Durante todas as sessões de treino da temporada, o
potente motor Renault turbo de 1200cv ia muito bem. Tanto que possibilitou a
dobradinha da Lotus (formada por Elio de Angelis na pole position e Ayrton
Senna em segundo) na primeira fila do belo e difícil circuito do Grande Prêmio
do Canadá.Se a preocupação do piloto brasileiro era fazer a Toleman correr
mais, com certeza esta não era sua maior preocupação com a Lotus.No entanto, o
motor era menos estável durante as corridas e isto era um problema. Na Ilha de
Notre Dame, não foi diferente. De Angelis chegou em quinto lugar, e Ayrton
Senna amargou nova decepção.O motor resistiu até a 66ª das 70 voltas. Já fora
da prova, Ayrton Senna ficou a pé assistindo a um desfile da Ferrari que,
com dobradinha de Michele Alboreto e Stefan Johansson, foi a grande
vencedora da corrida.Antes da quebra, porém, Ayrton Senna fez a melhor volta da
prova e, com ela, bateu o recorde da pista, com 1’27’’455 na 45avolta.
Restava esta marca histórica como consolo para o piloto.
Fonte: História de Ayrton Senna http://www.ayrtonsenna.com.br/piloto/
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