A temporada de 1986
Em 1986 , a Lotus escolheu o escocês Johnny Dumfries como parceiro, sob o aval de Senna que vetou o inglês Derek Warwick sob a alegação de que a Lotus não tinha condições de manter carros
competitivos para dois pilotos de ponta ao mesmo tempo. A nova Lotus 98t
mostrou ser mais confiável em 1986 e a temporada começou bem para Senna,
terminando em segundo, a corrida vencida pelo também brasileiro Nélson Piquet, numa dobradinha caseira, no GP Brasil em Jacarepaguá.
Reconhecendo estar com um carro inferior aos dasWilliams e Mc Laren ,
Senna passou a adotar uma estratégia de não parar para trocar pneus , buscando ficar
na frente dos adversários o maior tempo possível. Com essa tática, ele passou a
liderar o campeonato pela primeira vez na carreira, depois de vencer o GP da Espanha em Jerez de La Frontera, no qual bateu a Williams
de Nigel Mansell por 0,014s - uma das menores diferenças de chegada da história da
F1.
Todavia, a liderança do campeonato não foi mantida por muito tempo já que
Senna abandonou diversas outras corridas por problemas mecânicos. A caça ao
primeiro título mundial acabou sendo uma luta entre Prost e sua McLaren-TAG e a
dupla Piquet e Mansell da Williams-Honda. Na Hungria , um circuito
ainda mais travado (onde as ultrapassagens são mais difíceis), repetiu uma vez
mais a estratégia, mas foi ultrapassado por Nelson Piquet. Ainda nesse ano,
Senna se tornaria definitivamente um ídolo no Brasil ao conquistar sua segunda
vitória na temporada no GP dos EUA , disputado em Detroit , e terminou o campeonato novamente
na quarta colocação, com 55 pontos, oito poles e seis pódios.
Ainda em 1986, a convite da revista britânica "Cars and Car
Conversions", Senna fez testes em carros de rally (ele dirigiu um
Vauxhall Nova 1.3, um Golf GTi do Grupo A, umFord Sierra Cosworth RS, um fORD eSCORT v6 3.4 de tração integral e um Austin Metro
6R4 do Grupo B - com o mesmo V6 que acabou no Jaguar XJ220), porém com apenas
250 cv. A matéria rendeu oito páginas. Mais tarde, esta edição tornar-se-ia
artigo de colecionador e um dos raríssimos exemplares chegou a custar £ 100 no
eBay.uk.
...............................................................................................................................................................................................
Com grandes expectativas, o público brasileiro recebeu o primeiro Grande Prêmio de 1986 em Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, onde seria disputada a primeira corrida daquela temporada que seria marcada pelo primeiro embate direto de quatro gênios das pistas da F-1: Alain Prost, Nelson Piquet, Nigel Mansell e, claro, a jovem estrela em ascensão, Ayrton Senna.Senna iniciaria seu segundo ano na Lotus, enquanto Nelson Piquet estreava pela Williams e prometia brigar por mais vitórias. O duelo nacional seria a tônica do fim de semana e animava muito a torcida.O piloto brasileiro da Lotus também tinha novo companheiro em 1986: um nobre inglês, Johnny Dunfries, que se revelou um comportado coadjuvante durante a temporada.Nos treinos, foi Ayrton Senna quem saiu na frente, cravando a pole position com um segundo à frente de Piquet. Houve delírio no circuito de Jacarepaguá, porque, além da dobradinha no sábado, era a primeira pole position de Senna em território nacional. O piloto paulista, no ano anterior, havia sido o recordista de poles da temporada, com sete no total em 16 GPs.A segunda fila do grid no Rio de Janeiro foi composta por Mansell, novo companheiro de Piquet, e René Arnoux, piloto francês da Ligier.
Fonte: História de Ayrton Senna http://www.ayrtonsenna.com.br/piloto/
Nenhum comentário:
Postar um comentário