O
bom resultado de Ayrton Senna no GP da África do Sul trouxe otimismo para um
fim de semana positivo também na Bélgica. Três semanas depois de conquistar seu
primeiro ponto na F-1, o brasileiro queria repetir a façanha de levar o seu
Toleman à zona de pontuação. Contudo, o circuito de Zolder estava longe de
favorecer o motor Hart e também o modelo antigo TG 183B, usado na temporada
anterior e cuja atualização só viria na quinta corrida daquela temporada de
1984, no GP da França.A pista de Zolder trazia duas histórias bastante
distintas. Em 1982, última prova realizada no circuito belga até então, o
canadense Gilles Villeneuve sofreu um acidente fatal com a Ferrari no treino
classificatório para o GP da Bélgica, onde Senna também correu em uma categoria
preliminar – a etapa da Formula Ford 2000, categoria na qual ele seria campeão
naquela temporada, com 21 vitórias em 28 provas.Em 1983, a pista de Zolder foi
substituída por Spa-Francorchamps (que recebe atualmente a F-1 na Bélgica) e
voltou novamente em 1984, para aí sim se despedir de vez do calendário da
categoria.Nos treinos, Ayrton e a equipe se esforçaram nas mudanças
aerodinâmicas, mas o brasileiro alinhou na discreta 19a posição entre os 26
carros presentes no grid. Curiosamente, esta seria sua pior posição de largada
da carreira, mas a corrida estaria entre uma das suas melhores com relação ao
equipamento que tinha em mãos.Ayrton passou a se preocupar com os acertos do
carro para a corrida e usou todo o tempo do warm up para tentar algum progresso
antes da largada.Na parte da frente do grid, Michele Alboreto e René Arnoux
colocavam suas Ferrari na primeira fila. Foi a primeira pole position do
italiano na carreira. Keke Rosberg era o terceiro com a Williams e Derek
Warwick era o quarto colocado com a Renault. A terceira fila foi composta pela
Lotus de Elio de Angelis e o surpreendente ATS do alemão Manfred Winkelhock.Na
largada, Alboreto manteve a ponta e Warwick aproveitou para pular de quarto para
o segundo lugar. Arnoux e Rosberg perderam uma posição cada um. No meio do
pelotão, o venezuelano Johnny Cecotto, companheiro de Senna na Toleman,
abandonou logo na segunda volta, após largar de 16º. Outro abandono foi o de
Alain Prost, líder do campeonato com a McLaren. O carro do francês chegou a
pegar fogo, mas os bombeiros trabalharam rapidamente e ninguém se
feriu.Enquanto isso, os brasileiros iniciavam suas recuperações na corrida.
Nelson Piquet largou da nona colocação e entrou na zona de pontos ainda nas
primeiras cinco voltas. Na sequência, foi à caça de Elio de Angelis, quinto
colocado, e ainda chegou ao terceiro lugar após ultrapassar Winkelhock e René
Arnoux durante a primeira metade da corrida.Já Senna precisou colocar o seu
Toleman na grama na hora da largada após um piloto ficar parado no grid. Com
isso, manteve a sua posição original após as primeiras nove voltas. Senna
assumiu o 18º lugar ao tomar a frente de Jacques Laffite na décima volta e
depois se beneficiar dos abandonos de Mansell (Lotus), Thierry Boutsen (Arrows)
e Eddie Cheever (Alfa Romeo) para assumir o 15º lugar.Ayrton constatou duas
dificuldades em seu carro durante a prova: enquanto o tanque estava cheio,
precisou maneirar na velocidade para evitar o desgaste excessivo dos pneus, e,
quando ficou com pouca gasolina, precisou domar o carro no braço, pois ele saía
muito de frente e era sabidamente bastante duro e pesado de se guiar.Ao assumir
o 13º lugar, Senna entrou nos boxes para realizar a sua única troca dos pneus
Pirelli. No início da segunda parte da corrida, Ayrton se beneficiou dos
abandonos de Andrea De Cesaris e Teo Fabi, pulando para 11º.Com menos de 20
voltas para o final, Senna ultrapassou o suíço Marc Surer (Arrows) e, logo na
sequência, na volta 54, Martin Brundle (Tyrrell) teve problemas na saída do box
e Ayrton tomou a nona posição.O próximo alvo do piloto da Toleman era Patrick
Tambay, da Renault. Ayrton concretizou a ultrapassagem e ficou apenas duas
colocações de repetir o sexto lugar conquistado em Kyalami.Na volta 66, Nelson
Piquet deixou a prova. Após ter conseguido andar em terceiro durante boa parte
da corrida, o motor BMW de sua Brabham deixou o piloto brasileiro na mão quando
era o quinto colocado.Com isso, Senna passou a linha de chegada na sétima
posição, mas Stefan Bellof, sexto colocado, foi desclassificado por
irregularidades em sua Tyrrell. Na parte da frente do pelotão, Alboreto
conseguiu sua primeira vitória na temporada e também a primeira a bordo da
Ferrari, sendo ela toda de ponta a ponta.O pódio em Zolder foi completado pelo
britânico Derek Warwick em segundo e René Arnoux, da França, em terceiro. O
finlandês Keke Rosberg foi o quarto e o italiano Elio de Angelis terminou em
quinto. Mesmo com todas as adversidades, Ayrton Senna conquistou outro sexto
lugar e com isso pontuou pela segunda vez em apenas três corridas disputadas na
F-1. Um início bastante importante para um jovem talento de apenas 24 anos, o
mais jovem do grid na época.O quarto GP da temporada seria realizado em Ímola
logo na semana seguinte
Fonte: História de Ayrton Senna http://www.ayrtonsenna.com.br/piloto/
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