O circuito de Spa-Francorchamps, de quase 7km de
extensão, é o mais longo da Fórmula 1 atual e historicamente um
dos mais seletivos e charmosos da categoria. A pista fica
localizado na região das Ardenas, local de montanhas e florestas, onde a chuva
é quase uma tradição. Ayrton Senna venceu pela primeira vez neste circuito em
1985 com a Lotus. Este foi apenas seu segundo triunfo na Fórmula 1, em uma
prova que começou com a pista molhada e foi secando aos poucos. Seu segundo
triunfo veio em 1988, mas desta vez com pista seca e vitória de ponta a ponta.O
roteiro de 1989 era semelhante ao de quatro anos atrás, já que a prova seria
realizada com pista molhada. A diferença é que desta vez Ayrton Senna era um
dos favoritos ao lado de Alain Prost, seu companheiro e rival na McLaren.No
sábado, quando todos os pilotos puderam andar em pista seca, o brasileiro fez a
pole position com o tempo de 1min50s867, sendo 0s596 mais rápido que o
francês, segundo no grid. A segunda fila foi formada por Gerhard Berger,
da Ferrari, em terceiro e Thierry Boutsen em quarto. A prova para o belga da
Williams seria especial pois, além de correr em casa, também completava 100 GPs
nesta corrida. A terceira fila também teve uma Williams e uma Ferrari, mas na
ordem inversa – Riccardo Patrese em quinto e Nigel Mansell em sexto.A maior
surpresa do treino classificatório foi o desempenho ruim das Lotus. Nelson
Piquet foi atrapalhado por Andrea de Cesaris, sofreu com o motor Judd e com
isso não conseguiu um tempo suficiente para alinhar no grid. Seu companheiro de
equipe, Satoru Nakajima, ainda foi 0s5 mais rápido que Piquet, mas também ficou
de fora dos 26 primeiros na classificação.O circuito de Spa-Francorchamps tem
diferentes tipos de curva, como a famosa Eau Rouge, feita com aceleração
máxima entre um declive e um aclive e que desafia a coragem dos pilotos. Para
aumentar a emoção, a chuva e a temperatura baixa dos pneus preocupavam todos,
principalmente para a primeira volta.Era preciso mais do que ter um bom carro.
Em ocasiões como esta, Ayrton Senna mostrava muita competência. A largada
atrasou aproximadamente uma hora devido ao excesso de água na pista. Assim que
os carros largaram, o brasileiro manteve a ponta, seguido de Prost em
segundo e Berger em terceiro. Mansell fez uma largada arrojada, pisou na grama
molhada e mesmo assim assumiu o quarto lugar.Na volta 9, o primeiro abandono
entre os líderes. Berger perde o controle da sua Ferrari e deixa o terceiro
lugar para Mansell. A chuva em Spa-Francorchamps era tão forte que os pilotos
de ponta estavam realizando suas voltas em 2min e 21 segundos, aproximadamente
30 segundos mais lentos que no treino classificatório.Na 20ª volta, Riccardo
Patrese tentou ultrapassar Michele Alboreto (Lola), que era retardatário, e os
dois se tocaram e abandonaram a corrida. O quinto lugar, que era do italiano,
passou a ser do seu compatriota Alessandro Nannini, da Benetton.Enquanto isso,
Senna aumentava sua diferença para Prost ao negociar melhorar as ultrapassagens
em cima dos retardatários. Na volta 22, que marcava a metade da corrida, a diferença
entre os rivais era de 12 segundos.A partir daí, o brasileiro adotou
uma estratégia mais cautelosa e nas voltas finais preferiu diminuir o ritmo. O
brasileiro cruzou a linha de chegada apenas 1s304 na frente de Prost ao final
das 44 voltas. O ritmo acelerado do francês no fim teve uma justificativa:
Mansell estava em seu retrovisor e tentou tomar o segundo lugar. O britânico
terminou em terceiro apenas 0s520 atrás do francês.Thierry Boutsen completou
seu 100º GP com um quarto lugar, Nannini fechou em quinto e a sexta posição
ficou com Derek Warwick, da Arrows. Mauricio Gugelmin tentou entrar na zona de
pontuação com a March, mas acabou fechando a corrida em sétimo.A vitória de
ponta a ponta de Ayrton marcou o seu 19º triunfo na Fórmula 1, o terceiro na Bélgica.
Com o resultado, Senna descontou três pontos da vantagem de Prost, que caiu
para 11 pontos (62 a 51). O terceiro colocado no campeonato era Mansell com 38
pontos e Patrese, mesmo com o abandono, se manteve em quarto com 25 pontos.O GP
seguinte estava marcado para Monza, na Itália, em duas semanas.
Fonte: História de Ayrton Senna http://www.ayrtonsenna.com.br/piloto/
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