Depois do dissabor do improvável acidente com Nigel Mansell
em Portugal, Ayrton Senna queria reencontrar a vitória na Espanha, buscando
diminuir a vantagem de 24 pontos que Prost possuía sobre ele. O jeito era
vencer as três corridas restantes para conquistar os 27 possíveis ainda em
disputa. E Senna se empenhou para isso.Nada melhor que uma pista na qual Ayrton
já havia feito história, Jerez de la Frontera. Em 1986 Senna venceu Mansell por
apenas 14 milésimos de segundo. Já em 1989, Senna fez tudo parecer fácil, já
que conquistou a pole position à frente de Gerhard Berger, Alain Prost e
Mansell, com o melhor tempo nos dois dias de treino. Foi a pole position número
40 de Ayrton na Fórmula 1, com mais de 1 segundo de vantagem para seu grande
rival na luta pelo título, Alain Prost.
Durante a corrida, manteve a liderança de ponta a ponta
durante as 73 voltas, cravando também a volta mais rápida. O segredo em Jerez
foi a largada. As posições de início foram mantidas no pódio: Ayrton Senna
vencedor, Berger em segundo e Prost em terceiro, o que parecia bem provável
pelo número de curvas sinuosas e da grande dificuldade de praticar a
ultrapassagem no circuito. Mas Senna sempre foi além do provável, isso ele
mostrou ao terminar a prova 27 segundos na frente de Berger e 53 segundos na
frente de Prost. Foi a vigésima vitória de Senna na F-1 e a sexta na temporada
de 1989.“Alguém me deu esta vitória. Alguém mais forte do que nós”, disse
Ayrton aos jornalistas.“Você esperava vencer tão facilmente?”, perguntou o entrevistador
da FIA na conferência oficial de imprensa, após a prova. Lembrando da escadaria
que o trouxe até a sala de imprensa, retrucou:“Fácil? Até para chegar aqui foi
difícil!” E como Ayrton falou, realmente não foi fácil. Se fosse fácil, Senna
não subiria ao pódio mancando. Ele estava com dores nas costas e no nervo
ciático (atrás da perna), devido ao grande esforço físico. Sobre a corrida,
Senna explicou que os freios estavam meio “moles” e que as dores aumentaram
muito após a volta 30. Ele somente não saiu da corrida por causa de sua
motivação característica.Após a prova ele entrou no caminhão da McLaren e se
sentou no chão alguns instantes para descansar. Ayrton saiu do autódromo de
helicóptero e três dias depois já estaria em Ímola para realizar testes com a
McLaren, visando o ano seguinte.Uma bela despedida de Ayrton Senna da temporada
europeia. Agora, decidiria no Japão com Alain Prost quem seria o campeão de
1989. Para conquistar o título Ayrton ainda teria que vencer as últimas duas
provas (Japão e Austrália). Prost apenas precisava jogar com o regulamento
embaixo do braço para ser campeão. Pode-se dizer que o francês foi um pouco
além disso, ao ver a constante evolução de Senna no final da temporada.
Fonte: História de Ayrton Senna http://www.ayrtonsenna.com.br/piloto/
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