Senna vê o acidente e não pensa duas vezes, arrisca a própria vida saindo do carro para salvar o piloto Erick Comas
Os treinos de Sexta-Feira para o GP da Bélgica em 28/08/1992 ficaram marcados por uma cena que até hoje é bastante lembrada no automobilismo: Erik Comas, piloto francês da Ligier, bateu forte na curva Blanchmont e seu carro ficou atravessado no meio da pista de Spa-Francorchamps. Ayrton Senna passou pelo local com sua McLaren, parou o carro e foi correndo para ajudar o colega de profissão. Ao perceber que Comas ainda estava desacordado e com o pé no acelerador, Ayrton desligou o motor da Ligier imediatamente.
Os treinos de Sexta-Feira para o GP da Bélgica em 28/08/1992 ficaram marcados por uma cena que até hoje é bastante lembrada no automobilismo: Erik Comas, piloto francês da Ligier, bateu forte na curva Blanchmont e seu carro ficou atravessado no meio da pista de Spa-Francorchamps. Ayrton Senna passou pelo local com sua McLaren, parou o carro e foi correndo para ajudar o colega de profissão. Ao perceber que Comas ainda estava desacordado e com o pé no acelerador, Ayrton desligou o motor da Ligier imediatamente.
Após Senna prestar os primeiros socorros, os
fiscais e a equipe médica também chegaram no local, mas o próprio Erik
acredita que o brasileiro teve papel fundamental para nada mais grave
ter acontecido. “Ele desligou a ignição do carro, evitando assim uma
explosão. Neste momento, Ayrton Senna salvou minha vida”, disse Comas.
O episódio que aconteceu naquele 28 de agosto,
uma sexta-feira de treinos livres, inspirou até um vídeo especial da
Allianz Seguros, que foi divulgado em 2015 na comemoração dos 55 anos de
Ayrton Senna.
Em recuperação no hospital, Comas não participou
da prova belga (dia 30), mas voltou a competir logo na corrida seguinte
em Monza. Em Spa-Francorchamps, Senna conseguiu o segundo lugar no grid,
chegou a liderar a prova em uma estratégia ousada da McLaren de não
trocar os pneus slicks para os de chuva com a pista molhada, deu show ao
segurar os adversários, mas aos poucos foi perdendo rendimento porque o
traçado demorou para secar. Ayrton terminou a corrida em quinto lugar,
enquanto Michael Schumacher comemorou sua primeira vitória da carreira
com a Benetton.
Pela maneira em que o final de semana começou, os
dois pontos conquistados por Senna na Bélgica tiveram pouca importância
perto do ato corajoso do piloto em ajudar um colega em apuros.
Fonte: História de Ayrton Senna http://www.ayrtonsenna.com.br/piloto/
...........................................................................................................................................................................
GP DA BÉLGICA 92: SENNA HERÓI E A PRIMEIRA VITÓRIA DE SCHUMI
PARTE 1, TREINOS OFICIAISFonte: Start Sports 21/08/2015
Era o final de semana do GP da Bélgica
de 1992. Após várias “batidas na trave” em temporadas anteriores,
Mansell, finalmente conseguira ser campeão na Fórmula 1, uma corrida
antes, na Hungria. Na Bélgica a expectativa era de mais uma boa corrida
naquela temporada e a primeira história deste post ocorreu ainda nos
treinos livres da sexta-feira.
A sessão de treinos livres transcorria
normalmente até que o francês da Ligier Érik Comas bateu violentamente
no guard rail na zona de Blanchimont do circuito de Spa-Francorchamps.
Senna, ao ver o acidente, parou o seu carro e foi socorrer o piloto
francês. A ajuda de Senna foi decisiva, pois Comas estava desmaiado, só
que seu pé continuou a acelerar o carro. Caso Senna não tivesse parado o
carro do piloto francês e desligado seu motor, ele explodiria, pro início a um incêndio que, com certeza, mataria Comas.
http://www.blogstartsports.com.br/gp-de-belgica-92-senna-heroi-e-a-primeira-vitoria-de-schumi/
...................................................................................................................................
SENNA SOUBE QUE PROST RETORNARIA À FÓRMULA 1 NA TEMPORADA DE 1993 NO LUGAR DE NIGEL MANSELL E DO VETO DE PROST A ELE SENNA NA EQUIPE
Fonte: Estadão Livio Orichio 24/09/2013
Na sexta-feira do GP da Bélgica de 1993, dia 27 de agosto, Ayrton Senna esperou os jornalistas brasileiros fazerem silêncio e disse, revoltado: "O sonho da Williams acabou. O baixinho assinou lá e exigiu uma cláusula no contrato que lhe permite vetar o meu nome como companheiro de equipe". Prost havia sido dispensado pela Ferrari, antes do fim da temporada de 1991, depois de criticar a escuderia, não correu em 1992 e, com o apoio da Renault, foi contratado pela Williams.
Frank Williams não queria aceitar o veto de Prost, mas a Renault era sua parceira, não apenas fornecia o motor como tinha um envolvimento maior com a escuderia. Contra sua vontade, Frank Williams agradeceu Senna e lhe disse que ficaria para o futuro.
https://esportes.estadao.com.br/noticias/velocidade,ha-20-anos-prost-anunciava-sua-ultima-temporada-na-f-1,1078259
...................................................................................................................................
SENNA SOUBE QUE PROST RETORNARIA À FÓRMULA 1 NA TEMPORADA DE 1993 NO LUGAR DE NIGEL MANSELL E DO VETO DE PROST A ELE SENNA NA EQUIPE
Fonte: Estadão Livio Orichio 24/09/2013
Na sexta-feira do GP da Bélgica de 1993, dia 27 de agosto, Ayrton Senna esperou os jornalistas brasileiros fazerem silêncio e disse, revoltado: "O sonho da Williams acabou. O baixinho assinou lá e exigiu uma cláusula no contrato que lhe permite vetar o meu nome como companheiro de equipe". Prost havia sido dispensado pela Ferrari, antes do fim da temporada de 1991, depois de criticar a escuderia, não correu em 1992 e, com o apoio da Renault, foi contratado pela Williams.
Frank Williams não queria aceitar o veto de Prost, mas a Renault era sua parceira, não apenas fornecia o motor como tinha um envolvimento maior com a escuderia. Contra sua vontade, Frank Williams agradeceu Senna e lhe disse que ficaria para o futuro.
https://esportes.estadao.com.br/noticias/velocidade,ha-20-anos-prost-anunciava-sua-ultima-temporada-na-f-1,1078259
Nenhum comentário:
Postar um comentário