ZEBRA: ÚNICA VITÓRIA NA TEMPORADA DE UM CARRO QUE NÃO UMA MC LAREN
Nenhum piloto admite ser supersticioso, mas todos
guardam seus patuás e a maioria tem algum tipo de ritual para entrar no
carro.Mas o que aconteceu em Monza deixaria até o mais cético de cabelo em
pé.Ayrton Senna fez uma pole position inatingível, um segundo à frente de
Prost. As McLaren novamente desfilavam com franco favoritismo, mesmo na terra
da Ferrari.Durante a corrida, Prost largou melhor e pulou na frente, mas foi
ultrapassado pelo brasileiro na primeira chicane. A corrida estava praticamente
definida com a folgada liderança deAyrtonSenna.Até que Prost abandonou na 34ª
volta, com problemas no motor. Já na 49ª volta, a duas da final, ao tentar
ultrapassar o retardatário Jo Schlesser, Senna bateu, em uma manobra
precipitada, no meio da curva, e abandonou a corrida.Para a fanática torcida da
Ferrari, no entanto, o acidente foi uma providência do comendador Enzo Ferrari,
falecido um mês antes.Só isso para explicar tamanha zebra com a dobradinha da
Ferrari, com Gerhard Berger e Michele Alboreto, que caiu no colo da escuderia
italiana.
Fonte: História de Ayrton Senna http://www.ayrtonsenna.com.br/piloto/
A vitória improvável da Ferrari em homenagem ao Comendador
Fonte: Hora Certa por Junior Cardoso
Monza é, sem dúvidas, uma das pistas mais
especiais da F1. O traçado italiano, recebe a categoria desde 1950 e
sempre houveram corridas históricas, que permanecem na memória dos
torcedores. Uma dessas corridas, é o GP da Itália de 1988, quando houve
uma dobradinha da Ferrari em um ano difícil para a escuderia de
Maranello.
O ano de 1988 foi péssimo para a Ferrari,
esportivamente e pessoalmente. A equipe não tinha um carro vencedor,
comparado ao MP4/4 da Mclaren e menos de um mês antes, o fundador da
equipe e da fabricante, Enzo Ferrari veio a falecer. O GP da Itália foi
realizado apenas três semanas após a morte do Comendador, sendo uma
corrida difícil para a escuderia e os torcedores.
Em uma temporada de domínio da
Mclaren-Honda, uma vitória dos italianos era praticamente impossível,
visto que os britânicos haviam vencido as onze corridas anteriores. E
não era pra menos, já que a Mclaren tomou a primeira fila na
classificação, com Senna em primeiro e Prost em Segundo.
Como era o primeiro ano de Senna na
Mclaren, de fato era a primeira chance real de o brasileiro lutar por um
título mundial e ele já havia se manifestado sobre esse desejo à Ron
Dennis. Então, o ambiente entre Senna e Prost, parecia mais como uma
guerra civil.
Na largada as duas Mclaren que já tinham a
liderança, pularam na frente e só tinham que disputar uma com a outra,
como se estivessem em outra categoria. Prost tomou a liderança de Senna,
mas pouco depois o brasileiro pegou de volta. Só que em uma corrida que
parecia ser fácil para a equipe de Woking, as coisas começariam a dar
errado. Prost começou a sentir perda de potência, perdeu sua posição
para as Ferrari e na volta 34 abandonou, deixando Senna na pista.
Com o abandono de Prost, saldo seria ainda
mais positivo para Ayrton, que abriria uma certa vantagem no campeonato.
Mas como diz um certo ditado> ‘’para ganhar você precisa chegar’’, e
isso não aconteceu com Senna. O brasileiro já havia reduzido a
velocidade para evitar que ocorresse uma falha mecânica semelhante a que
afetou Prost e Gerhard Berger, junto com Michele Alboreto já estavam
reduzindo a vantagem ganha por Senna, porém, o pior estava para
acontecer.
Faltando duas voltas pro Final, Senna
encontrou com o retardatário Jean Louis Schlesser que estava
substituindo Martin Brundle na Williams. Na tentativa de ultrapassagem,
Senna forçou em uma chincane e Schlesser até abriu caminho, mas na
segunda perna da chicane acertou a roda traseira do brasileiro, fazendo
com que a suspensão fosse danificada. Senna abandonou ali mesmo.
Com o incidente, a vitória caiu no colo de Gerhard Berger
Com o incidente, o que tinha tudo para ser
uma prova dominante da Mclaren, terminou em festa para os tifosi, que
viram a sua equipe vencer com dobradinha de Berger e Alboreto.
No final da corrida, Ayrton Senna
disse: “Acho que alguém, lá em cima, não queria que eu vencesse hoje”.
De fato pareceu mesmo, já que os dois melhores carros do grid ficaram
pelo caminho.
https://jornalhoraextra.com.br/coluna/gp-da-italia-de-1988-a-vitoria-improvavel-da-ferrari-em-homenagem-ao-comendador/
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