A corrida no circuito de Adelaide era a primeira de
Ayrton Senna como campeão do mundo. Duas semanas antes, o brasileiro havia feito
história em Suzuka após uma vitória heroica vindo de trás do pelotão com várias
ultrapassagens para conquistar o título com uma corrida de antecedência para o
final da temporada de 1988.O clima na McLaren ainda era festivo na Austrália,
principalmente pela temporada perfeita com 14 vitórias entre as 15 etapas
disputadas até ali. No treino classificatório, Senna teve o desafio de tirar a
pole de Alain Prost, que havia sido o mais rápido na sessão de sexta-feira por
apenas 0s153. No dia seguinte, Senna cravou a pole com o tempo de 1min17s748,
apenas 0s132 mais veloz que o francês.Essa foi a 29ª pole position de Senna na
carreira e a 13ª no ano em 16 Grandes Prêmios, um recorde na categoria e que
somente seria batido por Nigel Mansell em 1992.Na segunda fila estava o “Leão”
com sua Williams e Gerhard Berger com a Ferrari em quarto lugar. Nelson Piquet,
piloto da Lotus, e Riccardo Patrese, também da Williams, completavam os seis
primeiros.Com oito vitórias no ano e 14 na carreira, Senna estava apenas um triunfo
de trazer a 50ª vitória para o Brasil na história da F-1. Além disso, lutaria
também para vencer a última corrida dos motores turbo, que somente retornariam
em 2014. Em 1989, os motores seriam aspirados.Segundo Galvão Bueno, que narrou
a corrida pela TV Globo, Ayrton havia passado alguns dias na ilha de Bali, na
Indonésia, para descansar após a comemoração do seu título mundial. Em uma
brincadeira de futebol, Ayrton machucou a mão direita quando estava jogando de
goleiro, o que certamente o prejudicaria nas 82 voltas do circuito de rua
australiano. Mesmo assim, Senna se sentia preparado para lutar pela vitória.Na
largada, Prost tomou à frente e Senna caiu para ao segundo lugar. Berger subiu
para terceiro e Mansell caiu para o quarto lugar. Piquet se manteve em quinto.
Michele Alboreto, que largava apenas do 12º lugar, bateu com o compatriota
italiano Alex Caffi, da Dallara, e encerrou sua história na Ferrari abandonando
a prova ainda na primeira volta.Na segunda volta, Berger tomou a posição de
Senna em uma manobra arriscada. O piloto da Ferrari colocou por dentro em uma
das freadas bruscas do circuito e o brasileiro precisou tirar sua McLaren do
caminho para os dois não baterem.O austríaco tinha um ritmo impressionante nas
primeiras voltas e ultrapassou Prost na 14ª volta, exatamente no mesmo lugar em
que havia tomado o lugar de Senna.Na briga pelo quarto lugar, Piquet e Patrese
superaram Mansell, que caiu para o sexto lugar.A prova espetacular de Berger
batendo várias vezes o recorde de melhor volta acabou na volta 25, quando o
piloto da Ferrari tentouultrapassar o retardatário René Arnoux (Ligier). O
francês não facilitou a ultrapassagem e os dois se tocaram e precisaram
abandonar a prova. Com isso, mais uma dobradinha da McLaren estava sendo
formada.Muitos anos depois, Berger confessou em seu livro “Na Reta de Chegada”,
que havia batido de propósito em Arnoux. Como o carro da Ferrari consumia
bastante combustível e não tinha chances de vencer se andasse naquele ritmo
durante todas as voltas, o austríaco resolveu dar show ao invés de andar várias
voltas em lentidão para levar o carro até o final. Na época, era proibido o
reabastecimento durante a corrida.“Cheguei em dois carros retardatários e o que
estava mais à frente era o Ligier azul de René Arnoux. Era perfeito, pois
Arnoux era um dos pilotos mais distraídos, do tipo que nunca olhava nos
retrovisores e estava sempre no caminho de alguém. Assim, passei pelo primeiro
carro e por Arnoux também, em uma só manobra um tanto ambiciosa em que o pneu
traseiro do Ligier entrou na minha frente. Uma pequena batida, acabou, fim”.Na
sequência da corrida, Senna começou a sofrer bastante com problemas de câmbio e
não conseguiu se aproximar mais de Prost, que liderou a prova até o final e
cravou a melhor volta em 1min21s216. Senna fechou em segundo lugar, 36 segundos
atrás do francês, e encerrou o ano com 90 pontos no campeonato contra 87 do seu
rival.O terceiro lugar ficou com Piquet, que aproveitou as disputas das
Williams de Patrese e Mansell durante a maior parte da corrida e acelerou na
parte final para cruzar sem ninguém próximo de sua Lotus. Patrese chegou a ser
ultrapassado pelo britânico, mas Mansell rodou na volta 65 e com isso o
italiano terminou em quarto lugar. Thierry Boutsen terminou em quinto lugar com
a Benetton e Ivan Capelli foi o sexto com a March.A 50ª vitória do Brasil na
F-1 ficaria guardada para a segunda etapa de 1989, quando Senna venceu o GP de
San Marino.Mesmo decepcionado por não poder lutar pela vitória na Austrália,
Senna estava muito satisfeito com seu primeiro título mundial e suas oito
vitórias na temporada.“Tive dificuldades com o motor e consumo desde o início
(da corrida). Não consegui tirar a potência que precisava e logo após o início
eu também tive problemas de câmbio. Acabei perdendo a segunda marcha, tive que
pular da primeira para a terceira, e aqui (Adelaide) tem várias curvas para se
fazer em segunda, o que deixou minha vida bem difícil. No final da corrida
também quebrou a primeira marcha e por isso considero o resultado de hoje um
bom final para a McLaren. Ele (Prost) mereceu a vitória e agora vou voltar para
casa, descansar um pouco no Brasil. Foi um ano bem cansativo, longo, mas o
título está aí e é indiscutível”, disse Senna em entrevista para o jornalista
Reginaldo Leme após a corrida.
Fonte: História de Ayrton Senna http://www.ayrtonsenna.com.br/piloto/
.......................................................................................................................................................................
Resultados de Senna na temporada de 1988
Formula 1
Equipe: Mc Laren Mp4-4
Honda
16 GPS
8 vitórias
13 Poles Positions
11 pódiuns
3 Voltas mais rápidas
90(94) Pontos
Colocação no campeonato:
Campeão
Resultados:
03/04-Brasil(Jacarepaguá)
desclassificado
01/05-San Marino(Imola) 1º
lugar
15/05-Mônaco(Monte Carlo)retirado
29/05-México(Hermanos
Rodrigues) 2º lugar
12/06-Canadá(Montreal)
1ºlugar
19/06-EUA(Detroit) 1ºlugar
03/07-França(Paul Ricard)
2º lugar
10/07-Inglaterra(Silverstone)
1º lugar
24/07-Alemanha(Hockeinheim)
1º lugar
07/08-Hungria(Hungaroring)
1º lugar
28/08-Bélgica(Spa-Francorschamps)
1º lugar
11/09-Itália(Monza) 10º
Lugar
25/09-Portugal(Estoril) 6º
Lugar
02/10-Espanha(Jerez) 4º
Lugar
30/10-Japão(Suzuka) 1º Lugar
13/11-Áustrália(Adelaide)
2º Lugar
Nenhum comentário:
Postar um comentário