A F-1 começava a temporada de 1990 com Ayrton Senna
completamente focado na conquista do bicampeonato, título que que acabou
escapando após polêmico GP de Suzuka do ano anterior. O brasileiro precisava
evitar ao máximo os abandonos que acabaram pesando na decisão em 1989.Em 1990,
muitas estreias marcaram o primeiro Grande Prêmio do ano. Na McLaren, Ayrton
Senna ganhava novo companheiro: era Gerhard Berger. Pilotos experientes como
Nelson Piquet e Alain Prost também desfilavam em novas equipes: o brasileiro,
pela Benetton e o francês, pela Ferrari.Os treinos foram marcados pela
surpreendente chuva que caiu no deserto do Arizona no sábado, fazendo valer
apenas os tempos de sexta-feira. Por isso, Berger conseguiu a pole position,
seguido da Minardi de Pierluigi Martini e da Dallara de Andrea de Cesaris, duas
grandes zebras. Ayrton Senna sairia na terceira fila, ao lado de Piquet. Senna
não ficava de fora da primeira fila desde o GP de Silverstone em 1988, mas no
domingo a “normalidade “voltou a tomar conta da F-1, com mais um show do piloto
brasileiro.
No momento da largada, Berger foi surpreendido por
Alesi, que disparou da quarta posição para a liderança. O piloto da Tyrrell,
que também debutava como piloto oficial, foi o grande destaque da corrida, ao
liderar com competência durante 34 voltas. Senna pulou de quinto para terceiro
logo nas primeiras voltas e permaneceu na cola de Berger por mais cinco voltas.
Na nona volta, Ayrton aproveitou um erro de seu novo
companheiro, que acabou encontrando a barreira de pneus, e assim assumiu a
segunda colocação. Agora, era hora partir pra cima do francês, só que desta vez
o jovem Alesi, e não Prost. Apesar da pouca experiência na categoria, Alesi
vendeu caro a liderança.Quando Ayrton Senna chegou em Alesi, sentiu que o
francês gastava os pneus em demasia e começou a pressioná-lo.Foi o melhor
momento da corrida. Ayrton Senna intensificou a perseguição, e na volta 34,
ultrapassou Alesi no fim da reta principal. O que o brasileiro não previu é que
Alesi iria dar o troco na curva seguinte, com a manobra em xis.Na volta
seguinte, o brasileiro não perdoou: depois de frearem juntos na mesma curva,
Ayrton Senna embicou a McLaren por dentro e ainda acenou dizendo “adeus” ao
bravo Alesi. O francês até ameaçou o mesmo troco, mas dessa vez Senna não deu
espaço e fechou a porta para o francês.No dia das estreias, era novamente
Ayrton Senna o vencedor de mais uma corrida.No pódio, Jean Alesi brincou: “Na
próxima é você quem leva o adeus”. Thierry Boutsen foi o terceiro e Nelson
Piquet o quarto colocado.Após o final da prova, Ayrton comentou sobre a corrida
e elogiou o novato Alesi. “Fiquei impressionado com a maneira como ele (Alesi)
estava dirigindo. Ele manteve uma trajetória limpa, mas estava muito
determinado. Foi exatamente o tipo de corrida que eu gosto”.Já o seu tradicional
rival francês, Prost, largou em sétimo e teve problemas com o motor da Ferrari
quando sustentava a quarta colocação na prova.
Fonte: História de Ayrton Senna http://www.ayrtonsenna.com.br/piloto/
Fonte: História de Ayrton Senna http://www.ayrtonsenna.com.br/piloto/
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