domingo, 21 de outubro de 2018

40º GP Alemanha Hockenheim 1986



Assim como no GP do Brasil, que recebeu a abertura da temporada de 1986, a Alemanha foi palco de nova dobradinha brasileira, mas não sem uma grande dose de luta pela liderança entre Ayrton Senna, Nelson Piquet e os outros pilotos.No campeonato, o líder era Nigel Mansell, que vinha de quatro vitórias nas últimas cinco corridas. O britânico tinha 47 pontos, Alain Prost somava 43 e Senna 36. Piquet era o quarto colocado com 23 pontos, restando sete provas para o final.Durante a classificação, Senna obteve o terceiro tempo com 1min42s329, apenas 0s316 atrás da McLaren de Keke Rosberg, o pole position, enquanto Prost completava a primeira fila para a equipe inglesa de Woking. Gerhard Berger largaria da quarta posição e Piquet do quinto lugar. Mansell era apenas o sexto colocado.No início da corrida, Senna fez uma largada espetacular e pulou da terceira para a primeira colocação ainda nos primeiros metros de prova em Hockenheim. Berger acompanhou o brasileiro e aproveitou para tomar o segundo lugar. Rosberg caiu para terceiro, Piquet subiu para quarto e Prost completou a primeira volta em quinto lugar.No início da segunda volta, Rosberg fez uma ultrapassagem dupla e conseguiu tomar à frente de Berger e Senna em uma única manobra. Naquele GP, por sinal, ele havia acabado de anunciar que se aposentaria ao final da temporada de 1986.Na segunda volta, Piquet aproveitou a força do motor Honda e também conseguiu ultrapassar Berger e Senna na sequência de longas retas do autódromo alemão. Com problemas, Berger também foi ultrapassado por Prost e Mansell, caindo para o sexto lugar ainda na quarta volta.Na quinta volta, Prost ultrapassou Senna, que caiu para o quarto lugar. Era um início de prova com problemas para o brasileiro da Lotus. Logo em seguida, Piquet tomou a liderança ao superar Rosberg. Ainda no início, Berger foi para o boxes e perdeu o contato com os primeiros colocados. O austríaco terminou a prova com duas voltas de atraso.Com uma tática diferente dos principais rivais pela vitória, Piquet parou nos boxes mais cedo, na 15ª volta, e foi superado pelas McLaren e por Senna. Em seguida, Piquet ultrapassou os adversários com facilidade, já que Rosberg e Prost fizeram suas paradas ainda antes da volta 20. Senna, que poupava seu equipamento na pista para as voltas finais, não ofereceu resistência ao compatriota. Piquet e Mansell, ambos da Williams, eram os únicos dos seis primeiros que fariam duas paradas durante a prova.Após o pit stop de Senna, a ordem da prova era a seguinte: Piquet, Rosberg, Prost, Senna, Mansell e Arnoux.Na 27ª volta, Piquet realizou sua segunda parada e voltou em terceiro lugar, novamente atrás das McLaren. Em duas voltas, o piloto carioca tomou o lugar de Prost e começou a tirar a diferença de aproximadamente 10 segundos para Rosberg.Enquanto isso, o francês precisaria resistir à pressão de Ayrton Senna, que na 35ª volta estava 7s5 atrás de sua McLaren. Ayrton começou a tirar tudo o que tinha de potência do seu carro nas últimas 10 voltas.Na luta pela vitória, Rosberg não conseguiu acompanhar o ritmo de Piquet. O finlandês liderou até a volta 39, restando seis para o final, quando Nelson chegou e passou com facilidade e assim conquistou a vitória.Senna continuava buscando um lugar no pódio e faltando cinco voltas a diferença era de 4s9 para Prost. Restando duas voltas para o final, Ayrton fez a ultrapassagem em Prost, que logo na sequência começou a se arrastar na pista com problemas de consumo de combustível, assim como Rosberg, que na última volta perdeu posição para Senna, que assumiu a segunda colocação, Mansell e Arnoux.Em um final dramático para as McLaren, os dois carros somente ficaram na zona de pontuação em quinto e sexto lugares por causa que os demais adversários estavam com uma volta de atraso. Prost, em uma cena curiosa, saiu do carro e ainda tentou empurrar sua McLaren com as mãos no início da reta, uma imagem bem parecida com a de Mansell no GP de Dallas de 1984, quando o “Leão” desmaiou de cansaço após tentar levar sua Lotus para a linha de chegada.No pódio, Senna levou a bandeira brasileira e, após ouvir o Hino Nacional, entregou a mesma para Piquet. Mansell, bastante discreto na corrida, completou os três primeiros.Na pontuação, o britânico permanecia na liderança com 55 pontos, Prost tinha 44 pontos, Senna 42 e Piquet 38.O GP seguinte aconteceria em duas semanas, na Hungria. Seria a terceira dobradinha dos brasileiros na temporada.

 Fonte: História de Ayrton Senna    http://www.ayrtonsenna.com.br/piloto/

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