Era grande a expectativa da estreia de Ayrton Senna
pela McLaren, equipada com o mesmo motor Honda da Williams e da Lotus, mas com
um conjunto que poderia, enfim, mantê-lo rápido por toda a prova.Nos treinos de
classificação, o brasileiro não decepcionou e cravou a 17ª pole position da
carreira, largando à frente de pilotos como Nigel Mansell (Williams), Alain
Prost (McLaren), Gerhard Berger (Ferrari), Nelson Piquet (Lotus) e Michele
Alboreto (Ferrari). Era a primeira pole position de Senna em território brasileiro.
O Rio de Janeiro também era palco da estreia de Maurício Gugelmin, que largava
na 13ª posição, mas que não andaria mais que 200 metros após a largada.No warm
up, já na manhã nublada de domingo, Ayrton Senna era novamente o piloto mais
rápido, o que trazia muita confiança para uma primeira vitória no Brasil. O
Autódromo de Jacarepaguá, que estava lotado, foi ao delírio quando os carros
alinharam-se no grid.Mas logo que posicionou o seu carro na primeira fila, o
piloto percebeu que o câmbio tinha problemas. Voltou rápido aos boxes, trocou
de carro e largou dali, em último, voando. O que Ayrton não tinha sido
informado pela equipe é que essa manobra era passível de punição – e os
próprios comissários não se manifestaram até a volta 30 sobre este procedimento.Na
segunda largada, Prost passou Mansell e assumiu a liderança da prova. Em três
voltas, Senna foi do 24º para o 18º lugar, e na volta 13 já era 7°,
ultrapassando logo a seguir Boutsen e Alboreto.Era não só uma bela tentativa de
recuperação, mas também uma forma de mostrar a superioridade que Ayrton poderia
ter sobre os demais com um carro que realmente dava a ele chances de ser
campeão.Pouco tempo depois, Senna tinha Piquet na mira, e quando todos pensavam
que iriam batalhar pelo quarto lugar, Nelson não ofereceu nenhum tipo de
resistência e Senna passou, herdando pouco depois o segundo posto, com a
desistência de Mansell e o pit stop de Berger.Quando buscava alcançar Prost,
Senna teve que fazer sua parada e os problemas voltaram. O brasileiro fazia
sinais de problemas na refrigeração do lado esquerdo para os mecânicos, que
pareciam não entender qual seria a solução. Seu pit stop demorou 32 segundos e
o brasileiro retornou para a pista em sexto lugar, atrás de Prost, Berger,
Piquet, Alboreto e Boutsen.Duas voltas após sair do pit (volta 30), um
comissário acionou a bandeira preta com a placa número 12 (numeral do carro de
Ayrton), tirando a possibilidade de Senna pontuar pela primeira vez com a
McLaren. Apesar das inúmeras tentativas de Ron Dennis em afirmar que a troca de
carro no início estava de acordo com o regulamento, os comissários não viram
desta forma.A súmula da corrida decretou que o “carro número 12 não obedeceu o
procedimento de largada” , obrigando-o a recolher sua McLaren.Ayrton Senna parou,
mas não sem antes dar esse show na pista.O pódio em Jacarepaguá foi formado por
Alain Prost, Gerhard Berger e Nelson Piquet.
Não foi o começo que Senna esperava para a temporada de 1988, mas certamente o final dela seria como o planejado, com a conquista do primeiro título de campeão mundial de F-1 naquele ano.
Fonte: História de Ayrton Senna http://www.ayrtonsenna.com.br/piloto/
.......................................................................................................................................................................................
A BRIGA ENTRE SENNA E PIQUET NOS BASTIDORES
O começo de Abril de 1988 marcou o primeiro fim de semana da temporada de Fórmula 1, no Rio de Janeiro. Dentro da Pista existia a expectativa da estréia do tricampeão mundial Nélson Piquet pela Lotus e também pela primeira corrida de Ayrton Senna como piloto da Mc Laren. Mas , nos bastidores, o que realmente se falava era a mais conturbada e tensa relação entre os dois maiores ídolos do automobilismo brasileiro(a reportagem esqueceu de Emerson Fittipladi).No dia 7 de Março eram realizados testes coletivos de Verão no Rio de Janeiro. Senna deu entrevistas ao Jornal do Brasil e fez uma provocação ao Piquet. Quando o repórter Sérgio Rodrigues perguntou o motivo de Senna estar tanto tempo sem falar com a Imprensa, o futuro tricampeão respondeu:"eu tinha que dar a aos outros uma chance de aparecer um pouco.Afinal não fazia sentido o cara ser tricampeão e eu continuar sendo assunto . Já que ninguém gosta muito dele, o único jeito era eu sumir para que ele pudesse aparecer um pouco". Embora Senna tenha deixado claro que era uma brincadeira, e a própria reportagem tenha destacado isso, afirmando até que Senna queria superar a rixa com Piquet, a manchete "Senna sumiu para Piquet aparecer" teve resposta. Piquet chamou o jornalista Eloir Maciel , aonde aparece na reportagem "Piquet reabre guerra particular com Senna"em uma declaração que caiu como uma bomba, Piquet declarou que:"Senna estava desaparecido por estes meses não foi para me deixar aparecer, Foi para não ter que explicar à Imprensa por que não gosta de mulher". Ayrton que já havia sido casado com Lilian de Vasconcellos e namorava Adriane Yasmin, sem contar outros tantos relacionamentos, ficou furioso com essa difamação. Chegou a querer ir no box da Lotus tirar satisfações com Piquet mas desistiu pois poderia ser punido antes do GP Brasil, pela direção da Fórmula 1.Senna então partiu para outro lado, ameaçou processar Piquet. No dia seguinte, Piquet chegou a confirmar suas declarações mas depois minimizou. Na Justiça, a ação não prosseguiu. Na corrida, Senna acabou desclassificado porque trocou o carro, o que o regulamento não permitia. Piquet terminou em terceiro.
........................................................................................................................................
RIVALIDADE SENNA X PIQUET ANTES DO GP BRASIL DE 1988
Piquet x Senna: “Ele não gosta de mulher”
Em março de 88, depois do terceiro título, Piquet amargava uma temporada de quebras e derrotas na Lotus. Senna, que começava a vencer na McLaren, aproveitou a moblilização do GP do Brasil, em Jacarepaguá, para provocá-lo: “Já que ninguém gosta muito dele, o único jeito era eu sumir para que ele pudesse aparecer um pouco”. Irritado, Piquet chamou um repórter ao box da equipe e disparou a frase que perseguiria o rival até a morte: “Ele não gosta de mulher”.
Quase doze anos depois do acidente fatal de Ayrton, em maio de 94, a rivalidade ainda gera discussão no meio automobilístico e na internet. A comunidade “Piquet foi melhor do que Senna” reúne mais de 2 mil piquetistas no orkut. Para eles, os fãs de Ayrton são “viúvas” e se recusam a aceitar que ele usou a imagem de bom moço para conquistar a simpatia da imprensa. Os sennistas contra-atacam na comunidade “Eu odeio Nelson Piquet”, com quase 400 integrantes. Lá, o adjetivo mais simpático sobre o tricampeão é invejoso.
Comparações à parte, a ascensão de Senna veio junto ao declínio de Piquet. Ayrton venceu o primeiro campeonato em 88, um ano depois de o bad boy conquistar o último título. No entanto, foi com Nigel Mansell, companheiro na Williams entre 86 e 87, que Piquet travou o duelo mais acirrado da carreira.
Não foi o começo que Senna esperava para a temporada de 1988, mas certamente o final dela seria como o planejado, com a conquista do primeiro título de campeão mundial de F-1 naquele ano.
Fonte: História de Ayrton Senna http://www.ayrtonsenna.com.br/piloto/
.......................................................................................................................................................................................
A BRIGA ENTRE SENNA E PIQUET NOS BASTIDORES
O começo de Abril de 1988 marcou o primeiro fim de semana da temporada de Fórmula 1, no Rio de Janeiro. Dentro da Pista existia a expectativa da estréia do tricampeão mundial Nélson Piquet pela Lotus e também pela primeira corrida de Ayrton Senna como piloto da Mc Laren. Mas , nos bastidores, o que realmente se falava era a mais conturbada e tensa relação entre os dois maiores ídolos do automobilismo brasileiro(a reportagem esqueceu de Emerson Fittipladi).No dia 7 de Março eram realizados testes coletivos de Verão no Rio de Janeiro. Senna deu entrevistas ao Jornal do Brasil e fez uma provocação ao Piquet. Quando o repórter Sérgio Rodrigues perguntou o motivo de Senna estar tanto tempo sem falar com a Imprensa, o futuro tricampeão respondeu:"eu tinha que dar a aos outros uma chance de aparecer um pouco.Afinal não fazia sentido o cara ser tricampeão e eu continuar sendo assunto . Já que ninguém gosta muito dele, o único jeito era eu sumir para que ele pudesse aparecer um pouco". Embora Senna tenha deixado claro que era uma brincadeira, e a própria reportagem tenha destacado isso, afirmando até que Senna queria superar a rixa com Piquet, a manchete "Senna sumiu para Piquet aparecer" teve resposta. Piquet chamou o jornalista Eloir Maciel , aonde aparece na reportagem "Piquet reabre guerra particular com Senna"em uma declaração que caiu como uma bomba, Piquet declarou que:"Senna estava desaparecido por estes meses não foi para me deixar aparecer, Foi para não ter que explicar à Imprensa por que não gosta de mulher". Ayrton que já havia sido casado com Lilian de Vasconcellos e namorava Adriane Yasmin, sem contar outros tantos relacionamentos, ficou furioso com essa difamação. Chegou a querer ir no box da Lotus tirar satisfações com Piquet mas desistiu pois poderia ser punido antes do GP Brasil, pela direção da Fórmula 1.Senna então partiu para outro lado, ameaçou processar Piquet. No dia seguinte, Piquet chegou a confirmar suas declarações mas depois minimizou. Na Justiça, a ação não prosseguiu. Na corrida, Senna acabou desclassificado porque trocou o carro, o que o regulamento não permitia. Piquet terminou em terceiro.
........................................................................................................................................
RIVALIDADE SENNA X PIQUET ANTES DO GP BRASIL DE 1988
Piquet x Senna: “Ele não gosta de mulher”
Em março de 88, depois do terceiro título, Piquet amargava uma temporada de quebras e derrotas na Lotus. Senna, que começava a vencer na McLaren, aproveitou a moblilização do GP do Brasil, em Jacarepaguá, para provocá-lo: “Já que ninguém gosta muito dele, o único jeito era eu sumir para que ele pudesse aparecer um pouco”. Irritado, Piquet chamou um repórter ao box da equipe e disparou a frase que perseguiria o rival até a morte: “Ele não gosta de mulher”.
Quase doze anos depois do acidente fatal de Ayrton, em maio de 94, a rivalidade ainda gera discussão no meio automobilístico e na internet. A comunidade “Piquet foi melhor do que Senna” reúne mais de 2 mil piquetistas no orkut. Para eles, os fãs de Ayrton são “viúvas” e se recusam a aceitar que ele usou a imagem de bom moço para conquistar a simpatia da imprensa. Os sennistas contra-atacam na comunidade “Eu odeio Nelson Piquet”, com quase 400 integrantes. Lá, o adjetivo mais simpático sobre o tricampeão é invejoso.
Comparações à parte, a ascensão de Senna veio junto ao declínio de Piquet. Ayrton venceu o primeiro campeonato em 88, um ano depois de o bad boy conquistar o último título. No entanto, foi com Nigel Mansell, companheiro na Williams entre 86 e 87, que Piquet travou o duelo mais acirrado da carreira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário