domingo, 21 de outubro de 2018

26º GP Itália Monza 1985



O Grande Prêmio da Itália de 1985 reunia um time de peso que poderia lutar por uma vitória. Nomes como Ayrton Senna, Keke Rosberg, Nigel Mansell, Nelson Piquet, Alain Prost e Michele Alboreto poderiam vencer em Monza.Por este motivo, a Associação dos Pilotos sugeriu aos dirigentes da Fórmula 1 a volta do ponto extra ao autor da volta mais rápida conquistada no classificatório, como aconteceu entre 1950 e 1959.“É uma outra corrida e acho justo premiar aquele que consegue a pole” Uma iniciativa apoiada por Ayrton Senna, que também via com simpatia premiar o pole position com outro ponto. Se a ideia fosse levada a cabo, o piloto brasileiro ganharia seu quinto ponto extra naquela oportunidade. Senna já havia conquistado a pole em Portugal, San Marino, Mônaco e nos EUA em 1985. Desta vez, logo em sua primeira participação em Monza, Ayrton já saiu logo com a primeira posição no grid ao cravar 1min25s084 com a Lotus. Para ele, os treinos representavam uma outra competição, em que o carro é preparado para poucas voltas na pista e precisa apresentar a sua melhor performance.“A gente pilota no limite mais drástico e os engenheiros esmeram-se na eletrônica do carro para dar apenas aquela volta super rápida” Apesar de toda a movimentação nos bastidores, os dirigentes da Fórmula 1 não voltaram atrás e até hoje os pontos são computados única e exclusivamente de acordo com a posição final dos pilotos na corrida.Ayrton tinha ao seu lado na primeira fila Keke Rosberg, com a Williams. Logo atrás estavam Nigel Mansell, com a outra Williams, e Nelson Piquet, da Brabham. Na freada do final da reta, Rosberg tomou a ponta, com Senna passando por cima da brita no ‘S’, o que fez ele ser superado por Mansell na sequência. Alain Prost, com a McLaren, tomou a quarta posição de Piquet, que caiu para sétimo na largada, mas se recuperaria rapidamente.Ainda nas primeiras voltas, Prost e Elio de Angelis (Lotus), que largou em sexto, conseguiram ultrapassar Ayrton. O brasileiro aparentava ter problemas de rendimento na sua Lotus. Aos poucos o carro de Senna parecia se recuperar e, ainda na volta 4, Mansell ficou parado no meio da pista, com problemas mecânicos. O Leão até conseguiu retornar para a corrida, mas andaria o restante da prova nas últimas colocações.Ayrton retomou a posição de seu companheiro de equipe, Elio de Angelis, na volta 31 e se segurou em terceiro lugar. Niki Lauda, que fazia uma brilhante corrida de recuperação, ficou pelo caminho com problemas de transmissão na volta 33.Na luta pelo título, o vice-líder do campeonato Michele Alboreto também não conseguiu completar a corrida. O italiano da Ferrari ficou sem gasolina na volta 45, deixando Alain Prost disparar na liderança com mais uma vitória, já que Keke Rosberg, que tinha tomado a ponta na corrida, sofreu com o estouro do motor Honda em sua Williams.Com o resultado, Prost aumentou de três para 12 pontos a diferença sobre Alboreto na tabela. Em uma disputa bastante apertada no final, Nelson Piquet e Ayrton Senna duelaram nas voltas decisivas em Monza mas, com pneus novos e um carro mais confiável na pista, Piquet conseguiu tomar o segundo lugar e Ayrton Senna cruzou a linha de chegada na terceira posição, fazendo pela primeira vez na Fórmula 1 uma trinca de pódios consecutivos (Áustria, Holanda e Itália).O próximo GP da temporada de 1985 estava marcado logo para a semana seguinte, em Spa-Francorchamps, na Bélgica. A prova seria uma das mais inesquecíveis da carreira de Ayrton Senna: uma vitória impecável debaixo de chuva.

Fonte: História de Ayrton Senna    http://www.ayrtonsenna.com.br/piloto/

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