terça-feira, 23 de outubro de 2018

157º GP Japão Suzuka 40ª vitória de Senna na Fórmula 1



Desde a vitória no Grande Prêmio do Brasil não se via Ayrton Senna tão motivado, dentro e fora do carro, como em Suzuka. Em um ano repleto de dificuldades, o brasileiro era o único piloto que havia conseguido desbancar a Williams em três provas históricas na temporada 1993: Interlagos, Donington Park e Mônaco.Nove pontos atrás de Damon Hill (62 a 53), seu futuro companheiro na Williams, Senna ainda acreditava que poderia chegar ao vice-campeonato. O brasileiro já havia fechado contrato com a equipe rival, mas nem por isso deixou o profissionalismo de lado. Queria voltar a largar na primeira fila, coisa que não acontecia desde o primeiro GP da temporada, na África do Sul.Esta era a última vez que Senna correria um GP em Suzuka defendendo a McLaren, equipe pela qual conquistou três poles position (88, 89 e 90), uma vitória (88), dois segundos lugares (87 e 91), duas melhores voltas (88 e 91) e, o mais inesquecível, onde também decidiu seus três títulos mundiais (88, 90 e 91).“Correr no Japão é sempre uma grande emoção para mim, já que os japoneses me dedicam um carinho muito especial, torcendo muito e acompanhando todos os meus passos desde a minha chegada à Suzuka”, disse Ayrton antes dos treinos livres à imprensa.Mesmo com motor inferior ao Renault de Alain Prost e Damon Hill, Ayrton conquistou a segunda colocação no grid de largada. O francês, que já era campeão da temporada e havia anunciado novamente sua aposentadoria, fez a pole com 1min37s154, apenas 0s130 à frente do brasileiro.A segunda fila tinha Mika Hakkinen, companheiro de Ayrton na McLaren, e Michael Schumacher, com a Benetton. Hill foi apenas o sexto no classificatório, atrás de Gerhard Berger (Ferrari).Fora de sua McLaren, Senna confessou:“Eu gostaria mesmo era de dar uma voltinha naquela Williams de suspensão ativa usada pelo Mansell no título de 1992. Só para matar uma antiga curiosidade, já que no ano que vem este sistema estará proibido” Na corrida, viu-se o mesmo Ayrton Senna das grandes conquistas. Assumiu a liderança numa bela disputa com o francês, logo na primeira curva, para delírio do apaixonado público japonês. O brasileiro ficou com a primeira posição até a 13ª passagem pela reta principal, quando a equipe McLaren decidiu fazer a primeira troca de pneus.Prost assumiu a ponta e rodou mais sete voltas, quando começou a chover forte em Suzuka. O brasileiro então deu um show no molhado com pneus para pista seca. Tirou a desvantagem de 15 segundos para o francês, que ainda não havia parado. Quando ambos trocaram pneus (colocando os de chuva), Senna voltou na frente, mesmo com um pit stop a mais.Ainda no início da prova, antes mesmo das paradas, Schumacher cometeu um erro que o tirou da disputa. O alemão bateu em Hill na chicane que traz para a reta principal de Suzuka, e teve sua suspensão quebrada. O britânico conseguiu continuar na disputa.Na sequência, Ayrton começou a abrir boa vantagem: 23s de vantagem para Alain Prost, e o piloto da Williams começou a ser pressionado por Mika Hakkinen.“Os carros (de retardatários) quebraram e saíram da pista na minha frente algumas vezes. Tive de tirar o meu carro da pista na chicane para evitar uma colisão com o Patrese, que havia destruído o seu carro. O Brundle perdeu uma roda na minha frente e também uma parte do carro dele atingiu o meu aerofólio esquerdo dianteiro. Foi uma corrida bastante agitada”, disse Ayrton aos jornalistas.O brasileiro ainda discordou da postura de Eddie Irvine. O irlandês fazia sua estreia justamente no GP do Japão e havia fechado alguns rivais durante a prova, mesmo quando estava uma volta atrás dos líderes.Após o término da chuva, a partir da volta 35, o sol voltou a aparecer em Suzuka, mas nem assim Prost conseguiu buscar o piloto da McLaren. Depois de mais uma troca para voltarem aos pneus de pista seca, a diferença entre os líderes pouco se modificou. Apenas o francês conseguiu abrir uma vantagem para Hakkinen. O finlandês conquistava ali seu primeiro pódio na carreira.Ao fim das 53 voltas, lá estavam, novamente no pódio, os dois grandes rivais. O vencedor Ayrton Senna e Alain Prost, com sua faixa de tetracampeão carimbada. Ao sair do carro, Ayrton não esqueceu de cumprimentar Rubens Barrichello pelos primeiros pontos na Fórmula 1. A revelação do País finalizou a prova em quinto lugar com a Jordan, um excelente resultado para o jovem estreante.O triunfo de Ayrton em Suzuka ainda teve duas marcas especiais: era a 40ª vitória dele na Fórmula 1 e a de número 103 da McLaren na história da categoria. A equipe inglesa igualava os mesmos números da Ferrari, maior vencedora até então.A última corrida da temporada estava marcada para as ruas de Adelaide (Austrália), em duas semanas. A prova decidiria o vice-campeão da temporada 1993. Com o resultado no Japão, Ayrton conseguiu diminuir a vantagem de Hill para apenas dois pontos (65 a 63).

 Fonte: História de Ayrton Senna    http://www.ayrtonsenna.com.br/piloto/
............................................................................................................................................................................. 



Eddie Irvine toma tabefe de Senna no GP do Japão de 1993

Ayrton Senna liderava com folga o Grande Prêmio de Suzuka de 1993, a ponto de dar uma volta no então quinto colocado, o britânico Eddie Irvine. O brasileiro tinha pela frente o também retardatário, e quarto colocado, Damon Hill, o qual não conseguiu deixar para trás. Brigando pela posição com Hill, Irvine recolocou seu carro na frente de Senna, que ficou preso atrás da dupla e perdeu alguns  segundos que tinha de vantagem em relação a Prost, o vice-líder da prova. Senna sairia como vencedor, mas a vitória não fez com que o brasileiro esquecesse da atitude de Irvine. O britânico foi procurado por Senna na área reservada da Jordan, sua equipe, e teve que ouvir o tricampeão do mundo reclamar do seu comportamento irresponsável, para no fim da discussão levar um soco do brasileiro.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- 


AGRESSÃO A IRVINE
SENNA: SOCO NO IRVINE EM 93. O QUE REALMENTE ACONTECEU
Eddie Irvine fez sua estréia pela Jordan , terminando em 6o ( marcando assim seus primeiros pontos) e , em seguida, foi socado por Ayrton Senna por te-lo ultrapassado durante a corrida. Socado porque Irvine o ultrapassou? É assim que está escrito na wikipedia . Não é bem assim que  eu me lembro do ocorrido. E eu estava lá, bem ali , dentro do container onde tudo aconteceu . E para ser sincera, foi parte culpa minha. Deixe-me contar desde o início. É um pouco longo, mas tenha paciência comigo. Você precisa saber da história toda para entender o que realmente aconteceu.
Tudo começou na pista, obviamente , quando Senna chegou no novato Irvine – 5o piloto na Jordan naquele ano – , uma volta à frente . O procedimento comum dita que o retardatário dê passagem ao lider da prova ( se está uma volta à frente , deve ser mais rápido ) . Não para o irlandês, que fazia sua estréia na F1. Senna teve que realmente ultrapassa-lo, uma manobra sempre arriscada e mais ainda nas condições difíceis da pista, chove/para. No vídeo abaixo , da coletiva  pós corrida, você pode ouvir do próprio Ayrton uma explicação calma do que tinha acontecido na corrida e, portanto, o  quanto estava em jogo. Corrida terminou, coletiva feita, entrevistas em Inglês , Italiano e Português terminadas, eu tinha enviado o meu artigo para o Brasil , minhas colunas para os outros paises , reunião com engenheiros também já feita. Eram umas 18 horas quando entrei no container da McLaren e  – naquele tempo, não havia motorhome nas corridas fora da Europa – comecei a  trocar conversa com o engraçadissimo engenheiro do carro de Ayrton, Giorgio Ascanelli . No monitor de TV, passava um replay da corrida,  e o incidente estava sendo mostrado. Giorgio e eu começamos a brincar sobre o comportamento inconsequente do Irvine. Ayrton apareceu e entrou na brincadeiras . Ele estava muito feliz com a sua vitória para deixar o incidente estragar tudo . Foi ai que eu perdi uma grande oportunidade de manter a minha boca fechada. E disse para Ayrton : ” E você devia tê-lo (Irvine ) visto dizer pra TV que se você fosse mais rápido do que ele deveria tê-lo ultrapassado ” .
Eu mal tinha acabado a frase e Ayrton já se virava e saía porta afora . Nada calmo e nada de brincadeira. Giorgio e eu olhamos um para o outro e saímos correndo atrás. Ayrton passou por todos os containers e entrou no da Jordan. Ele entrou, nós logo atrás dele . Irvine estava sentado em uma mesa conversando com seu engenheiro ; nas proximidades Rubens Barrichello e seu manager Geraldo Rodrigues. Não me lembro de cada palavra dita , mas o diálogo  seguinte é bem próximo da verdade.
Ayrton : “Por que você disse que era mais rápido do que eu? ”
Irvine : ” Bem, eu estava , te  passei , né? ”
Ayrton : ” Você passou por mim , porque eu tinha problemas de ultrapassar o Damon”
Irvine. “Não importa , eu estava mais rápido e passei você ”
Ayrton : ” Mais rápido ? Eu estava uma volta na frente!!! ” Vozes estão aumentando dramaticamente aqui. “Eu perdi mais de 15 segundos! Voce poderia ter destruído todo o trabalho de um fim de semana inteiro , uma corrida difícil ”
Irvine : ” E daí?. Se você fosse mais rápido você deveria ter me ultrapassado ” Agora, realmente em tom arrogante, e dando risada.
Ayrton : ” Punch” . Ele foi rápido e não conseguimos segurá-lo . Mas não teve outro soco, pelo menos.
As persianas na janela estavam abertas e, a essas alturas, já tinhamos uma pequena platéia lá fora. Voltamos para o container da McLaren e eu tive mais trabalho a fazer com a imprensa .
Entre este dia e o  GP da Austrália, nos falamos ao telefone. ” Ayrton , eles estão falando sobre uma possivel suspensão ou multas ”
” Betise , você estava lá. Ele simplesmente não entendeu a gravidade da situação . Ele estava sendo irresponsável e arrogante ”
” Sim , eu sei, e eu senti vontade de socá-lo muito antes que voce. E mais vezes. Mas você não pode fazer isso. Você tem que pedir desculpas. Bater alguém é inaceitável, Ayrton . E você sabe disso ”
Agora, observe a Conferência de Imprensa 10 dias mais tarde , antes do GP da Austrália
Como tenho saudades….
https://betisesportsworld.net/2014/04/08/senna-soco-no-irvine-em-93-o-que-realmente-aconteceu/


 Resultado de imagem para imagem senna soco em irvine

Nenhum comentário:

Postar um comentário