segunda-feira, 22 de outubro de 2018

91º GP Portugal Estoril 1989


O GP de Portugal foi uma das provas mais polêmicas da temporada de 1989 da F-1 e o desfecho desta prova abriu o caminho para o episódio final em Suzuka, no mês seguinte, quando Alain Prost jogou a McLaren em cima de Ayrton Senna.Na verdade, tudo começou em Monza, duas semanas antes. Senna tinha 11 pontos de desvantagem para Prost na tabela e vencia o GP da Itália com menos de 10 voltas para o final e com mais de 20 segundos de vantagem para o francês. O motor Honda da McLaren estourou e deixou Senna a pé. Prost venceu e subiu para 71 pontos na tabela. Senna permaneceu com 51 pontos.Precisando chegar na frente de Prost em Portugal para manter suas chances de título, Senna e a McLaren não contavam com o progresso de Nigel Mansell e Gerhard Berger. O desempenho da Ferrari era crescente na temporada. A escuderia italiana chegou no Autódromo de Estoril para dificultar a prova para a dupla da McLaren, que levava o campeonato em uma disputa doméstica.Senna liderou todos os treinos e fez a pole position com o tempo de 1min15s468, 0s591 mais rápido que Gerhard Berger, segundo no grid. O austríaco e o britânico Nigel Mansell se posicionaram à frente de Alain Prost, que era apenas o quarto colocado.Durante a corrida, as Ferrari de fato mostraram que dariam trabalho na sequência da temporada. Berger largou melhor e contornou a primeira curva na liderança. Senna era o segundo, Mansell permaneceu em terceiro e Prost na quarta posição.O brasileiro tinha bastante trabalho para segurar Mansell e na oitava volta o “Leão” tomou a segunda posição ao pegar o vácuo do brasileiro e completar a ultrapassagem no final da reta principal.No início da prova, Berger até havia aberto uma boa margem de vantagem para Mansell, mas o austríaco teve dificuldades com os retardatários e foi justamente nesse momento em que o seu companheiro de equipe aproveitou e tomou a liderança no mesmo trecho da pista em que havia ultrapassado Senna, desta vez na volta 23.Percebendo a dificuldade de Berger com os retardatários, Senna também colou no austríaco na volta 26. Logo depois, Prost fez seu pit stop na volta 28 e parecia ter apenas um simples objetivo: levar o seu carro até o final na zona de pontuação.Berger fez seu pit stop na volta 35 e Senna trocou pneus na volta 36. A parada da Ferrari foi 7 segundos mais rápida que a da McLaren e distância aumentou entre os dois.Mansell foi o último dos líderes a fazer seu pit stop, na volta 39. Com o box da Ferrari logo depois do da McLaren, que era o primeiro, Mansell acabou passando da área de troca de pneus. O britânico não pensou duas vezes e engatou a marcha ré dentro do box, o que é contra o regulamento da Fórmula 1. O pit stop demorou uma eternidade e o inglês retornou à pista na terceira posição. Senna se motivou com o atraso de Mansell e colou novamente na traseira de Berger para buscar a vitória, mas o britânico começou a pilotar desesperadamente na caça do brasileiro, que precisou se defender e perdeu novamente o contato com o austríaco.Na volta 47, Mansell recebeu o primeiro sinal de bandeira preta da direção de prova, desclassificando o britânico pela irregularidade no pit stop. Na volta 48, Mansell não recolheu a Ferrari para os boxes e na volta 49, ainda na pista, o piloto inglês não acatou a punição e bateu forte com a McLaren de Senna, tentando uma manobra de ultrapassagem impossível. Os dois pilotos saíram da prova em uma disputa em que o grande prejudicado foi o brasileiro, pois Mansell já estava eliminado da corrida.Com isso, Berger venceu, Prost foi o segundo e o sueco Stefan Johansson foi a surpresa no pódio, com sua Onix.Senna tinha tudo para diminuir a vantagem de Prost e no final acabou vendo o francês ampliar a vantagem para 24 pontos. Senna teria que vencer as três provas finais e cumpriria bem seu papel até outra polêmica batida, desta vez com seu companheiro de equipe, Prost, jogando o carro contra o brasileiro em Suzuka.



Fonte: História de Ayrton Senna    http://www.ayrtonsenna.com.br/piloto/
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Batida entre Senna e Mansell no GP de Portugal de 1989

Senna largou na pole no GP de Estoril de 1989, mas foi ultrapassado por Gerhard Berger logo no início da corrida e o brasileiro ficou com Nigel Mansell na sua cola. O britânico cometeu um erro na hora de entrar nos boxes, parando alguns metros além da posição do pit stop da Ferrari, sua equipe. Os mecânicos se deslocaram até o posicionamento do piloto, que engatou a ré para ajustar sua localização. A atitude, no entanto, era irregular e resultou na sua desclassificação da prova. Mansell ignorou a bandeira preta e continuou na corrida perseguindo Senna, que havia retomado a ponta no decorrer do circuito. No início da 48 volta, o britânico tentou ultrapassar o brasileiro ao fazer a primeira curva por dentro. O brasileiro não tirou o carro e os dois bateram e não completaram a prova. Eliminado por um piloto da Ferrari, Senna ficou ainda mais distante do título daquela temporada, vencida por seu colega de McLaren, Alain Prost, que coincidentemente integraria a escuderia italiana em 1990.

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