terça-feira, 23 de outubro de 2018

145º GP Europa Donington Park 1993. 38º vitória de Senna na Fórmula 1. A mais histórica de Senna na categoria


Ayrton Senna guardava boas recordações da pista de Donington Park. Foi ali que o piloto testou a Williams em 1983, sua primeira experiência com um carro de Fórmula 1.Poucos imaginavam que a pista com poucos pontos de ultrapassagem, localizada na pequena cidade de Castle Donington, na Inglaterra, teria naquele 11 de abril um domingo de Páscoa inesquecível para os fãs do esporte. Apesar de Donington ter recebido inúmeras corridas de F-3 Inglesa e de outras categorias, aquela era a primeira (e única vez) que o circuito receberia a F-1.Senna vinha de um vitória especial no Brasil conquistada duas semanas antes do início da F-1 na Europa. Assim como havia acontecido em Interlagos, a chuva seria uma grande aliada do brasileiro para conseguir equilibrar a disputa com as poderosas Williams.No sábado, Alain Prost e Damon Hill mostraram que seria bem complicado para Senna vencer em condições normais. O francês fez a pole, com o inglês em segundo. A jovem revelação Michael Schumacher, que havia estreado na categoria em 1991, abria a segunda fila, com Ayrton em quarto lugar.O domingo amanheceu com chuva, acompanhado de nevoeiro e temperaturas amenas – típico cenário do clima inglês.A largada e a primeira volta costumam ser o grande momento de emoção em muitas corridas da F-1, mas o GP em Donington Park veria algo histórico. Prost e Hill mantiveram as primeiras colocações. Senna foi bloqueado por Schumacher e Karl Wendlinger aproveitou, passando os dois e, assim, deixando o brasileiro em quinto. Foi aí que começou o show que seria conhecida como “a melhor volta de F-1 de todos os tempos” feita por um piloto: Ayrton arriscou e, buscando um traçado diferente na pista molhada, conseguiu tomar a frente de Schumacher e retomar a quarta posição. A ultrapassagem sobre Wendlinger foi feita quase na sequência, apenas uma curva depois. O brasileiro fez uma tomada completamente por fora, deixando o adversário sem nenhuma reação para defender a posição na freada.Na saída da curva, Senna já estava colado em Hill e dessa vez fez a manobra por dentro. Prost parecia muito longe para o brasileiro buscar a liderança ainda na primeira volta, mas ele foi à caça do francês, e na curva mais lenta do circuito (hairpin), aproveitou para frear mais tarde e surpreender o seu arquirrival.Confira a própria análise de Senna para a primeira volta, considerada pelos especialistas como a melhor volta da história da Fórmula 1:“Chovia muito. Larguei em quarto, mas a primeira volta foi um tiro psicológico na concorrência. Fui espremido pelo Schumacher, tive que colocar duas rodas fora da pista, passei o alemão antes da primeira curva e mergulhei à caça de Damon Hill. Passei o inglês na freada. A próxima vítima era Prost. Esperei as curvas duplas do S e como ele freou antes do normal, abriu uma brecha por onde me meti”. Quem também teve um início dos sonhos foi Rubens Barrichello. O principal estreante do ano largou em 12° lugar e finalizou a volta inicial na quarta posição.Mas o show de Ayrton não se limitaria apenas à primeira volta.As voltas seguintes foram marcadas por um tempo instável no céu. Ayrton começou a voar com os pneus slicks. Prost não teve a mesma sorte e, exatamente quando colocou os pneus para pista seca, voltou a chover no circuito de Donington Park.“Com 18 voltas, a pista secou e todos pararam para colocar os pneus slick. Resolvi pisar fundo para fugir da Williams, mas fiquei entre a cruz e a espada. Afinal, é arriscado ser rápido com pneus de seco no asfalto úmido. Mas se diminuísse o ritmo os pneus perderiam pressão e temperatura e o carro ficaria sem aderência”, disse Senna. A tática da McLaren nos pit stops estava sempre um passo à frente da Williams. Ayrton fez quatro pit stops, enquanto Prost entrou sete vezes nos boxes, e viu até seu companheiro Damon Hill roubar-lhe a segunda posição.Uma das entradas de Ayrton no box ficou marcada por outro momento histórico . O brasileiro entrou voando no pit na volta 57 e, como não havia limite de velocidade dentro do box naquela época, acabou fazendo a melhor volta da prova. Pode parecer estranho, mas o fato é que no circuito de Donington a curva de entrada dos boxes é menor do que a curva que leva à reta principal e só Ayrton descobriu isso. O corte de caminho fez Senna cravar 1min18s029, sendo que a volta mais rápida anterior havia sido feita em 1min20s413.“Ainda tive problemas nos pit stops. No terceiro, uma roda traseira direita travou e a parada me pareceu uma eternidade. No instante de voltar a colocar pneus de chuva, o rádio não funcionou, não me ouviram, entrei e passei direto pelos boxes, sem efetuar a troca. E, para aumentar o suspense, fui avisado que tinha problemas de consumo. Mas como meu tanque vazou no grid e não houve tempo para reparar, ele ficou selado, o que impossibilitaria reabastecer. Como a gasolina estava no limite mudei o estilo de pilotar: trocava as marchas em rotações mais baixas, aliviava o pé antes das entradas das curvas e freava com menos ímpeto. Ufa! Foi assim que cheguei vitorioso e exausto no final das 76 voltas, uma à frente de Prost”, diz Senna. Quem conta a história por trás da melhor volta é o narrador da TV Globo, Galvão Bueno. “Olha o que passou na cabeça do gênio. Depois da corrida ele disse pra nós (Galvão e Reginaldo Leme). Ele passou ali pra ver o tempo da volta que seria feita por dentro do box, e se ele precisasse passar mais uma vez o Prost na corrida, ele faria por dentro do box. Resultado: é a única corrida da história do automobilismo mundial que a melhor volta da corrida foi realizada por dentro do box”, disse Galvão, em um programa ao vivo da Sportv. Com a vitória, Senna aumentava a vantagem na liderança do campeonato. Ele tinha 26 pontos contra 14 de Prost e liderava o Mundial daquele ano com duas de suas melhores vitórias na F-1: o GP Brasil de 1993 e o GP da Europa de 1993.Christian Fittipaldi, piloto da Minardi na época, contou vários detalhes da prova de Donington Park para o Senna TV.
 
 Fonte: História de Ayrton Senna    http://www.ayrtonsenna.com.br/piloto/
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Na Garagem: Com primeira volta épica, Senna brilha e vence em Donington Park

Há 25 anos, o mundo presenciava uma das mais incríveis performances de Ayrton Senna. No molhado em Donington Park, tradicional circuito britânico que foi palco do GP da Europa de 1993, o brasileiro brilhou a partir de uma largada fantástica para derrotar as poderosas Williams de Alain Prost e Damon Hill. E Rubens Barrichello teve sua primeira grande atuação na F1 com direito a outra largada de cinema

Fonte: Fernando Silva, de Sumaré  Grande Prêmio 11/04/2018

 11 de abril de 1993. Há exatos 25 anos, o mundo do esporte presenciava um dos momentos mais emblemáticos da carreira de Ayrton Senna. Na mesma Donington Park do seu primeiro teste com um carro de F1, em 1983, pela Williams, o brasileiro voltava para disputar o GP da Europa depois da grandiosa vitória de duas semanas atrás no GP do Brasil. Com a McLaren MP4-8 empurrada pelo motor Ford, novamente Senna tinha poucas chances reais de fazer frente ao poderio da Williams-Renault de Alain Prost e Damon Hill. Mas a chuva que desabou no circuito britânico contribuiu para o espetáculo dado por Ayrton naquele domingo.
 Para se ter uma ideia do abismo da Williams para os outros carros, a diferença de tempo que separou o pole-position do GP da Europa, Alain Prost, do terceiro no grid, Michael Schumacher, foi de enormes 1s550. Para Senna, que largou ao lado do alemão da Benetton, um pouco maior: 1s649. Só mesmo a chuva poderia embaralhar as cartas e dar uma chance de vitória ao tricampeão.
 E o clima tipicamente britânico se fez valer naquela tarde de domingo. A chuva era tudo o que Senna queria para poder fazer a diferença no braço e vencer mais uma vez na temporada. Uma temporada que começou com Ayrton assinando contrato sempre válido por apenas uma corrida, tamanha a sua insatisfação com a falta de competitividade da McLaren frente à Williams.
Na largada, Senna não tracionou bem e perdeu a posição para o quinto colocado do grid, Karl Wendlinger, com uma Sauber que estreava naquele 1993. O austríaco também havia superado a Benetton de Schumacher. Mas já nas primeiras curvas, o brasileiro começou a dar um espetáculo: passou Schumacher e, por fora, deu o troco em Wendlinger, deixando-o para trás.
 Em terceiro, Senna tinha pela frente apenas as duas poderosas Williams. Damon Hill sequer ofereceu resistência e logo foi ultrapassado. Restava o ‘Professor’ e maior rival da carreira. Na entrada do grampo, na penúltima curva do circuito, Ayrton completou a ultrapassagem, deixou a Williams #2 para trás e partiu para completar aquela que é conhecida como a melhor primeira volta de todos os tempos na F1.
As câmeras, focadas em Ayrton e na briga pela liderança, deixaram de exibir outra volta tão ou ainda mais especial que a de Senna. Logo na sua terceira corrida no Mundial, Rubens Barrichello começava uma exibição de gala em Donington Park. O jovem piloto da Jordan largou em 12º, realizou várias ultrapassagens, tirou proveito do problema com JJ Lehto antes da largada e da colisão envolvendo Wendlinger e Michael Andretti — então companheiro de equipe de Senna na McLaren — e completou a primeira volta num incrível quarto lugar, só atrás de Senna e das Williams de Prost e Hill.
 Daí em diante, o resto foi história. Senna abriu vantagem perante a dupla da Williams de tal forma maneira que chegou a estar mais de uma volta à frente de Prost e Hill. O ‘Professor’ mostrava suas notórias dificuldades com a chuva e ficava atrás até do novato companheiro de equipe.
 Foi uma corrida tão insana que, em meio ao chove-para, teve inúmeras trocas de pneus. Senna, por exemplo, fez quatro pit-stops. Na verdade, foram cinco passagens pelo pit-lane. Na volta 57, Ayrton passou por dentro, mas não parou para trocar pneus. Foi nessa a única vez na história da F1 que um piloto fez a volta mais rápida da corrida passando pelo pit-lane. Prost fez inacreditáveis sete paradas, contra seis de Damon Hill.
Barrichello fez uma exibição primorosa e flertou com o pódio, chegando a andar durante boas voltas em segundo lugar. O então novato brasileiro era o terceiro quando encostou na grama e abandonou a seis voltas do fim em razão de uma falha na bomba de combustível da sua Jordan. Mas, já naquele momento, Rubens mostrava porque era visto como um dos pilotos mais promissores da nova geração naquele tempo.
  No fim das contas, após 76 voltas completadas, Senna cruzava a linha de chegada para conquistar uma das suas vitórias mais emblemáticas na F1. Apenas Hill terminou na mesma volta do vencedor, mas com 1min23s199 atrás, uma enormidade. E Prost, que viria a ser campeão do mundo em 1993, terminou com uma volta de desvantagem, tendo de aplaudir o sucesso do seu arquirrival Ayrton Senna.
11 de abril de 1993. Um dia para sempre na história da F1.
 https://www.grandepremio.com.br/f1/noticias/na-garagem-com-primeira-volta-epica-senna-brilha-e-vence-em-donington-park
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GALVÃO BUENO FALA DA VITÓRIA DE SENNA

"Não tive dúvida nenhuma de que estava vendo algo histórico, porque tive uma corrida inteira para raciocinar sobre isso. Só Ayrton Senna seria capaz de uma primeira volta, a mais fantástica que um piloto fez na história, e de uma vitória assim naquela circunstância. Eu disse ao engenheiro dele no fim da corrida “definitivamente, desse planeta ele não é”. E o cara falou: “disso eu nunca tive dúvida!” 

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Há 20 anos, 'show' de Ayrton Senna sob chuva encantava a Fórmula 1

Vitória magistral do tricampeão em Donington Park, no GP da Europa de 1993, entrou para a história com a melhor primeira volta de todos os tempos

Fonte: GE Alexandre Grunwald 11/04/2013
Considerada a maior rivalidade da história da Fórmula 1, a disputa entre Ayrton Senna  e Alain Prost teve diversos capítulos entre 1984 e 1993, período no qual os dois competiram simultaneamente na categoria. Alguns momentos evidenciaram o lado calculista e racional do francês, como a polêmica decisão de campeonato de 1989, na qual ele provocou deliberadamente um acidente com Senna. Em outros, a pilotagem incandescente do brasileiro fez a diferença, deixando bem claro quem era o mais rápido na pista. Às vezes, não apenas rápido, e sim mágico. Foi o caso daquele 11 de abril de 1993, no asfalto molhado de Donington Park, na Inglaterra. Quinto colocado após a largada e com um carro tecnicamente inferior ao do pole Prost, Senna fez uma série de ultrapassagens em locais improváveis e precisou de menos de uma volta para alcançar a liderança. Uma exibição de gala que, 20 anos depois, ainda encanta os fãs de todo o mundo.
Considerada “a maior primeira volta da história” por muitos especialistas, a primeira das 76 passagens completadas pelo brasileiro nos 4.023 metros do circuito inglês deu o tom do que viria pela frente. Com uma McLaren bem inferior às Williams e com um motor menos potente que o da Benetton de Michael Schumacher, Senna fez apenas o quarto tempo no treino classificatório, a 1s7 de Prost. Na largada, foi espremido pelo alemão sobre uma zebra e caiu para quinto, atrás da Sauber de Karl Wendlinger, que se aproveitara da situação.
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Numa entrevista ao “Jornal Nacional” em 1993 a Roberto Cabrini, ao falar da dificuldade em vencer o Grande Prêmio da Europa de 1993, para melhor exemplificar, Ayrton faz alusão a conquista de Adriane. A vitória foi num domingo de páscoa, logo depois da primeira vez que eles ficaram juntos. "Existem certas coisas na vida que com a dificuldade tem um sabor maior. Uma mulher charmosa, difícil, tem um gosto melhor na hora da conquista. Uma vitoria como essa em condições como ocorreu, ela tem um valor superior, tem um significado maior.", comparou Ayrton.

A épica vitória em Donington Park é a mais bela e difícil da carreira de Ayrton Senna. O circuito também foi palco da considerada a melhor volta de todos os tempos. Quando Ayrton Senna deu um Show em pista molhada passando todos os pilotos que estavam a sua frente na primeira volta da corrida.
 http://sennaegalisteufotos.blogspot.com/2017/02/galisteu-2.html
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 Imagem relacionadaResultado de imagem para senna donington park 1993 passa schumacherResultado de imagem para senna donington park 1993 passa schumacherResultado de imagem para senna donington park 1993 passa schumacherResultado de imagem para senna donington park 1993 passa schumacherResultado de imagem para senna donington park 1993 passa schumacher

                                          Memorial de Senna e Fangio em Donington Park.

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