90 graus para a direita e entrou no guard-rail, um impacto bem
forte. Depois disso, ele ricocheteou e bateu do outro lado da pista e, uma
terceira vez novamente no lado direito. Foram três impactos frontais a toda
velocidade, porque, no ritmo que eu vinha, não deu para frear. Eu bati
praticamente acelerando”, contou o piloto em entrevista aos jornalistas
brasileiros.Durante as duas sessões de treinos livres, o fisioterapeuta da
equipe, o austríaco Joseph Leberer, aplicou gelo, fez massagens e usou pomadas
a base de cortisona para aliviar o inchaço. Ayrton faria de tudo para se
recuperar para a sessão que definiria o grid de largada no sábado.No treino
classificatório, Senna conseguiu melhorar seu desempenho e, mesmo rodando na
saída do túnel na sua tentativa final, ficou com o terceiro lugar no grid.Alain
Prost, o pole position, e Michael Schumacher (Benetton) dominaram a primeira
fila. Hill ficaria ao lado de Senna na segunda fila para as 78 voltas da prova
em Monte Carlo.Antes da corrida, a imprensa avisou a Damon Hill que Ayrton
Senna poderia vencer pela sexta vez e tirar de seu pai, Graham Hill, a coroa de
“Rei de Mônaco” – ambos com cinco vitórias em Monte Carlo. O piloto da Williams
apenas ouviu e certamente não acreditava que o recorde que já durava 24 anos
seria batido em sua frente. Afinal, não parecia uma tarefa fácil para o
brasileiro, que largaria em terceiro.Na largada, Senna manteve a posição, assim
como os outros ponteiros. Os comissários detectaram que Prost queimou a largada
e o francês teve que cumprir uma penalização de 10 segundos. O azar do francês
continuou na saída dos boxes. O motor da Williams falhou e ele somente
conseguiu voltar depois que tinha levado uma volta de Schumacher, o novo
líder.O alemão conseguia abrir uma boa vantagem para Senna, que nitidamente
preferia poupar seu equipamento para não correr riscos, já que o segundo lugar
o traria novamente para a liderança do campeonato.Na volta 33, Schumacher teve
uma falha no sistema hidráulico e em seu motor Ford, deixando a liderança livre
para Senna. O tricampeão tinha vantagem de 16 segundos para Damon Hill e
aproveitou para pisar fundo e ampliar a vantagem e realizar sua troca de pneus
na volta 51.Ayrton ainda voltou na liderança com folga e, graças ao incidente
envolvendo Hill e Berger na volta 70, cruzou a linha de chegada com 52 segundos
de vantagem o inglês. Berger acabou sendo obrigado a abandonar por causa da
colisão e o pódio foi completado pela Ferrari de Jean Alesi.No final da
corrida, Senna fez questão de dizer que teve um prazer especial em ultrapassar
Prost duas vezes, além de colocar uma volta de vantagem sobre o rival. O
francês aproveitou os problemas dos adversários e terminou em quarto, com
Christian Fittipaldi conseguindo um ótimo quinto lugar com a Minardi. Martin
Brundle completou a zona de pontuação com o sexto lugar.“Ainda apertei o ritmo
para evitar surpresas” No pódio, Ayrton Senna ficou feliz com a elegância de
Damon Hill, o segundo colocado, que o felicitou:“Parabéns, Rei de Mônaco. Se
meu pai fosse vivo, certamente viria cumprimentá-lo” Esta foi 39ª vitória de
Senna na carreira e a terceira na temporada de 1993, o que parecia improvável
naquele ano de domínio da Williams – e o que ajuda a explicar o porquê de
tantos especialistas apontaram este ano como o auge de performance de Senna –
mesmo sem ter ficado com o título daquela temporada. Após o GP de Mônaco, no
entanto, ele era o líder do campeonato, com 42 pontos, contra 37 do vice, Alain
Prost.
Fonte: História de Ayrton Senna http://www.ayrtonsenna.com.br/piloto/
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