segunda-feira, 22 de outubro de 2018

Senna e a segunda temporada pela Mc Laren 1989

A Temporada de Fórmula 1 de 1989 foi a 40.ª realizada pela FIA , decorrendo entre 26 de Março e 5 de Novembro  , com 16 corridas. O campeão foi o francês Alain Prost da Mc Laren , e o vice-campeão foi o brasileiro Ayrton Senna, também da McLaren. Apesar da conquista de Prost, este campeonato foi envolvido de grande polêmica devido ao contratempo ocorrido na corrida do Japão, vencida por Senna, que, no entanto, foi desqualificado pelo "corte" da chicane depois de ser empurrado pelos fiscais. Até hoje ainda há discussões sobre o título ter sido dado a Prost. Anos mais tarde, em 1996, já fora da presidência da FIA, Balestre admitiu que beneficiara o compatriota naquele final de campeonato.
Foi a primeira temporada em vigência onde os motores atmosféricos foram legalizados, unicamente, e os turbo banidos (retornaria em 2014)
Este campeonato apresentou mais equilíbrio do que da temporada anterior. Em alguns momentos, o time de Ron Dennisnão dominou totalmente a temporada; como no Brasil (pole de Senna e vitória de Nigel Mansell) , Canadá (pole de Alain Proste vitória de Thierry Boutsen)  (a primeira na carreira)), Hungria (pole de Riccardo Patrese e nova vitória de Mansell), Portugal (pole de Senna e vitória de Gerhard Berger , Japão (pole de Senna e vitória de Alessandro Nannini  (a primeira na carreira em função da desclassificação de Senna) e Austrália (pole de Senna e mais uma vitória de Boutsen).
...............................................................................................................................
RIVALIDADE COM PROST QUE DEIXA A MC LAREN NO FINAL DA TEMPORADA



Além de Nelson Piquet, o francês Alain Prost, que foi companheiro de Senna por duas temporadas na McLaren-Honda, fez uma das rivalidades mais acirradas da história da F-1. Desde o final do campeonato de 1988 , havia tensão no relacionamento entre ambos, com o francês acusando a McLaren de dar tratamento preferencial a Senna. A relação se deteriorou durante  temporada de 1989, quando ambos já não se falavam. A colisão dos pilotos durante o GP do Japão daquele ano selou o auge da inimizade. Na temporada de 1990, , Prost trocou a equipe Mc Laren pela Ferrari , sendo que o anúncio da saída de Prost para a rival Ferrari, divulgada exatamente antes do GP da Itália. No ano de 1990,  Senna daria o troco no rival, em mais um campeonato decidido em uma batida - desta vez favorável ao brasileiro. Importante destacar que Prost até chegou a ficar amigo de Senna(depois de sua aposentadoria forçada em 1993) mas que desde sua saída da Mc Laren, jamais aceitou tê-lo como companheiro de equipe. Prost, segundo reportagem, disse que teria sido ele o responsável pela contratação de Senna pela Mc Laren, para a temporada de 1988, em detrimento de Piquet, contudo logo se arrependeu pois não conhecia o potencial do brasileiro, independentemente da equipe, segundo ele, dar tratamento preferencial à Senna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário