A Temporada de Fórmul 1de 1994
foi a 45ª realizada pela FIA Teve como campeão o alemão Michael
Schumacher da equipe Benetton e o vice-campeão foi o inglês Damon Hill
da Williams.
A
temporada foi marcada pelas mortes do austríaco Roland Ratzenberger (no
treino classificatório) e do tricampeão Ayrton Senna ,
no GP de San Marino. Ocorreram mais acidentes graves como os de Rubens
Barrichello, no treino de sexta-feira em San Marino o de Karl Wendlinger
em Monte Carlo , também nos treinos, Pedro Lamy, durante teste em
Silverstone. E Andrea Montermini na Catalunha também nos treinos, Jean
Alesi e JJ Lehto,
ambos durante testes) mas sem consequências fatais. A quantidade de
acidentes graves aumentou muito, por causa da proibição de todos os
sistemas eletrônicos do carro como a suspensão ativa, o controle de
tração, cambio automático, acelerador eletronico, freios ABS e o
diferencial autoblocante ajustável. Eles ajudavam na estabilidade dos
carros na pista, na tentativa de proporcionar um maior equilíbrio entre
as equipes, entretanto, com a elevada potência dos motores sendo
mantida, os carros ficaram muito mais instáveis, praticamente
indomáveis. Pelos acidentes e mortes, a Fórmula 1, na sua organização e
no seu formato de disputa naquele momento, voltou a ser alvo de pesadas
críticas por parte da opinião pública mundial, chegando a perder em
faturamento e audiência (sobretudo com a morte de Senna, o grande ídolo
da categoria no início dos anos 90), fatores somados que levaram a FIA a
repensar as regras e critérios para as temporadas seguintes,
principalmente no tocante à segurança. Com efeito, desde então
mais
nenhuma morte foi registrada na Fórmula 1 até o ano de 2015 quando, 21
anos depois, o piloto francês Jules Bianchi veio a falecer em
decorrência dos ferimentos causados em acidente sofrido no GP do Japão
em outubro de 2014. Muitos consideram a temporada de 1994 o início de
uma nova era dentro da categoria, que agora foi dominada pelos alemães.
Com a aposentadoria de Alain Prost, Ayrton Senna ocupou o lugar do francês. Damon Hill seguiu na equipe, ostentando um número 0 em seu carro. Após o acidente fatal de Senna, David Couthard , piloto de testes da Williams, foi promovido a titular e Nigel Mansell chegou a disputar quatro provas ( França, Europa, Japão e Austrália), que não tinham conflito de datas entre Fórmula 1 e CART
............................................................................................................................
SENNA PILOTOU DOIS CARROS DIFERENTES DURANTE A PRÉ-TEMPORADA
Ayrton Senna pilotou duas Williams diferentes. Pouca gente se atentou ou comentou publicamente mas Senna durante a pré-temporada pilotou duas Williams. A primeira foi a versão modificada e atualizada do seu ex rival da Fórmula 1, Alain Prost, usada em 1993, o FW15C, com as devidas atualizações para receber a suspensão convencional , que voltava a ser usada pela equipe depois de vencer com facilidade as duas últimas temporadas(1992 e 1993) quando tinham suspensão ativa e outros componentes eletrônicos. A nova suspensão eletrônica foi o calcanhar de Aquiles da Williams no inicio da temporada de 1994.
https://www.youtube.com/watch?v=Nlr_CgcV8u0
...............................................................................................................................
SENNA UTILIZA O MODELO FW16 NOS 3 GPS QUE CORREU EM 1994
Primeiro no Estoril, usou o FW15C, Senna usou o modelo FW16 em outros testes que se seguiram. No video do YouTube no link abaixo, é possível ver essas diferenças.
https://www.youtube.com/watch?v=Nlr_CgcV8u0
Com a aposentadoria de Alain Prost, Ayrton Senna ocupou o lugar do francês. Damon Hill seguiu na equipe, ostentando um número 0 em seu carro. Após o acidente fatal de Senna, David Couthard , piloto de testes da Williams, foi promovido a titular e Nigel Mansell chegou a disputar quatro provas ( França, Europa, Japão e Austrália), que não tinham conflito de datas entre Fórmula 1 e CART
............................................................................................................................
SENNA PILOTOU DOIS CARROS DIFERENTES DURANTE A PRÉ-TEMPORADA
Ayrton Senna pilotou duas Williams diferentes. Pouca gente se atentou ou comentou publicamente mas Senna durante a pré-temporada pilotou duas Williams. A primeira foi a versão modificada e atualizada do seu ex rival da Fórmula 1, Alain Prost, usada em 1993, o FW15C, com as devidas atualizações para receber a suspensão convencional , que voltava a ser usada pela equipe depois de vencer com facilidade as duas últimas temporadas(1992 e 1993) quando tinham suspensão ativa e outros componentes eletrônicos. A nova suspensão eletrônica foi o calcanhar de Aquiles da Williams no inicio da temporada de 1994.
https://www.youtube.com/watch?v=Nlr_CgcV8u0
...............................................................................................................................
SENNA UTILIZA O MODELO FW16 NOS 3 GPS QUE CORREU EM 1994
Primeiro no Estoril, usou o FW15C, Senna usou o modelo FW16 em outros testes que se seguiram. No video do YouTube no link abaixo, é possível ver essas diferenças.
https://www.youtube.com/watch?v=Nlr_CgcV8u0
Nenhum comentário:
Postar um comentário