sexta-feira, 26 de outubro de 2018

Os últimos meses de Ayrton Senna


 Outubro de 1993
ASSINATURA DE SENNA COM A WILLIAMS E A MUDANÇA NO REGULAMENTO ACABANDO COM A SUPREMACIA DA EQUIPE
Texto extraído do blog Ayrton Senna Vive
Em outubro do ano passado, depois de três meses de negociações secretas, Senna realizou seu sonho e embarcou na Williams. Assinou um contrato até 1995 pelo mesmo salário que tinha na McLaren em 1992 - 20 milhões de dólares. Mas teve um azar danado. "Senna sonhava dirigir a Williams, mas na hora em que isso ocorreu o regulamento da Fórmula 1 foi mudado", relembra o jornalista da Quatro Rodas Lemyr Martins, um gaúcho que acompanha Senna desde os seus tempos de kart em 1970. Os cartolas da Fórmula 1 fizeram um novo regulamento proibindo que os carros usassem suspensão ativa. Com a mudança, a Williams perdeu a supremacia sobre as demais equipes, embora continuasse sendo um excelente carro. A suspensão ativa - mecanismo em que um computador de bordo faz a leitura da lista à frente do carro e, por meios eletrônicos, ajusta a suspensão - dava uma estabilidade excepcional aos carros da Williams. "Como era o carro mais avançado, a Williams foi a equipe que mais sentiu as novas regras", diz Lemyr Martins.
As mudanças surtiram o efeito que a cartolagem quis. Baratearam os custos da Fórmula 1, que estavam crescendo demais com a introdução frenética de tecnologias sofisticadas, e deixaram os carros em condições um pouco mais iguais, acirrando a disputa entre os pilotos. Para Ayrton Senna, que tanto insistiu em ir para a Williams porque tinha de longe a melhor máquina, a mudança foi ruim.
................................................................................................................................... 
 CRIAÇÃO DO PERSONAGEM SENNINHA EM FEVEREIRO DE 1994


Senninha é um personagem de história em quadrinhos inspirado no piloto de Fórmula 1 Ayrton Senna  que foi fruto de admiração de seus criadores, Rogério Martins, que era publicitário e Ridaut Dias Júnior que era desenhista da Mauricio de Sousa Produções  e o personagem surgiu em 1994  Depois do lançamento do personagem, montaram uma equipe com desenhistas, ilustradores, coloristas etc. Entre eles, estava o ilustrador Marco Antonio Cortez. A revista em quadrinhos  (Senninha e sua Turma) foi publicada a partir de março de 1994 pela Abril Jovem  (antes disso uma edição Nº 0 havia sido distribuída gratuitamente em fevereiro) quinzenalmente durante as 9 primeiras edições com 36 páginas em cada revista. Alguns meses depois da morte de Senna, o gibi passou por mudanças com o aumento do número de páginas de 36 para 68, a revista passou a ser mensal e na mesma edição o gibi passou por uma série de mudanças como a alteração da cor da roupa do Senninha e a introdução do personagem Meu Herói. Durou 97 números, logo depois foi para a Brainstore, que continuando de onde a Abril parou, publicou as edições de 98 a 103. Do primeiro semestre de 2008 a 2009, a revista em quadrinhos voltou a ser publicada pela HQM Editora Que por sua vez publicou novas edições começando a contagem do número 1 - não mantendo a ordem original da continuação da Brainstore. Essa edição durou oito edições. Houve ainda um especial, em formato americano, chamado; Senninha, O Pilotinho-Morcego. A intenção era criar um especial para cada personagem, e o Senninha foi escolhido para ser o primeiro personagem, e acabou por ser o único, considerando que a editora não criou um novo número.[ 

CAUSA SOCIAL

A marca Senninha está estampada em produtos que vão de roupas, calçados e brinquedos a alimentos, produtos de higiene pessoal e pet. O licenciamento do personagem é um dos recursos que mantêm o trabalho do Instituto Ayrton Senna em todo Brasil para garantir educação pública de qualidade a 2 milhões de alunos a cada ano. 100% dos royalties do licenciamento do personagem são revertidos a esse trabalho.
.................................................................................................................................... 
 SENNA ABANDONA GP BRASIL EM INTERLAGOS
 27/03/1994   Senna largou bem e permaneceu na liderança até o primeiro pit stop, realizado na volta 21. A parada da Benetton, que também aconteceu na mesma volta, foi mais rápida e Schumacher voltou na frente. A demora da Williams aconteceu no reabastecimento, item que voltava ao regulamento após 10 anos.Em Interlagos, a Williams derrapava muito nas curvas de baixa velocidade e pulava demais nas ondulações, desgastando rapidamente os pneus. E como o motor Renault consumia mais combustível do que os outros motores, o reabastecimento era mais demorado.A partir da parada nos boxes, Schumacher assumiu a liderança e abriu uma boa vantagem na liderança para Ayrton.
Senna tentava se aproximar de Schumacher. O brasileiro era o único piloto que permanecia na mesma volta do alemão. Na 44ª volta, Senna vai para os boxes antes de Schumacher para tentar um pulo na parte final da corrida. A Benetton consegue fazer o pit em 1s1 mais rápido que a Williams na volta seguinte e o líder mantém a ponta.Após a volta 47, a diferença era de 7s9 entre Schumacher e Senna. Ayrton foi diminuindo a desvantagem aos poucos, mas na volta 56 o pódio garantido acabou escapando, assim como a possibilidade de vitória. Senna rodou na curva da Junção, quando estava menos de 5s do rival. Ayrton também já tinha problemas no câmbio e não conseguiu engatar a marcha certa. Insistiu em terceira e quarta, mas o motor apagou. Era o fim de prova. A vitória ficou para Schumacher, a terceira dele na carreira.
.......................................................................................... 
SENNA LANÇA MARCA DE AUTOMÓVEIS AUDI NO BRASIL
29/03/1994, dois dias depois de abandonar no meio a corrida em Interlagos, Senna lançou a marca de automóveis Audi no Brasil
 ................................................................................................... 
SENNA FORA DO BRASIL DE 02 DE ABRIL DE 1994 ATÉ O GP DO PACÍFICO 1994
Texto extraído do blog Ayrton Senna Vive
Senna estava fora do Brasil desde o dia 2 de abril, quando foi sozinho para a Inglaterra. Antes, passou por Portugal, e em 11 de abril desembarcou no Japão para se preparar para o GP do Pacífico. Foi uma semana descontraída. "Eu estava hospedado no Sheraton Hotel da Disneylândia de Tóquio. Qual não foi minha surpresa quando o Senna chegou e o hotel colocou-o no quarto vizinho ao meu", lembra Rubinho. Senna estava sozinho e se juntou a Rubinho e um assessor para brincar no parque. "Ele estava muito animado. Corremos na represa, brincamos, jantamos. Eu sempre tive a imagem do Senna como a de uma pessoa séria e ocupada. Lá vi que não era só isso. Ele é alegre e muito gentil. Uns quatrocentos japoneses lhe pediram autógrafo. Ele atendeu a todos." 
E seu campeonato de 1994 estava sendo o pior de sua vida. Senna deixou a tabela de 1994 com um desempenho que jamais tivera desde a estreia num circuito de Fórmula 1, em 1984. Foi a primeira vez que o pilo/to não marcou um único ponto nas duas primeiras corridas do campeonato. Rodou no Grande Prêmio do Brasil, em Interlagos, em São Paulo, no dia 27 de março passado. Depois, tiraram-no da pista no Grande Prêmio do Pacífico, no Japão, em 27 de abril, antes de fazer a primeira curva do circuito de Aida. Senna não estava habituado com isso. Até mesmo na sua estréia em 1984, um Senna inexperiente fez o sexto lugar no Grande Prêmio da áfrica do Sul, a bordo de um carro sofrível, da Toleman Hart. Era a segunda corrida do ano - e lá estava ele com 1 ponto marcado.
.....................................................................................................................
 SENNA VIAJA PARA PARIS E DÁ PONTAPÉ INICIAL DE JOGO DA SELEÇÃO BRASILEIRA
Texto extraído do blog Ayrton Senna Vive
20/04/1994-O  piloto teve mais uma prova do seu prestígio. Viajou para Paris, para assistir ao jogo da seleção do Brasil contra o Paris Saint-Germain, que terminou num morno 0 a 0. Convidado a dar o pontapé inicial do jogo, Senna entrou no gramado, apertou a mão do jogador Raí, capitão da seleção brasileira, e saiu sob os aplausos dos torcedores. Aplauso consagrador, pois Senna estava na terra do grande rival Alain Prost. Enfadado com um jogo morno, saiu antes do final da partida. "Isso é como uma corrida sem pódio e sem ultrapassagem", disse, brincando. à noite, foi jantar no La Coupole, em Montparnasse, e encontrou um grupo de brasileiros. Fizeram uma grande mesa, mas Senna ficou calado. Respeitando sua dieta, tomou apenas água.
........................................................................................................................................
27/04/1994- REUNIÃO DE SENNA COM LUCA DI MONTEZEMOLO QUE PRETENDIA TRAZÊ-LO PRA A FERRARI
Fonte: Autoracing 30/04/2014
Luca di Montezemolo alega que estava conversando com Ayrton Senna a fim de tentar levá-lo para a Ferrari quando ele morreu em 1994.
O presidente da companhia italiana revelou no site da equipe que teve uma reunião com Senna quatro dias antes de sua morte no GP de San Marino. Ele insiste que Senna estava disposto a ir para a Ferrari, e que maneiras de tirá-lo da Williams seriam analisadas.
“Ele queria vir para a Ferrari e eu o queria na equipe”, declarou Montezemolo. “Quando ele estava na Itália para o GP de San Marino, nós tivemos uma reunião em minha casa em Bolonha na quarta-feira, 27 de abril”.
“Ele me disse que realmente apreciava a posição que havíamos assumido contra o uso excessivo de ajudas eletrônicas de pilotagem, que não permitiam que a habilidade do piloto brilhasse. Nós conversamos durante muito tempo e ele deixou claro para mim que queria encerrar sua carreira na Ferrari, tendo estado próximo de se juntar a nós alguns anos antes”.
“Nós decidimos conversar novamente para analisar como poderíamos lidar com as obrigações contratuais dele na época. Ambos concordamos que a Ferrari seria o lugar ideal para ele estender sua carreira, que havia sido brilhante até aquele momento, até mesmo única”.
Montezemolo também prestou tributo ao estilo de pilotagem de Senna.
“Eu sempre apreciei o estilo de Ayrton. Como todos os grandes campeões, ele tinha um desejo incrível de vencer e nunca se cansou de buscar a perfeição, tentando melhorar o tempo todo. Ele era extraordinário na classificação, mas também um batalhador incrível nas corridas, quando sempre lutava com unhas e dentes”.
 http://www.autoracing.com.br/f1-ferrari-estava-tentando-contratar-senna-em-1994/
..............................................................................................................
SEMANA DO GP DE IMOLA, EM SAN MARINO
Texto extraído do blog Ayrton Senna Vive
De Padova, foi de helicóptero para Imola. Ficou todos os dias entre o circuito e o hotel, em San Pietro di Terme. Nas entrevistas, falava em preocupações técnicas. Com seu potente motor Renault V12, estava preocupado com o gasto excessivo de combustível. Não mostrava preocupação com suas chances de ser tetra, apesar de Schumacher estar com 20 pontos à frente. "A história da Fórmula 1 mostra que nem sempre quem sai na frente é o campeão", disse ele, na terça-feira. Numa entrevista ao jornal italiano Tuttosport, Senna comentou a larga diferença de pontos. "Prefiro encarar assim: para mim o Mundial começa com a prova de Imola."
..............................................................................................................................
Quinta-feira 28/04/1994
SENNA DÁ VOLTA NA PISTA DE IMOLA E AO PASSAR PELA TAMBURELLO, DÁ RECADO A PROST 
Depoimento da sala de imprensa em Imola do correspondente Wagner Gonzalez:" falando com colegas da Tv Francesa que acompanham a Fórmula 1, Senna na quinta-feira(28) fez uma volta como produtor da equipe da Tsu mostrando aonde troca marcha, como sai reto daquela curva, e ao passar pela Tamburello, coincidentemente, ele mandou uma mensagem ao Alain Prost, e a mensagem nos termos em francês seria algo como "e agora eu queria mandar um recado pro meu amigo especial Alain Prost , você está sentindo a minha falta " e sabe-se que Prost quando viu esse tape hoje(01/05) após o acidente.
PS: Senna teria dito na verdade que ele Senna sentia a falta de Prost e não ao contrário.

SENNA DÁ RECADO A ALAIN PROST EM IMOLA NA QUINTA(28)
Fonte: UOL 30/03/2010
Num episódio marcante mostrado pelo documentário "Últimos Dias de um Ícone - Ayrton Senna", o piloto brasileiro também mostrou seu afeto por Prost, apesar da imensa rivalidade nas pistas. No fim de semana do GP de Ímola, no qual ocorreria sua morte, Senna deu uma volta com sua Williams pela pista, mas de um modo diferente. Com uma câmera "on board" registrando sua pilotagem, ele comentou todo o circuito O momento emocionante foi logo no início, quando se dirigiu ao francês: "Para começar, gostaria de mandar um bom dia em particular para meu amigo Alain (Prost). Sentimos sua falta, Alain". Segundo os entrevistados no documentário  o momento mostra como Senna já se encontrava menos motivado para correr, sem ter seu grande rival ao lado....
https://esporte.uol.com.br/f1/ultimas-noticias/2010/03/30/a-morte-de-senna-foi-o-fim-da-minha-historia-com-a-f-1-diz-alain-prost.jhtm/
......................................................................................................................... 
Sexta-feira 29/04/1994
ACIDENTE COM RUBENS BARRICHELLO
O clima de apreensão para Senna no GP de San Marino cresceu ainda mais no começo da sessão de classificação da sexta-feira à tarde. Logo no início do treino, as imagens nas TV do circuito focalizaram um carro com as rodas para cima, em um local ainda não identificável.  Em seguida, a TV expôs o VT do que se passara. Era Rubens Barrichello, . O seu voo na Variante Baixa foi de assustar. Desacordado, nos instantes iniciais do socorro médico e as consequências pareciam graves. Todo mundo na F1 temia o brusco corte nos recursos eletrônicos naquela temporada.  Senna, como muita gente no paddock, foi até o ambulatório médico instalado muito próximo de onde Rubinho bateu, antes do primeiro box. Eu estava a uns 20 metros da entrada, no limite da área isolada pelos organizadores quando vi Senna passar por mim em direção aos médicos. Sua expressão era muito tensa. Caminhava rapidamente. O dono da equipe Jordan, o irlandês Eddie Jordan, passara por ali instantes antes e pude ouvi-lo dizer a Geraldo Rodrigues, empresário de Rubinho, para telefonar para o pai do piloto a fim de avisá-lo do acidente.
Até então se imaginava que algo de mais sério teria acontecido com Rubinho, afinal, ele bateu a cerca de 200 km/h no muro, com o carro voando sobre os pneus. Não demorou muito, uns 10 minutos, e Senna deixou o ambulatório rapidamente. Ele tinha os olhos marejados. Senna  chorou em Ímola, por causa de Rubinho. "Por favor, me deixem passar, ele parece que está bem, está bem", se limitou a nos falar. Estávamos na porta do ambulatório....O treino ficou paralisado por 22 minutos, o Show tem que continuar e as noticias sobre Rubinho eram tranquilizadoras...   Os pilotos voltaram a disputar a classificação. Senna conseguiu ser o mais veloz. Depois disse:"Tivemos um treino caótico, o acidente do Rubinho afetou a todos. Não consegui dar uma única volta bem feita, quando acertava aqui, errava ali", afirmou Senna. "No final, ser o mais veloz é ótimo, acima do que eu poderia esperar"
https://esporte.uol.com.br/f1/ultimas-noticias/2014/04/28/capitulo-5-acidente-de-rubinho-faz-senna-cair-no-choro-em-imola.htm

 SENNA LARGA TUDO E VAI AO CENTRO MÉDICO VER RUBINHO
Fonte: blog Ayrton Senna Vive 12/05/2013 
Com o desastre de Rubens Barrichello, Senna  ficara transtornado. Naquele dia, ele treinou até 11h15 da manhã e comeu a dieta preparada por seu fisioterapeuta, Joseph Leberer. Voltou a treinar à 1 da tarde e largou tudo quando soube do acidente de Rubinho. Foi correndo até o centro médico do autódromo. Tentou entrar pela porta da frente, mas foi barrado. "Ninguém barrava Ayrton Senna para nada. Foi a primeira vez que vi isso acontecer. Ele ficou ainda mais nervoso", lembra Ricardo Tedeschi, outro dos auxiliares de Rubinho. Inconformado, Senna pulou o muro dos fundos e chegou até o ambulatório onde estava Rubinho. "Oh, garotão", disse Senna, pegando na mão de Rubinho. "Você está bem, fique tranqüilo, falei com os médicos." Ao sair, Senna estava com o rosto pálido. "Ele segurou forte no meu braço e só repetiu: 'Ele tá bem, ele tá bem'", diz Tedeschi. Cercado pela imprensa, Senna deu uma entrevista inusitada. Em menos de um minuto com os repórteres, disse sete vezes "ele tá bem, ele tá bem".
http://ayrtonsennavive.blogspot.com/2013/05/o-medo-de-ayrton-senna-nos-ultimos-dias.html 



 SENNA VISITA BARRICHELLO, TRANSFERIDO PARA O HOSPITAL MAGGIORE
Senna visita o amigo no hospital Rubinho fora transferido para o Hospital Maggiore de Bolonha, a cerca de 50 quilômetros de Ímola, para exames mais detalhados. Senna apressou as suas reuniões com a equipe Williams, depois da classificação , para ir até o hospital visitar o amigo. Pouco tempo antes daquele GP na Itália, Rubinho e Senna passaram vários dias juntos no Japão, em Tóquio, antes de embarcar para Aida a fim de disputar a segunda prova do campeonato "demos muitas risadas na Disney"..
Geraldo Rodrigues me contou que Senna estava interessado em saber o estado de saúde de Rubinho e estava apreensivo. O Hospital Maggiore é público e Rubinho dividiu o quarto com outras duas pessoas. Quando entrei no quarto, no início da noite, vi Senna e fiquei surpreso com a presença desses pacientes no mesmo local. Rubinho dormia. Tinha o rosto bastante inchado pela fratura no nariz.
Imaginei, na hora, como os europeus reagiriam se, no GP do Brasil, um piloto acidentado fosse levado ao Pronto Socorro do Hospital das Clínicas e, depois, permanecesse em observação na enfermaria, junto de outros doentes. Provavelmente a corrida não seria mais disputada no País..

A sexta-feira terminou para Senna ainda pior do que começara. O acidente de Rubinho o afetara visivelmente. Pude acompanhar o seu trabalho na Williams, depois, até onde nos é permitido chegar, na frente dessas garagens. Com toda certeza Senna estava abalado. Ele mesmo confessou ter cometido vários erros na pista
 https://esporte.uol.com.br/f1/ultimas-noticias/2014/04/28/capitulo-5-acidente-de-rubinho-faz-senna-cair-no-choro-em-imola.htm

..................................................................................................................................
Sábado 30/04/1994


RATZENBERGER BATE COM SUA SINTEK. SENNA FICA CHOCADO COM ACIDENTE
Fonte: blog Ayrton Senna Vive 
Senna estava sentado sobre a carenagem do seu carro, dentro do box. Assistia pelo monitor de televisão aos treinos, quando viu o acidente que matou o piloto Roland Ratzenberger. Ficou com uma expressão de choque. Quando Ratzenberger começou a receber uma massagem cardíaca, Senna se descontrolou. Colocou as mãos no rosto, caminhou para um canto do box e chorou convulsivamente. Os dois projetistas da Williams afastaram fotógrafos e jornalistas para que a cena não fosse registrada. "Ele ficou assim, chorando, uns quinze minutos", relembra Betize Assunção, sua assessora na Europa, que ficou ao lado do piloto com a orientação de não lhe fazer nenhuma pergunta. Quinze minutos depois, os projetistas foram até Senna e fizeram-lhe uma pergunta técnica. Senna respondeu. Betize então perguntou se ele estava bem. Senna disse que sim. "Dali em diante, ele não voltou mais ao normal", diz Betize.



SENNA VAI AO LOCAL DO ACIDENTE E DECIDE QUE NÃO TREINARIA MAIS
Fonte: blog Ayrton Senna Vive 
Depois de ir ao local do acidente do piloto austríaco,Senna decidiu que não iria mais treinar naquele dia. Do próprio box, ligou para Adriane Galisteu, sua namorada, que acabara de desembarcar em Lisboa. Adriane estava na casa do ex-banqueiro Antonio Carlos de Almeida Braga, o Braguinha, amigo íntimo do piloto, que o acompanhava na Itália. Senna quis saber se Adriane chegara bem e teve um diálogo tenso de dez minutos. Adriane lembra uma parte da conversa:
- E aí, tudo bem? - perguntou Adriane.
- Não, aqui não está nada bem. Estou muito chateado, muito nervoso, estou apavorado pelo que aconteceu com esse garoto - respondeu Senna.
- E o Rubinho?
- Esse está bem. Mas ali foi Deus que salvou.
- Você ainda vai treinar?
- Não vou correr mais, não quero correr. Não vou sair mais de carro nessa pista - avisou.

SENNA É ADVERTIDO PELO FISCAL DA PROVA ROLAND BRUYNSESERAEDE POR TER IDO AO LOCAL DO ACIDENTE DE RATZENBERGER
Fonte: fatos que você ainda não sabia sobre a morte de Ayrton Senna 01/05/2014

O piloto chegou a ir até o local da pista onde havia ocorrido o acidente e depois chorou compulsivamente pela perda do colega. Para agravar a situação, o brasileiro ainda recebeu uma advertência do belga Roland Bruynseraede, delegado de segurança da F1 e diretor de prova, por ter ido até o local do acidente;
https://www.megacurioso.com.br/acontecimentos-historicos/43070-alguns-fatos-que-voce-ainda-nao-sabe-sobre-a-morte-de-ayrton-senna.htm



SENNA VÊ RUBINHO NO AUTÓDROMO E NÃO ESCONDE PREOCUPAÇÃO COM A CORRIDA DE DOMINGO
Fonte: blog Ayrton Senna Vive
Ainda no autódromo, encontrou-se com o amigo Rubinho. Trocaram um longo abraço. "Ele estava preocupado. Vi que ao me ver tinha lágrimas nos olhos", diz Rubinho. 


DR SID WATKINS TENTA PERSUADIR SENNA A NÃO CORRER NO DOMINGO MAS SENNA DIZ QUE TEM QUE CORRER POIS NÃO TEM CONTROLE SOBRE ESSA DECISÃO
Fonte: Wikipedia
 Sid Watkins , então chefe do time médico da F-1, recordava em suas memórias a reação de Ayrton Senna  com as notícias, declarando que "Ayrton caiu em meu ombro a chorar".Watkins, então, tentou persuadir Senna para que não corresse no dia seguinte, questionando-o: "O que vai fazer agora? Você foi o campeão mundial três vezes, você é obviamente o piloto mais rápido. Deixe e vamos pescar", mas Ayrton foi insistente, dizendo: "Sid, há certas coisas das quais nós não temos nenhum controle. Eu não posso deixar, eu tenho que ir adiante". Senna classificou-se na pole-position, à frente do líder do campeonato,Michael Schumacher, Gehrard Berger , ex-companheiro de equipe e amigo do brasileiro, classificou-se em terceiro, e o companheiro de equipe de Senna, Damon Hill, começou na quarta posição.

SENNA À NOITE JANTA COM BRAGUINHA, O LOCUTOR GALVÃO BUENO, O IRMÃO LEONARDO SENNA, O SÓCIO UBIRAJARA GUIMARÃES E O SEU FISIOTERAPEUTA LEBERER
 Texto extraído do Blog Ayrton Senna Vive 12/05/2013
Na noite de sábado, Senna ficou no Hotel Castelo, na cidadezinha de San Pietro di Terme, próxima a Imola. Jantou no hotel com os amigos de sempre: Braguinha, o locutor Galvão Bueno, da Rede Globo, o irmão Leonardo Senna, o sócio Ubirajara Guimarães e o fisioterapeuta Leberer. No jantar, Bueno falou muito sobre a necessidade de melhorar a segurança nas pistas. "Isso não pode continuar assim", dizia Bueno. Senna, em silêncio, ouvia com um ar grave. Não disse uma palavra, mas concordava, balançando a cabeça.

 SENNA LIGA PARA NAMORADA ADRIANE GALISTEU
 Encerrado o jantar, às 11 horas, Senna voltou a telefonar para Adriane, que a essa altura já estava na casa do piloto na Quinta do Lago, um condomínio de milionários em Faro, capital de Algarve, em Portugal. É uma mansão branca com piscina, portão fechado e cães de guarda. Dessa vez, os dois tiveram uma conversa longa, de cerca de uma hora. Trechos do diálogo:

- Você está bem? - perguntou Adriane.
- Estou muito chateado com o que aconteceu. Os carros são realmente muito rápidos. Ainda bem que estou aqui com o Braga, meu irmão, meus amigos. Agora estou melhor.
- Se cuida.
- Não precisa se preocupar comigo. Não esqueça que eu sou forte, Dri, muito forte.
Adriane recomendou ao namorado que tomasse um chá antes de dormir. Os dois combinaram de se encontrar no domingo às 8 e meia da noite, hora em que o piloto planejava pousar com seu avião BA-800 no aeroporto de Faro. O casal combinou passar três dias em Portugal. Depois iriam para Londres e finalmente Mônaco, onde ficariam pelo menos uma semana em férias. "A gente não se via há um mês, estávamos com muita saudade", diz ela. Os dois estavam praticamente se casando. Adriane deixou o Brasil na semana passada levando na bagagem planos de não voltar ao país até o final do ano, quando acabaria a temporada de Senna. 
 http://ayrtonsennavive.blogspot.com/2013/05/o-medo-de-ayrton-senna-nos-ultimos-dias.html



LEONARDO SENNA, IRMÃO DO PILOTO, A MANDO DO PAI SR MILTON SILVA, MOSTRA GRAVAÇÕES "COMPROMETEDORAS" DE ADRIANE GALISTEU, A SENNA NA VÉSPERA DA CORRIDA

Fonte: blog Ayrton Senna vive
Na véspera da corrida fatídica, Senna teve um dissabor de outra ordem. Seu irmão, Leonardo, levou para ele uma fita cassete no quarto do hotel. Nela, havia a gravação de uma conversa telefônica de Adriane Galisteu com um antigo namorado(César). A quinta e última mulher da vida de Senna foi, segundo seus amigos, a que mais lhe fez bem. Com Adriane, o piloto começou a aproveitar a vida como nunca antes havia feito, além de se tornar mais afável e bem-humorado. Ele(Senna) pensava em se casar com Adriane. "O Ayrton era muito sério, ele sempre namorava para casar", diz o amigo de infância Alfredo Popesco, hoje trabalhando numa concessionária da família Senna. No grampo feito no apartamento de Senna em São Paulo, o antigo namorado de Adriane zombava do piloto, dizendo que era melhor do que Ayrton na cama.Uma besteira. Braguinha afirmou que Nada na fita sugeria que Adriane estivesse traindo Senna ou mesmo que tivesse concordado com o comentário machista do ex-namorado. Conclusão: foi uma armação da família do Ayrton Senna para faze-lo desistir de Adriane. Eles grampearam o telefone do Senna e dela no apartamento de São Paulo durante meses, e como não descobriram nada... Então pegaram um trote, de uma homem xingando o Senna, que nem sabemos quem era na verdade, e mostraram ao Senna, mas ele não queria escutar. Todos que escutaram a fita disseram que: "Não havia indícios de traição de Adriane na gravação de áudio".

http://ayrtonsennavive.blogspot.com/2014/05/o-que-tinha-nas-gravacoes-de-adriane.html

............................................................................................................................ 

SENNA PEDIRIA ADRIANE GALISTEU EM CASAMENTO APÓS O GP DE SAN MARINO. FATO OU FAKE?

 Ayrton Senna pretendia assumir o noivado com Adriane depois do GP de Imola
Sua última namorada, Adriane Galisteu, teve permissão, concedida a poucas, de frequentar a fazenda da família em Tatuí, além de Angra, é claro!
Adriane abandonou a carreira para acompanhar o piloto pelas pistas do mundo e, depois de um ano e meio de namoro, Senna começou, finalmente, a falar em casamento e filhos. Discreto como sempre, dizia que não seria logo, nem muito longe. O que se sabe é que pretendia assumir o noivado com Adriane depois do GP de Imola.FONTE: Revista In Foco, Ano 1, Nº 2

 Revista Caras fazia parte da surpresa que Ayrton faria a Adriane, na revista ele não deu nenhuma pista, nenhuma dica. Disfarçou muito quando foi perguntado sobre casamento. Tudo fazia parte do pedido de casamento que iria fazer a Adriane. O diretor da caras na época 15 anos depois confirmou:
"Defendemos a Adriane após o acidente porque sabíamos que Ayrton estava entusiasmado com ela e que tinha planos maiores. Ele foi o primeiro a falar que Adriane não era a oportunista em que alguns a quiseram transformar", conta o diretor na época Edgardo Martolio na Revista Comemorativa de 15 Anos de Caras em 2008.
 SENNA PRETENDIA ASSUMIR NOIVADO COM ADRIANE GALISTEU APÓS O GP DE IMOLA DE 1º DE MAIO DE 1994

Enfim descobrimos o motivo de tanta confusão, uns tempos antes e depois que ele morreu, da família Senna com a Adriane.  (Tom Rubython no livro The Life of Senna já tinha descoberto o motivo através de centenas de entrevistas). De grampearem até telefone dela... Adriane diz que se davam muito bem mas depois... E até hoje continuam contra ela... Querendo afastá-la a todo o custo e colocando a Xuxa no lugar dela, e quiseram até impedi-la de escrever o livro: Caminho das borboletas. Temendo dela revelar essa informação que amigos próximos confirmaram.Apesar de tudo que fizeram, como o grampo no telefone de Adriane, para fazer Ayrton desistir do noivado, a família não conseguiu fazer ele mudar seus planos. Ayrton e Adriane depois de noivos, iam continuar vivendo juntos, mas em uma nova casa, sua Mansão do Algarve em Portugal, vendida rapidamente pela família 2 meses depois de sua morte. 



Adriane já tinha dito no livro “Caminho das Borboletas” que ficariam noivos, mas sem falar com todas as letras:

“- Tenho muito a lhe dizer. A lhe propor. A lhe oferecer - prosseguiu. - Devo estar aí às 20h30, por aí. Quero passar a noite em claro. Vamos conversar até o amanhecer. Quero convencê-la de que sou, disparado, o melhor homem de sua vida.
Ri, com aquele comentário inesperado.
- Você não conhece os outros... - brinquei.
- Vou provar-lhe que sou o melhor.” Ayrton para Adriane



Jô Ramirez, o ex-coordenador técnico da McLaren, e amigo íntimo de Ayrton revela que Ayrton estava ansioso para encontrá-la

Jô Ramirez contratou um helicóptero para Ayrton Senna encontrar Adriane e pedir ela em casamento, um trecho de uma entrevista de 2013. Ramirez finaliza: Naquele dia contratei um helicóptero, porque após o GP  de San Marino de 1º de Maio de 1994, ele(Senna)
Jô Ramirez, o ex-coordenador técnico da McLaren, e amigo íntimo de Ayrton revela que Ayrton estava ansioso para encontrá-la

Jô Ramirez contratou um helicóptero para Ayrton Senna encontrar Adriane e pedir ela em casamento, um trecho de uma entrevista de 2013
Ramirez finaliza: Naquele dia contratei um helicóptero, porque após o GP ele iria voar para Portugal para encontrar sua companheira Adriane Galisteu. Domingo de manhã encontrei com ele, entreguei-lhe uma nota do serviço de contratação do Helicóptero, olhou-me grato e apertou minha mão com força. Foi uma despedida.

iria voar para Portugal para encontrar sua companheira Adriane Galisteu. Domingo de manhã encontrei com ele, entreguei-lhe uma nota do serviço de contratação do Helicóptero, olhou-me grato e apertou minha mão com força. Foi uma despedida.


http://ayrtonsennavive.blogspot.com/2013/07/ayrton-senna-pretendia-assumir-o.html



Ayrton Senna Pediu o Cancelamento do Grande Prêmio de San Marino 1994 mas não é aceito.  

Fonte: blog Ayrton Senna vive
 Senna criticou abertamente a falta de segurança com os pilotos e com os autódromos na véspera de sua morte. Senna também pediu o cancelamento do Grande Prêmio de San Marino após a morte do piloto austríaco Roland Ratzenberger no treino classificatório, mas os interesses monetários da Fórmula 1 falam mais altos que os interesses dos pilotos.
Senna, entretanto, se recolheu em seu motorhome e, a partir daí, pediu a Frank Williams, chefe da equipe, para formular a direção da prova o pedido para cancelar a corrida, convencido de que, para os pilotos, não havia condições de correr depois da saída da pista de Barrichello e a morte de Ratzenberger. Um pedido imediatamente rejeitado. Além disso, a reivindicação de usar o carro de segurança para chegar ao lugar do incidente de Ratzenberger aumentou a tensão nas suas relações com a Federação Internacional. Durante algum tempo, ele estava convencido de que ele estava na presença de um sistema de um poder tendencioso que não estava atento à segurança, não disposto a ouvir os pilotos em geral, especialmente Ayrton Senna.
http://ayrtonsennavive.blogspot.com/2017/12/ayrton-senna-pediu-o-cancelamento-do.html

.............................................................................................................................................
Piloto fala sobre seu carro
DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS
Fonte: FOLHA DE SÃO PAULO 02/05/1994
Em um artigo de jornal publicado na manhã de sua morte, Ayrton Senna escreveu que ele estava tento problemas para manter seu carro no traçado em Imola e que vinha fazendo testes aerodinâmicos.
O artigo, escrito no maior jornal alemão, também dizia que o acidente fatal com o austríaco Roland Ratzenberger confirmara seu medo sobre a segurança das corridas de Fórmula 1 desta temporada.
Senna escreveu que encontrara problemas com o seu Williams/Renault nas curvas longas e irregulares e que o seu carro era inferior ao Benetton do alemão Michael Schumacher.
Leia a seguir os principais trechos do artigo.

A Benetton de Schumacher é realmente um carro muito bom, mais do que tudo, nas curvas longas.
É uma coisa que está me dando muita dor-de-cabeça, já que expõe os pontos técnicos fracos de meu Williams.
O meu carro reage de maneira um pouco nervosa a este tipo de superfície de corrida.
Isto tem a ver com sua aerodinâmica especial, mas também está relacionado com uma dificuldade na suspensão.

Por estas razões, no começo da semana passada, nós experimentamos algumas modificações aerodinâmicas, que, nos treinos de Imola, eu já coloquei em prática.
Depois das duas primeiras corridas da temporada (Japão e Brasil), disse aos diretores das provas que, no futuro, devíamos olhar mais criticamente a capacidade dos nossos mais inexperientes pilotos.
Neste fim-de-semana, meu medo se concretizou com a morte de Roland Ratzenberger, que corria sua primeira temporada. No dia seguinte, Rubens Barrichelo bateu a alta velocidade.
Sei, pela minha própria experiência, que a maneira de um corredor jovem encarar uma corrida e aceitar seus riscos é totalmente diferente da de um piloto maduro.
Nosso problema é, que neste momento, há muitos pilotos jovens na Fórmula 1 e isto aumenta o perigo. 
https://www1.folha.uol.com.br/fsp/1994/5/02/caderno_especial/9.html
............................................................................................................................................ 
Domingo 01/05/1994 DIA DO GP DE SAN MARINO EM ÍMOLA

 SENNA SUGERE FORMAÇÃO DE UM CONSELHO DE EX-CAMPEÕES DO MUNDO


A última semana do piloto Ayrton Senna foi infernal. Com os desastres em Imola, articulou-se para reativar a associação dos pilotos, responsável no passado por mudanças que melhoraram as condições de segurança da Fórmula 1. No dia de sua morte, Senna conversou com Michael Schumacher, Michelle Alboretto, Gerhard Berger e J.J. Lehto. Sugeriu criar um conselho de ex-campeões, formado por Alain Prost, Niki Lauda e Jackie Stewart, entre outros. Junto com Jean Todt, diretor esportivo da Ferrari, os dois pilotos combinaram de ir a Mônaco depois da corrida em Imola para discutir o assunto. Encerrada a conversa, Senna dirigiu-se para o box. Na hora da concentração, ficou parado olhando o carro por cinco minutos. Antes de uma corrida, os pilotos fazem um exercício de concentração, mas o de Senna fugiu um pouco do normal. "Eu vi aquilo com muito cuidado. A expressão dele era muito estranha", diz o jornalista Reginaldo Leme, um especialista em coberturas de Fórmula 1.
----------------------------------------------------------------------------------
GALISTEU REVELA TER FALADO COM SENNA POUCO ANTES DO TRÁGICO GP DE SAN MARINO
Fonte: UOL entrevista de Adriane Galisteu reportagem José Ricardo Leite com a colaboração de Marcelo Freire. Título original "Galisteu revela os três sonhos de Senna e briga no dia da morte"
 
O Ayrton estava muito apreensivo naquele fim de semana? Galisteu responde:"Falei com ele minutos antes da prova, o que achei estranho. Falamos de manhã e dez minutos antes de começar a corrida. E dez minutos antes das provas ele não falava com ninguém. Aquela corrida não era para ter acontecido. O acidente do Rubinho e a morte do Ratzenberger tinham o atormentado. Eu me lembro de ter falado “Ayrton, você é o único cara que pode não correr. Não corra .” Ele ficou muito bravo comigo. Brigou comigo e passou a falar que eu estava ofendendo ele, que não tinha cabimento aquilo. . Eu falava “você esta completamente descontrolado.” Ele não estava legal. Tomei uma bronca tão grande.... - Ele falava “como não vou correr? Se eu não correr, não ganho essa corrida e não ganho campeonato Ele fez contas que se não ganhasse, ficaria difícil o campeonato Ele reclamava do carro ,que estava duro e difícil e não havia pontuado ainda. Aí ele falou “vou correr sim”. E eu disse “então está bom”. Fiquei mal humorada. Não queria que ele corresse
...................................................................................................................... 
GP DE SAN MARINO.OS ÚLTIMOS MINUTOS DE AYRTON SENNA


Fonte: FOLHA DE SÃO PAULO 04/05/1994 
OS ÚLTIMOS MINUTOS DE SENNA


0h00
Largada do GP de San Marino
0h00min06
O português Pedro Lamy, da Lotus, atinge o finlandês J.J. Letho, da Benetton, que não conseguiu largar
0h13min34
O Williams/Renault de Ayrton Senna bate a quase 300 km/h no muro da curva Tamburello

0h13min49
Chegam os bombeiros
Oh15
Chegam os médicos
0h30
O helicóptero com Senna decola para o hospital Maggiore, em Bolonha
0h34
Os destroços do carro de Senna chega aos boxes
0h49
Nova volta de apresentação
0h52
Largada; Gerhard Berger toma a ponta
0h53
O britânico Damon Hill, companheiro de Senna na Williams, vai para os boxes
1h00
Michael Schumacher ultrapassa Berger
1h05
Schumacher vai para os boxes; Berger assume a ponta
1h07
Berger vai para os boxes; o finlandês Mika Hakkinen torna-se o líder
1h10
Berger abandona
1h12
Chegada de Senna ao hospital Maggiore

1h13
Hakkinen troca pneu, Schumacher volta à liderança
1h19
Schumacher ultrapassa Larini; A FIA anuncia que Senna foi levado para o centro de reanimação do hospital
1h28
Schumacher troca pneus de novo e volta na liderança
1h38
O médico oficial da FIA, Sid Watkins, diz que Senna tem fraturas múltiplas no crânio

1h46
O hospital Maggiore anuncia que o estado de Senna é "muito grave". Sofreu choque hemorrágico, está em estado de coma profundo e passa por uma tomografia no cérebro

1h48
Schumacher troca penus pela terceira vez e volta na liderança
1h54
O italiano Michele Alboreto atropela mecânicos nos boxes
2h08
Schumacher vence
4h42
É anunciada a morte de Senna


TIRE SUA DÚVIDA
Morte
Não existe uma definição precisa para ela. Mesmo do ponto de vista médico, ela varia de um país para outro. Assim, há pacientes que seriam considerados vivos num país e mortos em outro

Morte cerebral
No Brasil e na Itália, é considerado morto o paciente que não apresente nenhum sinal de atividade cerebral, mesmo que esteja com o coração batendo. Essa definição é considerada mais "moderna".

Morte "cardíaca"
No Japão, só é considerado morto quem não tem atividade cardíaca. Após três minutos sem circulação sanguínea, os tecidos do cérebro normalmente estão lesados a ponto de tornar o estado irreversível.

Estado de coma
Estado de lesão cerebral em que paciente, embora vivo, é insensível aos estímulos externos (tato, calor e dor). Se atingir o centro respiratório, o paciente só respira por instrumentos

Coma superficial
O paciente, apesar de inconsciente, reage a alguns estímulos, como beliscões, calor etc.

Coma profundo
O paciente não reage a nenhum estímulo. A falta de reação da pupila, que fica dilatada. é um sinal de que o seu estado é muito grave

Reanimação
Tratamento para recuperar a respiração e os batimentos cardíacos. Inclui vários métodos que vão da respiração boca-a-boca ao choque no coração

Centro respiratório
Está localizado no bulbo, estrutura que está localizada embaixo do cerebelo (as "bolinhas" que existem no alto da nuca). É responsável pelas ordens de inalar o ar. A expiração é espontânea

Traumatismo craniano
Toda pancada na cabeça que provoca uma lesão, reversível ou não

Fratura no crânio
Quebra ou trinca nos ossos que formam o crânio. Segundo o boletim médico, Senna sofreu várias fraturas no crânio

Eletroencefalografia
O nível de funcionamento do cérebro pode ser medido por sua atividade elétrica. A eletroencefalografia mede essa atividade. Funciona como um eletrocardiograma

Traqueostomia
Abertura da traquéia para a colocação de um tubo para melhorar a entrada de ar nos pulmões. Esse tubo pode ser ligado a um respirador manual ou à uma máquina de respiração artificial

Tomografia computadorizada
É um aparelho de raios X ligado a um computador que é capaz de ver o interior do corpo "fatia" por "fatia". O raio X tradicional dá apenas uma imagem "chapada"

Vida vegetativa
O cérebro sofreu uma lesão tal que só é capaz de manter, sozinho ou com o auxílio de aparelhos, as funções vitais do corpo, ligadas ao metabolismo. Todas as funções típicas dos animais (movimento, sentidos, sensibilidade etc.) estão comprometidas





Nenhum comentário:

Postar um comentário