Depois de
ter um GP de estreia frustrante, ao não completar o GP Brasil disputado em
Jacarepaguá, Ayrton Senna chegou a Ímola para a segunda etapa do campeonato
disposto a uma reação imediata. E a melhor forma seria assegurar a pole
position no treino classificatório, onde teria uma chance maior de superar com
sua Lotus as favoritas Williams, de Nigel Mansell e Nelson Piquet – que não
participaria da corrida após grave acidente na curva Tamburello.O GP de Ímola
de 1987 também marcava a segunda prova de Senna trabalhando com os japoneses da
Honda, substituindo o motor Renault que a Lotus usara na temporada anterior.
Outra grande mudança da equipe era a nova cor predominante do carro (amarelo,
devido ao patrocinador), mas a principal inovação tecnológica do Lotus 99-T era
mesmo o desenvolvimento da suspensão ativa, que atingiria seu auge cinco anos
depois, na F-1.Por isso, quando Senna estabeleceu a melhor volta do treino no
dia 2 de maio, com o tempo de 1m25s826 (com média horária de 211,4 km/h),
conquistou uma pole position histórica: a sua primeira com motor Honda e também
a primeira de um carro com suspensão ativa na F-1. O brasileiro superou por
apenas um décimo de segundo o inglês Nigel Mansell na seletiva pista de Imola.
Foi a sua 16ª pole position de sua carreira até então na Fórmula 1.Já no
domingo, após testar a Lotus durante o warm up, Senna se mostrou confiante no
desempenho do carro com o tanque cheio. Apostava que poderia estar no pódio no
fim da corrida.“Se funcionar tudo como o previsto vamos dar um calor neles”
Quando a corrida começou, Ayrton Senna liderou uma volta, mas em seguida sentiu
que a Lotus balançava muito nas curvas de alta velocidade. Logo, não
conseguiria mais conter a Williams de Nigel Mansell, que vinha com excelente
performance na pista e colado na traseira.Já que não era possível resistir ao
inglês, conseguiu se impor contra o piloto da casa, o italiano Michele
Alboreto, que corria com uma Ferrari. No final, sua previsão de pódio
concretizou-se: Ayrton Senna cruzou a linha de chegada em segundo lugar, atrás
de Mansell e à frente de Alboreto.“Eu tive uma grande batalha com Michele
Alboreto, ficando em vantagem depois de um pit stop muito rápido. Mas então o
carro deu uns trancos – acho que ele é temperamental. Fiquei para trás,
conseguindo ultrapassá-lo cinco voltas depois, sem chances para um troco”, disse
o brasileiro após a corrida. Foram os primeiros seis pontos de Senna na
temporada 1987, que seria a sua melhor com a Lotus em termos de resultado de
campeonato (terminaria em 3º). Àquela altura, na segunda etapa, a tabela ainda
estava bem embolada, com liderança de Mansell, com 10 pontos, um à frente de
Prost, vitorioso no Rio de Janeiro com a McLaren mas que abandonou a corrida em
Ímola.
Saiba mais sobre a suspensão ativa
A suspensão
ativa tem como objetivo amortecer o carro nas oscilações da pista e deixá-lo em
uma altura igual, independente se ele estiver em uma freada, ou em uma reta.
Também ajuda em diferentes estágios da corrida, caso o carro esteja com pouco
combustível ou com tanque cheio, o que influencia no peso e altura do carro.
Esse sistema foi bastante trabalhado no final dos anos 1980, sobretudo pela
equipe Lotus, e no início dos anos 1990 na Fórmula 1 atingiu seu auge, com a
imbatível Williams de 1992, que Senna definiu como “o carro de outro
planeta”.Em outras palavras, um carro com suspensão ativa mexe bem menos do que
a mesma máquina sem esse sistema. Ao mapear o circuito e “prever” as
oscilações, o ajuste da suspensão conseguia uma eficiência jamais vista em um
carro de F-1.Ficou célebre a comparação da câmera onboard de Senna no GP do México
de 1992 contra a de Nigel Mansell na mesma pista – a eficiência da Williams
ficava nitidamente mais clara contra a McLaren. Outra imagem marcante foi
quando os mecânicos da Williams brincavam com o sistema com o carro parado no
box – ele parecia “respirar”, já que se mexia para cima e para baixo, como se
tivesse vida.O Lotus 99T foi o primeiro carro com suspensão ativa a fazer uma
pole position com Ayrton Senna, conquistada justamente neste GP de San Marino
de 1987. O sistema para deixar os carros mais estáveis na pista foi proibido,
juntamente com outras assistências eletrônicas, em 1994.
Fonte: História de Ayrton Senna http://www.ayrtonsenna.com.br/piloto/
Fonte: História de Ayrton Senna http://www.ayrtonsenna.com.br/piloto/
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