terça-feira, 23 de outubro de 2018

156º GP Portugal Estoril 1993. Prost anuncia aposentadoria. Senna e a rivalidade com Hakkinen


Chegava ao fim uma era na Fórmula 1 de vitórias e grande rivalidade. Alain Prost, o Professor, com 199 Grandes Prêmios e 51 vitórias, anunciou que encerraria a carreira no fim da temporada.E encerrou comemorando o tetracampeonato, conquistado após terminar a prova em segundo, atrás do vencedor Michael Schumacher.Ayrton Senna largou em quarto e parou na 19ª volta com o motor quebrado.Deixou Estoril sem nenhum comentário sobre a aposentadoria daquele que foi o seu maior adversário na Fórmula 1. Ficou ainda mais uma semana no circuito para testar um novo motor em sua McLaren.
 
 Fonte: História de Ayrton Senna    http://www.ayrtonsenna.com.br/piloto/
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"O ANÃO VAI PARAR"
Com essa frase dita no Paddock do Estoril, em Portugal, Ayrton Senna antecipou a aposentadoria do rival Alain Prost e , involuntariamente, deu ao narrador Luis Roberto, então na Rádio Globo CBN , um "furo" mundial. Ayrton havia soltado a informação ao repórter Mário Andrada e Silva do "Jornal do Brasil" , no entanto o jornalista só poderia divulgar essa informação no dia seguinte quando a publicação fosse às bancas. Luis Roberto estava ao lado, foi autorizado a divulgar
 
https://globoesporte.globo.com/motor/formula-1/blogs/f1-memoria/post/2018/09/24/a-aposentadoria-de-alain-prost-das-pistas-da-f1-em-primeira-mao-na-voz-de-luis-roberto.ghtml

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APOSENTADORIA FORÇADA DE PROST QUE ACERTOU  RESCISÃO CONTRATUAL COM FRANK WILLIAMS. PROST CONTINUARIA RECEBENDO SALÁRIOS EM 1994


Frank ficou decidido a contar com Ayrton para 1994, mas ainda precisava chegar a um acordo com Prost. Por acordo entenda-se uma aposentadoria forçada ao francês, que tinha contrato de dois anos e só aceitou sair com a condição de receber o salário combinado. Prost não guiaria um carro da Williams por um metro sequer em 1994, mas ganharia centavo por centavo do contrato.

http://www.jornalpaulistano.com.br/senna-foi-finalmente-anunciado-como-piloto-da-williams-ha-25-anos/

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Hakkinen: "Relação com Senna ficou difícil após eu superá-lo no grid de Estoril"

Fonte: UOL Esporte 

O jovem Hakkinen acompanha de perto o trabalho do tricampeão Senna nos boxes da McLaren, quando ainda era reserva da equipe, no início de 93 (Arquivo/Tazio)
Se há uma personalidade de quem Kimi Raikkonen tirou parte de sua famosa "sinceridade ácida", esse alguém é Mika Hakkinen. Bicampeão mundial com a McLaren em 1998 e 99, o finlandês também era conhecido por suas declarações "curtas e diretas".Em entrevista concedida à Sky Sports, que está publicada na íntegra neste link dos nossos parceiros do Jalopnik, o finlandês relembrou seu primeiro ano como piloto da equipe inglesa, 1993. Na época, ele teve o peso de substituir Michael Andretti nas três últimas corridas do ano, tendo como companheiro nada menos que o tricampeão mundial Ayrton Senna. Em seu primeiro treino classificatório, no GP de Portugal, Hakkinen surpreendeu a todos ao ser mais rápido que o brasileiro, conhecido por sua enorme superioridade em volta lançada, por meio décimo, alcançando o terceiro lugar no grid. Ao rememorar o episódio, o nórdico disse que sentiu aquele feito como "algo normal", embora Senna não tenha aceitado a situação da mesma forma."Antes do GP de Portugal, eu fiz alguns testes junto com Ayrton e ele sempre era mais veloz do que eu. Mas eu sabia que o desempenho dos carros não era o mesmo, porque nos testes você experimenta diferentes itens em cada carro. Então eu sabia que, obviamente, Ayrton poderia andar mais rápido do que aquilo, mas eu também poderia ser mais rápido", iniciou."Então, quando chegamos a Portugal, eu estava bastante confiante de que poderia conquistar um grande resultado. Dentro de mim, eu tinha a confiança de que poderia ser um pouco mais rápido que Ayrton, mas não sabia se, na pista, isso iria se concretizar. Quando veio a classificação, e eu fui mais rápido do que ele, foi maravilhoso a forma como as pessoas reagiram. Elas ficaram realmente surpresas. Eu falava: "Isso é normal", mas ele era um tricampeão, sempre o mais rápido da pista, mesmo antes de eu entrar na F1", acrescentou.Segundo Hakkinen, a pequena vantagem obtida em sua volta rápida veio na velocíssima curva 1, algo que teria gerado grande surpresa no próprio tricampeão. "Ele ficou maravilhado. Acho que houve mais ou menos uma curva só em que eu fui mais rápido, a primeira, que era praticamente de pé cravado. Você só tirava um pouco o pé do acelerador e logo cravava de novo. E eu fui cerca de meio décimo mais rápido do que ele, não muita coisa. Eu voltei à garagem, Ayrton veio conversar comigo e disse: 'Como você fez isso?'", contou.Entretanto, aquele episódio acabou sendo o estopim para a formação de uma pequena "rivalidade interna" entre ambos nos GPs do Japão e da Austrália. "Minha relação com Ayrton não era muito boa. Ela ficou difícil a partir do momento em que eu fui mais rápido que ele em uma classificação. A partir daí, foi uma batalha intensa pelo resto da temporada. Em Suzuka, eu poderia ter sido mais rápido que ele na classificação, caso não tivesse sofrido uma falha mecânica, mas na Austrália ele foi realmente mais veloz. Foi só em uma curva, mas foi o suficiente", relatou.
 O pódio do GP do Japão de 93 foi o único em que Senna e Hakkinen estiveram juntos
Para Hakkinen, foi essa richa de 93 que contribuiu para que Senna tivesse uma reação tão destemperada no GP do Pacífico de 94, quase sete meses depois, quando o brasileiro, já na Williams, foi tirado por ele da prova em um acidente na largada. "Depois da corrida, eu fui vê-lo e pedir desculpas, dizer que não queria fazer aquilo, mas ele estava muito bravo. Eu falei: 'Calma, cara, eu não fiz de propósito, essas coisas acontecem'", disse.De acordo com Mika, as desavenças entre os dois só seriam dirimidas no voo de volta do Japão, quando eles tiveram uma conversa mais amena. "Nós voltamos à Europa no mesmo avião depois dessa corrida. Ele veio me ver, começou a falar comigo e acho que tinha entendido queseu comportamento não estava muito bom. Depois disso, tudo ficou bem, mas aí aconteceu o que aconteceu (o acidente fatal em Ímola, duas semanas depois)."Apesar dos problemas, Hakkinen ressaltou que a postura de Senna o fez tirar muitas lições profissionais para o resto da carreira. "Eu aprendi muito com Ayrton. Você tinha que ser um cara muito duro para batê-lo. Não adiantava chegar lá sorrindo e se divertindo. Não. Era precisa ter foco e saber o seu lugar", completou.
http://forum.esporte.uol.com.br/hakkinen-relacao-com-senna-ficou-dificil-apos-eu-supera-lo-no-grid-de-estoril_t_2548505

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