Em 18 e 19 de dezembro de 1993, Ayrton Senna e Alain
Prost estiveram presentes no grid de uma prova beneficente de kart disputada em
Paris, na região de Bercy, bairro da capital francesa. A corrida com vários
pilotos da F-1 ficou marcada como o último duelo entre os campeões mundiais, já
que no final daquele ano Prost se aposentaria da competição mais famosa do
automobilismo mundial.Uma outra curiosidade sobre a prova indoor foi o macacão
de Senna. O brasileiro estava de saída da McLaren, equipe pela qual venceu três
campeonatos, e como seu contrato iria até 31 de dezembro, o piloto não poderia
utilizar o macacão com as cores e patrocinadores da Williams, equipe onde ele
pilotaria em 1994. Com essa questão contratual dificultando o vestuário do
ídolo das pistas, Senna utilizou um macacão branco com apenas patrocínios
pessoais para pilotar o kart número 2.No evento, as equipes foram formadas com
um piloto de F-1 e um novato do kart. Foram realizadas duas provas, e a segunda
foi a que realmente chamou a atenção do público, visto que na primeira tanto
Senna quanto Prost tiveram problemas nos karts de suas equipes.Na prova 2,
Andrea de Cesaris dominou boa parte da disputa, mas sempre com Senna e Prost em
seu encalço. Aliás, a briga pela segunda posição entre os ex-companheiros da
McLaren foi intensa durante grande parte do evento – com Senna ficando à frente
após belas disputas.Quando Ayrton estava armando o bote para ultrapassar De
Cesaris e assumir a liderança da corrida, seu kart começou a sofrer com
problemas mecânicos e teve que abandonar a prova, faltando menos de 7 minutos
para o fim. Mesmo assim, a equipe de Ayrton ainda ficou com o terceiro lugar na
disputa que teve Prost como vencedor e De Cesaris como segundo.No final do
evento, Senna conversou com os jornalistas e falou sobre as diferenças entre
pilotar um kart e um monoposto. “Você tem que conduzir os karts de lado porque
eles são pequenos, a base e os pneus são pequenos, então a reação tem que ser
muito rápida. Você está sempre guiando de lado, porque só assim você conseguirá
se posicionar melhor para ter aderência na pista. Esse estilo de pilotagem é
muito diferente de um carro de corrida”, afirmou Senna, que continuou com a
explicação. “Em um carro de corrida, se você tentar se apoiar em apenas um lado
ele irá deslizar e sair da pista. Em um kart você tem que ser duro e agressivo,
mas também tem que ser preciso. Você usa o seu corpo e, normalmente, o piloto
sofre com o banco, especialmente se ele estiver um tempo sem prática”, comentou
o tricampeão mundial de F-1.
Quem encontrou Senna após essa prova em Bercy foi o
craque Raí, que pegou o mesmo voo em que o tricampeão voltava para o Brasil.
http://www.ayrtonsenna.com.br/piloto/provas-especiais/bercy-o-ultimo-duelo-entre-senna-e-prost-foi-no-kart/
Nenhum comentário:
Postar um comentário