quinta-feira, 25 de outubro de 2018

A temporada de Fórmula 1 de 1994

A Temporada de  Fórmul 1de 1994 foi a 45ª realizada pela FIA  Teve como campeão o alemão Michael Schumacher da equipe Benetton e o vice-campeão foi o inglês Damon Hill da Williams.
A temporada foi marcada pelas mortes do austríaco Roland Ratzenberger (no treino classificatório) e do tricampeão Ayrton Senna , no GP de San Marino. Ocorreram mais acidentes graves como os de Rubens Barrichello, no treino de sexta-feira em San Marino o de Karl Wendlinger em Monte Carlo , também nos treinos, Pedro Lamy, durante teste em Silverstone. E Andrea Montermini  na Catalunha também nos treinos, Jean Alesi e JJ Lehto, ambos durante testes) mas sem consequências fatais. A quantidade de acidentes graves aumentou muito, por causa da proibição de todos os sistemas eletrônicos do carro como a suspensão ativa, o controle de tração, cambio automático, acelerador eletronico, freios ABS e o diferencial autoblocante ajustável. Eles ajudavam na estabilidade dos carros na pista, na tentativa de proporcionar um maior equilíbrio entre as equipes, entretanto, com a elevada potência dos motores sendo mantida, os carros ficaram muito mais instáveis, praticamente indomáveis. Pelos acidentes e mortes, a Fórmula 1, na sua organização e no seu formato de disputa naquele momento, voltou a ser alvo de pesadas críticas por parte da opinião pública mundial, chegando a perder em faturamento e audiência (sobretudo com a morte de Senna, o grande ídolo da categoria no início dos anos 90), fatores somados que levaram a FIA a repensar as regras e critérios para as temporadas seguintes, principalmente no tocante à segurança. Com efeito, desde então mais nenhuma morte foi registrada na Fórmula 1 até o ano de 2015 quando, 21 anos depois, o piloto francês Jules Bianchi veio a falecer em decorrência dos ferimentos causados em acidente sofrido no GP do Japão em outubro de 2014. Muitos consideram a temporada de 1994  o início de uma nova era dentro da categoria, que agora foi dominada pelos alemães.

 Com a aposentadoria de Alain Prost, Ayrton Senna  ocupou o lugar do francês. Damon Hill seguiu na equipe, ostentando um número 0 em seu carro. Após o acidente fatal de Senna, David Couthard , piloto de testes da Williams, foi promovido a titular  e Nigel Mansell chegou a disputar quatro provas ( França, Europa, Japão e Austrália), que não tinham conflito de datas entre Fórmula 1  e CART
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SENNA PILOTOU DOIS CARROS DIFERENTES DURANTE A PRÉ-TEMPORADA
Ayrton Senna pilotou duas Williams diferentes. Pouca gente se atentou ou comentou publicamente mas Senna durante a pré-temporada pilotou duas Williams. A primeira foi a versão modificada e atualizada do seu ex rival da Fórmula 1, Alain Prost, usada em 1993, o FW15C, com as devidas atualizações para receber a suspensão convencional , que voltava a ser usada pela equipe depois de vencer com facilidade as duas últimas temporadas(1992 e 1993) quando tinham suspensão ativa e outros componentes eletrônicos. A nova suspensão eletrônica foi o calcanhar de Aquiles da Williams no inicio da temporada de 1994.
 https://www.youtube.com/watch?v=Nlr_CgcV8u0
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SENNA UTILIZA O MODELO FW16 NOS 3 GPS QUE CORREU EM 1994
 Primeiro no Estoril, usou o FW15C, Senna usou o modelo FW16 em outros testes que se seguiram. No video do YouTube no link abaixo, é possível ver essas diferenças. 

https://www.youtube.com/watch?v=Nlr_CgcV8u0

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