Após a estreia pela Lotus no Grande Prêmio do Brasil,
em Jacarepaguá, “boas” condições climáticas esperavam por Ayrton Senna em
Portugal. Boas, claro, para um piloto bom em pista molhada como o brasileiro.
Foi em Estoril onde o piloto brasileiro conquistou a sua primeira vitória na
Fórmula 1 – e um triunfo que não poderia ser mais completo.Ainda nos treinos
classificatórios, Senna começou o roteiro que virou quase um script definitivo
para suas conquistas na F-1: estabeleceu uma pole position espetacular, meio
segundo à frente de Alain Prost que era certamente um dos favoritos ao primeiro
lugar com sua equilibrada McLaren, que no ano anterior, em 1984, havia sido
campeã de construtores e fez a dobradinha entre os pilotos, com Niki Lauda
campeão e o francês vice.Com sua Lotus 97T, Senna cravou a marca de 1min21s007.
Era a sua primeira pole na categoria, evento que iria se repetir outras 64
vezes, marca que ajudou o brasileiro a construir sua reputação como o piloto
mais rápido da F-1 de todos os tempos.Quando começou a corrida, Ayrton Senna
não deu chances a ninguém e venceu de ponta a ponta, abrindo uma sólida
vantagem desde o começo, marcando também a volta mais rápida. Só faltou colocar
uma volta no segundo colocado, o que, neste caso, não se trata de mera figura
de linguagem.Afinal, o italiano Michele Alboreto levou sua Ferrari ao segundo
posto a exatos um minuto e dois segundos de Senna, uma eternidade em se
tratando de F-1. O terceiro colocado, Patrick Tambay, com Renault, levou uma
volta e a partir do quinto colocado, o inglês Nigel Mansell, com a Williams,
todos tinham pelo menos duas voltas de desvantagem em relação ao brasileiro.“Perdi as vezes em que estive a ponto de quase
bater em outro carro. As condições da pista estavam muito perigosas. Dez vezes
pior do que o ano passado. Hoje é um dia muito feliz para mim, tive muita sorte
de poder segurar o carro em linha reta”, disse Ayrton Senna em
entrevista à Folha de S. Paulo no dia 21 de abril de 1985, após a corrida.Sob
um temporal que levou 13 dos 26 pilotos que largaram a cometer rodadas
espetaculares, o impressionante desempenho do piloto brasileiro levou a
publicação inglesa Motoring News a escrever que “Senna deslizava, navegando
seguro como um experiente timoneiro numa pista cheia de armadilhas, enquanto
outros pilotos veteranos naufragaram na aquaplanagem”.Depois do show em Mônaco,
em 1984, o Grande Prêmio de Portugal consagrou enfim o Ayrton Senna da Chuva, o
melhor piloto da história da Fórmula 1 em pista molhada.Com o resultado, Senna
iria para nove pontos no campeonato e empatava com a Alain Prost, da McLaren,
na vice-liderança. Michele Alboreto, da Ferrari, era o primeiro com 12 pontos.
Foi também o primeiro triunfo da tradicional equipe Lotus em três anos.A última
vitória havia sido no GP da Áustria de 1982 (com o italiano Elio de Angelis), e
a penúltima fora em 1978 (com o norte-americano Mario Andretti), mostrando que
Senna foi o principal responsável por levar novamente o tradicional time ao
topo do pódio nos três anos seguintes (1985 a 1987).
Fonte: História de Ayrton Senna http://www.ayrtonsenna.com.br/piloto/
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