Havia um boato circulando os bastidores de Monza que
dizia que Ayrton Senna estaria acertado com a Ferrari para a temporada de 1991,
substituindo Nigel Mansell. De concreto, porém, apenas a disputa que se
anunciava por cada metro do circuito entre Ferrari e McLaren. Não havia um
grande favorito.Nos treinos, as equipes se intercalaram nas duas primeiras
filas: Ayrton Senna conquistou a pole position e largaria ao lado de Alain
Prost. Berger e Mansell sairiam da segunda fila. Mas, depois da largada, Ayrton
Senna acelerou mais e venceu, conquistando mais um “grand chelem” pra sua
carreira, ao faturar a pole-position, volta mais rápida e a vitória, que, por
sinal, foi de ponta a ponta.Apesar da intensa disputa na pista, a ordem do grid
largada permaneceu idêntica na chegada em relação aos quatro primeiros
colocados, com Prost em segundo, Berger em terceiro e Mansell em quarto.Na
largada, o austríaco da McLaren ultrapassou o francês, quanto o brasileiro se
manteve na liderança. Berger até tentou perseguir Senna, mas aos poucos a McLaren
número 28 foi perdendo rendimento devido ao estilo agressivo do piloto, com
freadas bruscas e ataques excessivos às zebras. Senna, por outro lado, mantinha
uma tocada mais suave e era mais rápido nas saídas das curvas.Com o rendimento
do austríaco caindo, Prost aproveitou-se bem para ultrapassá-lo na volta 21 e
iniciou a tentativa de buscar Senna até a última volta, mas sem sucesso. Esta
foi a sexta vitória de Ayrton na temporada, a 26ª na carreira e a primeira
conquistada em Monza, estragando a festa da Ferrari em sua casa, fato que se
repetiria dois anos mais tarde.Foi uma conquista importante para o brasileiro,
já que Senna estava com um forte desejo de quebrar a “Maldição de Monza” que o
atormentava desde 1987, quando sempre estava perto da vitória, mas algum fator
o atrapalhava.Em 1987, uma rodada na curva parabólica perto do final fez com
que Piquet assumisse a liderança e vencesse. No ano seguinte, a duas voltas do
final, Senna acabou se envolvendo em um acidente com o retardatário, o francês
Schlesser, que tirou a vitória do brasileiro – foi a única prova, por sinal,
que a McLaren não venceu na temporada 1988.Em 1989, com mais de 20 segundos de
para Alain Prost, o motor de Ayrton estourou, algo extremamente raro para os
super confiáveis propulsores japoneses da Honda.O caminho para o segundo título
mundial estava pavimentado. Depois do pódio, Ayrton Senna colocou mais lenha na
fogueira dos boatos e, diante da insistência de um repórter italiano, confirmou
a ida para a Ferrari. Mas somente depois de terminar o contrato com a McLaren.
Só não revelou quando o contrato terminava.Uma outra curiosidade sobre a prova:
Ron Dennis não acreditava em vitória dentro do território da Ferrari. Ayrton
Senna então fez uma aposta: se ganhasse a prova, ganharia de presente o carro
da corrida. A McLaren número 27 encontra-se hoje dentro da sede do Instituto
Ayrton Senna em São Paulo, dando boas vindas a todos os visitantes.
Fonte: História de Ayrton Senna http://www.ayrtonsenna.com.br/piloto/
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SENNA VENCE APOSTA COM RON DENNIS E LEVA A MC LAREN PRA CASA
A
temporada de 1990 reservou um momento inusitado na história da Fórmula 1. Durante o GP de Monza, na Itália, Senna fez uma aposta
com o chefe de equipe Ron Dennis. O chefe da McLaren não acreditava na vitória
de Ayrton dentro da casa da Ferrari. O brasileiro decidiu propor uma aposta com
Ron: caso conseguisse a vitória, ele ganharia o carro do triunfo de presente.
Além de ter vencido a corrida, Senna fez a pole position, marcou a volta mais
rápida da prova e liderou de ponta a ponta, sem dar chances para a Ferrari de
Alain Prost, seu rival na disputa pelo título daquela temporada, que terminou
na segunda colocação. A McLaren foi recebida pela família do piloto e hoje faz parte
do acervo do Instituto Ayrton Senna
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